Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Liliane Melo

Evento estimula a imaginação e criatividade de crianças e adolescentes com autistas em Porto Velho


Crianças autistas interagindo no evento - Gente de Opinião
Crianças autistas interagindo no evento

As crianças e adolescentes do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), tiveram uma manhã diferente na manhã desta quinta-feira (26). A convite do responsável pelos eventos de marketing do Porto Velho Shopping, Davi Rampazzo puderam participar do evento LEGO® “Construtores do Amanhã”. Visando proporcionar ainda mais inclusão, o Movidos pelo Amor inseriu o Espaço Ludicando e o Espaço de Atendimento Pedagógico Especializado (EAPE) para essa interação e diversão. Ao todo participaram do evento 30 crianças.

Segundo a gerente de marketing do Porto Velho Shopping, Taciana Melo este evento não tem idade visando a interação desde a criança ao idoso, o que automaticamente, proporciona a inclusão. “Quando convidamos uma instituição que trabalha com autistas é porque este evento já tem este olhar para essas crianças que precisam de cuidado, de atenção e de acompanhamento”, destacou.

Para Taciana Melo o Lego possibilita a coordenação motora, favorece a criatividade, além de ser um brinquedo que não faz barulho, ou seja, sem incomodar as crianças que têm sensibilidade auditiva. “Fizemos questão de convidá-los, de estarem aqui em primeira mão e queremos que participem outras vezes”, acrescentou.


A coordenadora Marxelene Bezerra e Davi Rampazzo - Gente de Opinião
A coordenadora Marxelene Bezerra e Davi Rampazzo

De acordo com a coordenadora do CMMAA, Marxlene Bezerra Vieira o fato do Porto Velho Shopping ter essa iniciativa a deixou muito feliz, principalmente por ter esse olhar singular voltado para o autismo e proporcionar às crianças atendidas pela associação, um momento lúdico de inclusão, de interação social, onde pais e filhos podem montar brinquedos juntos. “Além disso, o Lego estimula a alfabetização, motricidade, raciocínio lógico, matemática, como também a imaginação e criatividade, pois auxilia tanto nos aspectos cognitivos, pedagógicos e de interações sociais, emocionais e afetivas”, encerrou.


Naira Rodrigues (ao centro) brincando com o filho Fernando - Gente de Opinião
Naira Rodrigues (ao centro) brincando com o filho Fernando

Na opinião de Naira Rodrigues, mãe de Fernando de 7 anos, essa atitude do Porto Velho Shopping em oportunizar para as crianças esse momento lúdico é enriquecedora. “Nossos filhos estão participando de um evento em que podem criar seus brinquedos e desenvolver sua imaginação. Estou muito feliz por nossas crianças com TEA e por poderem se relacionar com crianças típicas que é a verdadeira inclusão”,  afirmou. 


A mãe Carla Limoeiro com o filho Marcos Vinícius - Gente de Opinião
A mãe Carla Limoeiro com o filho Marcos Vinícius

Carla Carvalho, mãe do Marcos Vinícius de 7 anos, disse que é gratificante para os pais poderem trazer seus filhos para se divertir e interagir. “Meu filho nem quer sair da bancada. Gostaria que tivesse eventos como esse mais vezes”, salientou.


Crianças e pais do CMMAA - Gente de Opinião
Crianças e pais do CMMAA

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Liliane Melo

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Mul

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu

Inclusão... enganando quem?

Inclusão... enganando quem?

Reativo esta coluna para que você leitor (a), reflita, que a mente e o coração de muitos pais de crianças especiais quando se trata da inclusão esco

4ª Edição do Cine Azul é realizada na capital para pessoas com autismo

4ª Edição do Cine Azul é realizada na capital para pessoas com autismo

Em comemoração ao Dia das Crianças será realizada em Porto Velho às 14h30, neste sábado (12), no Cine Veneza, a 4ª Sessão Azul de cinema em que será