Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Liliane Melo

Evento estimula a imaginação e criatividade de crianças e adolescentes com autistas em Porto Velho


Crianças autistas interagindo no evento - Gente de Opinião
Crianças autistas interagindo no evento

As crianças e adolescentes do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), tiveram uma manhã diferente na manhã desta quinta-feira (26). A convite do responsável pelos eventos de marketing do Porto Velho Shopping, Davi Rampazzo puderam participar do evento LEGO® “Construtores do Amanhã”. Visando proporcionar ainda mais inclusão, o Movidos pelo Amor inseriu o Espaço Ludicando e o Espaço de Atendimento Pedagógico Especializado (EAPE) para essa interação e diversão. Ao todo participaram do evento 30 crianças.

Segundo a gerente de marketing do Porto Velho Shopping, Taciana Melo este evento não tem idade visando a interação desde a criança ao idoso, o que automaticamente, proporciona a inclusão. “Quando convidamos uma instituição que trabalha com autistas é porque este evento já tem este olhar para essas crianças que precisam de cuidado, de atenção e de acompanhamento”, destacou.

Para Taciana Melo o Lego possibilita a coordenação motora, favorece a criatividade, além de ser um brinquedo que não faz barulho, ou seja, sem incomodar as crianças que têm sensibilidade auditiva. “Fizemos questão de convidá-los, de estarem aqui em primeira mão e queremos que participem outras vezes”, acrescentou.


A coordenadora Marxelene Bezerra e Davi Rampazzo - Gente de Opinião
A coordenadora Marxelene Bezerra e Davi Rampazzo

De acordo com a coordenadora do CMMAA, Marxlene Bezerra Vieira o fato do Porto Velho Shopping ter essa iniciativa a deixou muito feliz, principalmente por ter esse olhar singular voltado para o autismo e proporcionar às crianças atendidas pela associação, um momento lúdico de inclusão, de interação social, onde pais e filhos podem montar brinquedos juntos. “Além disso, o Lego estimula a alfabetização, motricidade, raciocínio lógico, matemática, como também a imaginação e criatividade, pois auxilia tanto nos aspectos cognitivos, pedagógicos e de interações sociais, emocionais e afetivas”, encerrou.


Naira Rodrigues (ao centro) brincando com o filho Fernando - Gente de Opinião
Naira Rodrigues (ao centro) brincando com o filho Fernando

Na opinião de Naira Rodrigues, mãe de Fernando de 7 anos, essa atitude do Porto Velho Shopping em oportunizar para as crianças esse momento lúdico é enriquecedora. “Nossos filhos estão participando de um evento em que podem criar seus brinquedos e desenvolver sua imaginação. Estou muito feliz por nossas crianças com TEA e por poderem se relacionar com crianças típicas que é a verdadeira inclusão”,  afirmou. 


A mãe Carla Limoeiro com o filho Marcos Vinícius - Gente de Opinião
A mãe Carla Limoeiro com o filho Marcos Vinícius

Carla Carvalho, mãe do Marcos Vinícius de 7 anos, disse que é gratificante para os pais poderem trazer seus filhos para se divertir e interagir. “Meu filho nem quer sair da bancada. Gostaria que tivesse eventos como esse mais vezes”, salientou.


Crianças e pais do CMMAA - Gente de Opinião
Crianças e pais do CMMAA

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Liliane Melo

4ª Edição do Cine Azul é realizada na capital para pessoas com autismo

4ª Edição do Cine Azul é realizada na capital para pessoas com autismo

Em comemoração ao Dia das Crianças será realizada em Porto Velho às 14h30, neste sábado (12), no Cine Veneza, a 4ª Sessão Azul de cinema em que será

AWAS realiza diversos eventos na Semana de Conscientização do Autismo

AWAS realiza diversos eventos na Semana de Conscientização do Autismo

O Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado no 2 de abril, está chegando! Com ele diversos eventos acontecem para que o tema seja

Esclarecendo e reivindicando: Autismo, a luta continua! Por Liliane Melo

Esclarecendo e reivindicando: Autismo, a luta continua! Por Liliane Melo

  Com meu filho Matheus durante a soltura de balões no Dia do Autismo Passamos pela semana do Autismo com palestras, rodas de conversa, soltura de bal

REFLEXÃO SOBRE O AUTISMO É REALIZADA DURANTE DIVERSOS EVENTOS

REFLEXÃO SOBRE O AUTISMO É REALIZADA DURANTE DIVERSOS EVENTOS

  Como estamos na semana do autismo, a Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS), através do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CM