Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Recall político


Frase do Dia:Recall político - Gente de Opinião

“Existe a possibilidade, não existe a decisão.”
– Ministro Edson Lobão sobre possível novo aumento de gasolina.

Recall político - Gente de Opinião

I-Recall político

Vamos deixar bem combinado: por qualquer ângulo que se olhe, a qualidade dos escolhidos para presidir o Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado Federal – me leva a pensar que é necessária a adoção do recall político. Sir Ney, Imperador do Maranhão passou o bastão a Sir Renan, o pecuarista das Alagoas na chefia do Senado. Marco Maia, o obtuso, entregou sua clava ao improbo – assim diz o MPF - carioca do Rio Grande do Norte, dileto filho do clã Alves que de pronto a promoveu a borduna, atingindo em cheio o bom-senso e o STF: “Aqui só existem parlamentares abençoados pelo voto popular”. Que palpite infeliz.

 

II-Logística complicada

Há poucos dias um buraco, perto de Ariquemes, quase fechou a BR-364, limitando o acesso ao sul do país. Ontem um tubulão se rompeu em Nova Mamoré limitando o acesso a Guajará Mirim e Bolívia. Também ontem pela manhã moradores fecharam pela enésima vez e de novo por conta de buracos, aquilo que já foi a Estrada do Belmont, impedindo a passagem de mercadorias diversas e todo combustível que chega a Rondônia. Com o modal hidro-rodoviário assim, pontes na casa do “sei não sêo Tião” e recuperação da BR para “agosto de Deus”, a solução é acelerar a ferrovia Vilhena/ Porto Velho, aprazada talvez para a segunda metade do segundo mandato do segundo presidente depois do segundo mandato da Dilma...

III-Rede anti-social

Na tradução livre facebook seria álbum de fotos, mas pelo jeito virou bicho de sete cabeças. O jornalista Luiz Antonio Melo mete bronca: “... rede social não existe. É igual a disco voador e patrocínio, já vi, mas não acredito. O que existe é um monte de cartesianos bisbilhotando palavras, frases, fotos de pessoas distraídas que entram naquele Facebook para se distrair, fazer contatos profissionais e tudo mais. Sim, mudarei. A partir de hoje tratarei aquele muquifo digital como mídia eletrônica no dia 14 de dezembro de 1968, o dia seguinte da assinatura do AI-5 no Brasil, que matou, torturou, perseguiu, sequelou.” Cá pra nós, tem quem goste da zoeira do Facebook, pra mim é mais chato e agressivo que batidão de funk.   

 

Recall político - Gente de OpiniãoIV-TCE na jugular

O TCE suspendeu o pregão eletrônico do estado que contrataria empresa especializada em serviços de manutenção preventiva e corretiva do Palácio Rio Madeira e seus anexos, para sistemas predial civil, elétrico, hidráulico, eletromecânico e ar-condicionado, incluindo o fornecimento de peças, materiais, equipamentos, ferramentas e mão de obra. A licitação está orçada em mais de R$ 7 milhões e nem vou citar irregularidades encontradas, mas só fazer uma pergunta: porque o próprio estado que faz estradas, pontes, prédios etc. não abre concurso público e assume a manutenção? Por que terceirizar? O que ganha o estado dando trabalho e grana para quem às vezes nem mora por aqui? Bota a mão na consciência, gente.   

 

Gente de OpiniãoV-Até porque...

Em matéria de terceirização, a história de Rondônia, que é um estado novo, traz muita coisa suja para ser esmiuçada. Numa rápida olhada para trás vamos ver que cada governo que por aqui passou deixou bem visíveis as patas das gordas ratazanas do erário e muito de tudo o que foi feito teve como pano de fundo uma empreiteira, uma prestadora de serviços ou uma concessionária de serviço que acobertava ou dava uma aparência de legalidade ao roubo. E não me refiro apenas às empresas de limpeza, vigilância e marmitex, que são mais visíveis. A terceirização de serviços de manutenção na Blue Tower não vai quebrar Rondônia é certo,  mas é hora de pensarmos sobre o que pode ou deve e o que não precisa ser terceirizado.   

