Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 31/01/08


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

"...é como se você tivesse um coceira e achasse que é uma doença mais grave". – Lula desconfiado dos números do desmatamento.

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Maré, marisco e rochedo:

O pau continua quebrando entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde e sobra para o doente. Só para entender: o dinheiro repassado pela União vem uma única fonte que é o imposto que o povo paga. Parte destina-se ao serviço básico de saúde pela Prefeitura e a maior parte ao Estado para atender alta e média complexidade. A briga de hoje é por conta do oxigênio domiciliar. Por trás a cadeira de prefeito. Na linha de tiro o doente e calado o MP. E na briga da maré com o rochedo o marisco morre sem atendimento.  

 

02-Maré, marisco e rochedo II:

Como a maré vai continuar nesse vai e volta. Como o rochedo não se move, ao marisco só resta morrer calado como é da natureza do marisco ou descobrir alguém o salve. Mas, quem poderá salva-lo? O Chapolin Colorado vai brincar o carnaval, o Homem Aranha idem. Sobra o MP pode entrar na briga se provocado ou de moto próprio já que a pendenga é pública e o responsável no caso em pauta, pode estar incorrendo no crime de omissão socorro. Vejam onde essa idiotice pode chegar. Um tubo de oxigênio custa menos de R$200. É lamentável.

 

03-Bate-cabeça irmão:

Depois de causar um constrangimento geral, a Ministra Marina Silva está provando o próprio veneno. Lula desconfia que os dados do desmatamento não espelhem a verdade absoluta e a ministra teve que sair em campo – literalmente - para checar o estrago. Pior: Lula se dispõe a encara uma briga com ONGs ambientalistas se houver inflação de desmatamento e chegou a dizer no seu linguajar próprio que o caso poderia estar sendo mostrado “como um câncer e ser apenas um nódulo, que tanto pode ser maligno, como benigno”. Agora f(*)edeu.

 

04-Bate-cabeça irmão II:

Os ministros sobrevoaram as áreas de desmatamento ontem fizeram sua avaliações. Marina disse que o desmatamento é preocupante, evitou responsabilizar produtores de soja ou pecuaristas pela devastação, mas voltou a repetir “que não acredita em coincidências”, referindo-se ao aumento do desmatamento após a valorização dos preços das commodities. O ministro Tarso disse que a devastação da floresta é fruto de uma série de atos criminosos. E agora Sílvio? Marina diz que sim e Lula diz que não. Teria ocorrido um “suicídio florestal”?

 

05-Churrasco mais barato por aqui:

Por negligência e confusão burocrática, a carne bovina nacional está suspensa do mercado europeu por tempo indeterminado. A União Européia não aceitou a lista de 2,6 mil fazendas apresentada pelo governo e que poderiam exportar para o maior mercado mundial. Nova missão da UE chega em fevereiro, mas o Itamaraty prevê a interrupção do comércio por pelo menos dois meses. Mas, “o que dá pra rir dá pra chorar”: Com a redução da exportação vai sobrar carne no mercado interno e o churrasco nosso de cada dia pode ficar mais barato.

 

06-Saia justíssima:

Acontecia uma a entrevista coletiva no aeroporto de Sinop no Mato Grosso, quando a ministra Marina Silva foi interrompida por um apressado Blairo Maggi, governador do  estado: “Preciso falar agora, se não vou ficar com o chapéu na mão. Os dados de abril a setembro não estão corretos. Isso dá a Mato Grosso o direito de achar que os para frente também estarão errados.”. Marina respondeu impassível: “Não adianta essa discussão. O governador tem consciência do trabalho que fez para reduzir o desmatamento no estado”. Bem longe dali Lula falava sobre coceiras e tumores constrangendo a ministra. . 

 

07-Um cartão embaixo do tapete:

O TCU vai fazer uma auditoria nos gastos com cartões corporativos feitos no governo desde 2001. Os técnicos do TCU buscarão dados no Siafi, que registra onde foi empregada boa parte do dinheiro público. A proposta de investigação foi feita pelo ministro Ubiratan Aguiar e aprovada em sessão plenária do TCU. O objetivo é apurar se houve aumento do uso dos cartões para sacar dinheiro em espécie e se os cartões são usados para gastos com artigos e serviços pessoais. É claro que vai dar a lógica. Sem controle, a vaca foi pro brejo e à vista.

 

08-Mais um lobo em Brasília e não é guará:

Deu a lógica de novo. Edison Lobão Filho assumiu ontem a vaga do papi, Edison Lobão, que se tornou ministro das Minas e Energia. O suplente Lobão Filho, como será chamado, desistiu do conselho do papi de tomar posse e se licenciar depois por causa do escândalo. Afirmou que transferiu as cotas para seus ex-sócios, que indicaram o nome da empregada. Ressaltou que a mulher não trabalhava para ele, mas para seus ex-sócios e que os antigos colegas “assumiram a responsabilidade e estão pagando as dívidas”. A alcatéia cresceu.

 

09-Dar ou não dar. Ter ou não ter. Eis a questão:

A CNBB entrou na guerra contra o uso da pílula do dia seguinte durante o carnaval. A nota assinada pelo bispo auxiliar do Rio que é médico de formação, diz que o medicamento é abortivo. “Trata-se de um recurso usado para interceptar o desenvolvimento do concepto após a relação sexual dita desprotegida quando não foi usado um método anticoncepcional e se supõe que houve a fecundação e o início da gravidez.” E conclui: “a pílula contém altas doses de estrogênio progesterona e pode acarretar sérias complicações à saúde da mulher”

 

10-Oxigênio para o gás:

O Conselho Estadual de Política Energética de Alagoas promove hoje a primeira reunião extraordinária de 2008, entre seus 27 membros, titulares e suplentes. O encontro está marcado para as 16 horas, na Sala de Reuniões dos Conselhos, no Palácio República dos Palmares. Os membros do Conselho foram empossados pelo governador Teotonio Vilela Filho em dezembro do ano passado, durante solenidade em que foi destaque o Balanço Energético do Estado de Alagoas. Salvo engano, não temos algo semelhante em Rondônia e que poderia dar força à luta pelo gasoduto. Que tal criar então? Gasoduto Já!

 

 

[email protected]

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Dançando na chuva

Política & Murupi - Dançando na chuva

Depois de dançar na chuva e ser zoado por abandonar o Rio Grande do Sul à própria sorte, o competente PT de uma só tacada virou o jogo e domina o fa

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico bra

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)