Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia


 

FRASE DE HOJE:

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

"A truculência da Polícia Militar do governo Alckmin é inaceitável. Se fazem isso com um ex-senador da República, imagine o que sofre a população que tanto precisa de apoio". Eduardo Suplicy detido pela PM ao obstruir a ação da justiça numa ação de reintegração de posse.


 

1-Hildon Chaves a surpresa

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia - Gente de OpiniãoPara uns poucos como o “Tucanésimo Marianático Lindomar do Sandubas ou algum  adversário, não houve novidade no ninho tucano. A surpresa deve ocorrer se o empresário e ex-promotor Hildon Chaves – preparadíssimo quadro tucano de Rondônia – conseguir emplacar seu nome na cabeça de chapa, somar alianças e deslanchar. Mas política não é ciência exata. O “Conselho de Ética” esperava a tapioca na Pão Recife quando um prócer do PMDB anunciava o vice - DEM - do Pimentel, recuando a seguir para dizer que PMDB e PSDB já conversavam após a desistência da Mariana. Sessão do “Conselho” suspensa e...   

02-“Conselho de Ética” em polvorosa

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia - Gente de OpiniãoIdade, colesterol, pressão alta, médicos, (há médicos no “Conselho”) revisão nas receitas e doses e fomos analisar “os porquês” da desistência da Mariana. Descartadas as explicações dos perus sobre acordos familiares secretos não provados focamos na musa da política de Rondônia. A prefeitura da capital é um cemitério cheio de mortos vivos na política ou de verdade. Mariana é nova, futuro brilhante, mandato em alta, por que arriscar vôos mais altos? Pressão controlada, vista coletiva no “Banzeiros” - que pôs luz sobre o tema - e fim da sessão. Para os velhos, sem a Mariana muda tudo. Até o impossível sonho da campanha corpo a corpo. É tudo vida loka!

03-Pimentel

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

“It’s now or never”, dizem até seus correligionários, mas pelo andar da mula véia e pelo número de simpatizantes na Talismã, está mais para “now”. Pimentel é um trator até pelo tamanho e cor amarela que adotou para a campanha. Repaginado, está com um discurso concatenado, falando de amor, coração, vontade para motivar a militância com um baita arco de alianças. Mas trator é trator. Agora é ver se ele manterá o foco nas muitas reuniões diárias, sem perder a paciência e sem aceitar as provocações que virão. Teremos então um trator contra o doutor? Briga boa.   

04-Fazendo as contas...

Gente de OpiniãoPor ora temos como oficiais duas candidaturas a prefeito da capital de Hildon Chaves, Pimentel e faltando a confirmação na convenção partidária, Mauro Nazif e Leo Morais. Não participarão da disputa, e isto é oficial, os deputados federais Lindomar Garçon e Mariana Carvalho. Pimenta de Rondônia promete lançar a candidatura, bem como o deputado estadual Ribamar Araújo. Se tudo seguir nessa toada serão 6 candidatos com tendência à polarização. O dinheiro em mãos é pouco para todos. O TRE vai olhar com lupa o caixa 2 e os financiadores sumiram. Briga boa.  

   

05-Desarmando o circo I

Foi um tiro no pé acabar com o Ministério da Cultura. Na verdade o tiro no pé ocorreu mesmo quando foi criado em 1985 pelo imortal “Sir”Ney, o Marimbondo de Fogo, como uma espécie de “chamada” aos artistas que estavam ao lado de Tancredo e da redemocratização do país e que a partir daquela estariam na condição dos torcedores anti-Zagalo: “vocês vão ter que me engolir”. Aí vem o Temer e com uma canetada soltou os marimbondos de fogo e a “tchurma ex-tudantiu” caiu na resistência democrática lutando contra o “gópi” no Palácio Capanema. “Chose di lóki”. 

06- Desarmando o circo II

O Palácio Capanema é em si uma obra de arte e um monumento à história e cultura brasileiras, além de ser a sede do MinC. Ocorre que os marimbondos em polvorosa misturaram alhos com bugalhos e como já haviam ocupado o prédio resolveram botar para quebrar, o que levou a PF a fazer o que se deve fazer com cabas, marimbondos e assemelhados. Parte da nota do MinC diz: “...depredação do patrimônio público, ameaça aos servidores públicos, uso de drogas, presença de indivíduos armados, além da circulação de menores...”. Não... Até drogas? Não acredito...

07-Pondo ordem na casa

A tropa de Choque da PM SP suou para dispersar um grupo que impedia a reintegração de posse de um terreno com mais de 11 mil metros na zona oeste da capital. Barricadas, fogo de um lado e polícia do outro. Claro que uma reintegração é algo sempre triste de se assistir como triste é também ver uma invasão normalmente apoiada por quem deveria coibi-la. Por falar nisso, quem pintou no rolo foi o candidato a vereador Suplicy. Sem mandato parlamentar foi detido e levado à delegacia. No caminho perdeu a carteira, mas não vai precisar da renda mínima de cidadania.

08-Pondo ordem na casa

O MST agora sem grana oficial vai fazendo o que pode. Duas relevantes BRs a 080 e a 020 foram interditadas por quase 200 pessoas causando um grande fuzuê. Na 080 queriam o TCU e na 020 o bloqueio fechou o acesso a Brasília e várias cidades de Goias. Os pedidos são variados, mas o pano de fundo é reforma agrária. Se bem conheço, a idéia do MST, subsidiários e aliados é abrir a torneira de pingar dinheiro. Segundo a PRF o grupo é bem agressivo, o que corrobora minha opinião. Depois da grana pingando a rodo por tanto tempo ficar assim de bolso vazio é dureza.

09-Conta salgada

Nós sabíamos que a desordem promovida pelo governo nas contas públicas, associada aos casos de corrupção, leniência, roubo, má gestão, aparelhamento do estado e a voracidade de verbas para a manutenção do poder nas mãos de uma elite de nababos que pretendia se perpetuar no poder seria cara e chegaria numa hora. Chegou. Além de tudo o que perdemos é do nosso bolso que sairá o pagamento do passivo do Brasil. Perdemos mais de uma década e vamos pagar tudo para tentar fazer outro caminho. Na balança está o teto de gastos ou o aumento de impostos. Na nossa cabeça a espada de Dâmocles ou melhor, na nossa garganta os dentes do vampiro.

10-Zé de Nana

POLÍTICA & MURUPI: 'Isso é nominata ou é nome nada'? - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Depois de olhar a relação de nomes que vão disputar o cargo de vereador da capital Zé de Nana saiu-se com uma pergunta sacana: “Isso é nominata ou é nome nada”?

leoladeia@hotmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)