Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO ?


QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO ? - Gente de Opinião

Frase do Dia:


"Que o Cristo ressuscitado leve esperança ao Oriente Médio e permita que todos os grupos étnicos, culturais e religiosos da região trabalhem juntos para avançar no bem comum e respeito aos direitos humanos" Bento XVI, pedindo “milagre urgente” no estilo “chapeludo”.


 

01-Conversa de páscoa.

Das conversas não programadas da páscoa saquei duas frases que trago para vocês: “o maior cabo eleitoral do Cassol está sendo Confúcio”. A partir daí a conversa virou reclamações contra o governo, o governador e auxiliares. Corta para outro lugar e numa outra roda sai uma frase: “a cidade está abandonada e o prefeito sumiu”. A frase foi a senha para as reclamações contra a prefeitura, prefeito e auxiliares. Em ano de eleição, a conversa virou exercício de futurologia. Quem será o próximo prefeito? A resposta dos especialistas em tudo é que está tudo aberto.       


 

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO ? - Gente de Opinião

02-E deu Fátima no PT

Permitam-me petistas, Cláudio Carvalho, seus 490 eleitores e o prefeito Roberto Sobrinho, foi a decisão mais acertada. Ao escolher Fátima o PT dispara. Se existe algo que admiro no PT é a garra da militância e a capacidade que tem o partido de se reinventar a partir do debate. A luta acirrada de agora vai exigir tempo para cicatrizar feridas, mas na campanha o militante levará à rua o nome Fátima como sua escolha. É assim no PT: brigam entre si, escolhem o nome e vão para a fase de construção de alianças e acordos. O que não é pouca coisa nesse quadro atual.  

 

 

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO ? - Gente de Opinião03-E Roberto, quem diria...

Se a política é a arte de engolir sapos,  Roberto se engasgou com uma rã bem crescida. Estar em campos opostos dentro do partido é próprio do PT e as razões, na maioria das vezes, ficam restritas ao grupo. Pulo essa etapa e vou para a bela história que Fátima tem para contar a seu eleitor. Professora, militante, senadora, autora da PEC – difícil de conseguir num mandato – da Transposição e disciplinada com relação aos ditames do partido. Numa hora em que o prefeito Roberto Sobrinho enfrenta uma onda de reclamações, Fátima está do outro lado, o que ajuda a contar o resto da história. É uma forte candidata a disputar o segundo turno. Contra quem?  


 

Gente de Opinião04-O que dá pra rir dá pra chorar

Para Billy Blanco é “questão só de peso e medida”. Ganhar do grupo do prefeito agora, é ótimo para Fátima Cleide. Ocorre que Roberto Sobrinho que já esteve em baixa em alguns momentos de seus mandatos, tem uma fênix escondida e uma tendência a renascer das cinzas. Sua Fênix pode fazer o impossível e em apenas cinco meses voltar aos seus melhores níveis e voltar a dar cartas nas eleições? A pergunta traz duas dificuldades embutidas: primeira é o tempo. Cinco meses ou menos é quase impossível. E por quê? Se Fátima não era opção do prefeito hoje, por que seria amanhã? Mas e se o prefeito voltasse atrás, isso iria beneficiá-la? Difícil dizer.


 

Gente de Opinião05-PT/PMDB

Quem acompanhou a festa do PMDB com o ex-quase-futuro indicado Dr. José Augusto, verá que o namoro PT/PMDB se consolida. Para o PMDB a vitória de Fátima é uma luva. No PMBD o senador Raupp que tem pesquisas – várias e sobre vários temas – nas mãos sabe que nem sua força política, a capilaridade do partido e o fato do governador ser do seu partido possibilitam a indicação de um nome forte para a disputa pela prefeitura da capital. Fátima é a opção ideal. Se ganhar, ganhou com ajuda do PMDB. Se perder, vice não perde. Quem era é o vice do Serra, Marina ou Cahula? Para Fátima tudo é mais que conveniente e pode ser o caminho para novos e mais altos vôos. Fátima é a única pessoa que bateu de frente com Cassol, se me fiz entender.   

 
 

06-Política pública de segurança

Para não encher o saco do leitor e não sacanear os “cabeças gordas” da polícia, relato apenas dois assuntos e me calo, sem nada mais comentar: em Cacoal bandidos mandaram um outro caixa eletrônico para a casa do crica. Voou pelos ares e para variar, com dinamite. Em Buritis bandidos enviaram seis pessoas, inclusive duas pessoas que trabalhavam na segurança pública para o outro lado. Para o além. Lá em Cacoal por enquanto, nenhum bandido foi para a prisão ou para o caixão como diria o secretário. Já em Buritis, que fica distante de Cacoal, acreditem: também não. Como prometi, não faço qualquer comentário. Todo mundo já sabe o que penso.

 
 

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO ? - Gente de Opinião


07-Demóstenes - uma questão de tempo

Na bolsa de apostas já existe até uma data: Demóstenes Torres não passaria do dia 22 de abril como senador da república. Para a imprensa – a briga entre os gigantes é grande – a data não é importante, mas a aposta está correta. Se Demostenes não cair logo, o Senado sangra junto com ele. Como não há Conselho de Ética instalado, o corre-corre é para instalar e funcionar de imediato, vez que os respingos não atingem só Demóstenes e sua punição tiraria o foco dos tipos iguais a ele. Até quando o picareta vai resistir é difícil precisar, mas a pressão popular é grande.
 

 

 
 

08-Malandragem oficial

Nas “páginas amarelas” a Veja traz o ministro Ayres de Brito falando sobre mensalão e dentre outros assuntos das discrepâncias de remuneração que existem nos poderes. Chama a atenção para os ministros e amigos do governo abrigados no conselho das estatais, uma malandragem oficial para turbinar ganhos. E a malandragem não fica nisso. Os ministros – são 38 – além dos jetons das estatais têm direito a auxílio-moradia, benefício que não soma ao salário-teto do funcionalismo hoje R$ 26.723,15, e assim podem gastar até R$ 6.680 para morar. 1/3 dos ministros recebe a grana. Cá pra nós, assim nem seria preciso roubar. Mas é cultural: roubam!  

09-Um baita dum passa-moleque

A Justiça do Trabalho liberou a obra da usina Jirau após vistoria nos alojamentos dos operários. Ora, se a juíza Maria Rafaela diz, “Não registrei nenhum incidente, nada que pudesse comprometer a continuidade dos serviços na usina de Jirau e percebi que os trabalhadores estavam calmos, demonstrando interesse em prosseguir nas suas atividades, bem como o refeitório, a área de vivência e também os alojamentos estão com condições de continuar em pleno funcionamento”, por que devo ouvir quem só quer vagabundagem, safadeza e bagunça?


 

Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas 

Será que agora com a Fátima escolhida pelo PT, o prefeito vai olhar para nossa cidade? Miriam Saldaña, ex-bancária: secretária de obras por que? Faltam 13 dias. O que será?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)