   

 

Recall político - Gente de OpiniãoVI-OAB de cara nova

Acompanhei de longe a eleição para presidente da OAB seccional Rondônia e ontem tive o prazer de ver concretizado o sonho de um jovem advogado. Acompanho a trajetória do Dr. Andrey Cavalcante desde os tempos em que foi para Alfenas fazer sua faculdade de direito e depois, nos primeiros tempos de advogado militando em sua terra, Porto Velho. Daqui envio o meu abraço, os votos de sucesso e estendo os parabéns às pessoas que o auxiliaram nessa conquista e, em especial a Lurdinha, Renan e – éraste D. Inácia – sua avó que não cabe em si de felicidade. Sabem os envolvidos na eleição: a alternância de poder é mais que salutar.   

 

 

VII-Miriam Leitão e seu bisturi

“Na economia, o ano não começou muito bem, mas pode melhorar. Na política, sem chance. A foto do ex-presidente Fernando Collor e do novo presidente do Senado, Renan Calheiros, rindo lembra aqueles pesadelos em que ficamos prisioneiros de uma cena que se repete. A frase de Lobão Filho sobre a vestal desossada parece uma confissão coletiva de mau comportamento. Segundo Lobão Filho “a última vestal nesta Casa foi desossada pela imprensa – Demóstenes Torres”. Então, não há ninguém para levantar o dedo ao Renan Calheiros”. Triste legislatura, por Miriam Leitão, completo está aqui. Recomendo a leitura.

 

VIII-Mais peia no lombo

A coisa foi bem orquestrada. Primeiro começou a história que a Petrobrás estava subsidiando a gasolina, depois que teve prejuízo e depois que o aumento era uma merreca. Depois de tudo absorvida chega às bancas a segunda parte: A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse que o aumento é necessário, mas insuficiente para reduzir a diferença entre o valor do petróleo no mercado internacional e o preço que a Petrobras cobra para seus derivados no Brasil. Tradução: o governo enfiou a mão no caixa da Petrobras e a mula de carga conhecida como “o contribuinte” vai pagar o pato. Vem aí mais aumento de gasolina e é pra já.     

   

IX-Transparência

A velha caixa-preta do “nome sujo na praça” ganhou e de graça, transparência e visibilidade. A Boa Vista, administradora do SCPC -Serviço Central de Proteção ao Crédito liberou para o próprio consumidor a consulta para identificar se possui débitos, restrições ou pendências financeiras. Para ter acesso ao serviço, o consumidor deve acessar o seguinte endereço:  https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/consulta-de-debito.phpe realizar cadastro. O sistema informa sobre pendências registradas no nome do cadastrado e em caso de débitos, revela dados dos credores, permitindo uma negociação direta do consumidor.

X-Papo com Zé de Nana

 

X1-O Senado sabe como ordenar os vetos presidenciais para votação. Letrinha ou número?

X2-Atenção para o que não vai sair no carnaval: escola de samba, ponte da balsa e viaduto.

X2-Para a Marquiseo lixo em Porto Velho segue o exemplo do milagre da multiplicação.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

01-Verso: Valha-me Deus! Uma semana daquelas que a gente havia esquecido que existem. Lá nas terras de Dostoievski entre foices e martelos, a re-re-

Politica & Murupi - O que não está nos autos não está no mundo

Politica & Murupi - O que não está nos autos não está no mundo

01-Nada tenho contra a instituição, mas os servidores do STF perderam a mão ao acharem os microfones e câmeras. Dias desses um servidor teve um groz

Politica & Murupi - Entre o poder e a lei

Politica & Murupi - Entre o poder e a lei

01-As grandes empresas de aviação fazem o que querem e como querem no Brasil, afirmei na coluna anterior e recebi observações e reparos e em quase t

Politica & Murupi  - Voar, voar, subir, subir: o pesadelo do Ícaro Beradêro

Politica & Murupi - Voar, voar, subir, subir: o pesadelo do Ícaro Beradêro

01-As grandes empresas de aviação fazem o que querem e como querem no Brasil, ao largo da ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, que em tese foi cr

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)