Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 30/05


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

"O que interessa à oposição e à imprensa é a relação de uma autoridade pública com a iniciativa privada". - Deputado Chico Alencar do PSol sobre a linha de defesa do Renan Calheiros focado em seu drama pessoal

Pauta política de 01 a 10

 

01-Bus stop:

O Deputado Federal Anselmo de Jesus fez a denuncia ao MP de que irregularidades estariam acontecendo no transporte escolar das zonas rurais do Estado. E tem de tudo: total ausência dos equipamentos mínimos de segurança exigidos pelo Código de Trânsito, a idade avançada dos veículos utilizados e a falta de manutenção mecânica. O MP já determinou que todas as promotorias envolvidas com a solução adotem as medidas cabíveis. Sobre o assunto fizemos uma série de notas alertando o poder público e o MP agora vai descobrir que os problemas são bem maiores do que se supõe. O que tem de picareta envolvido não está escrito.

 

02-O nepotismo de sempre:

O deputado Amauri dos Santos apresentou um projeto de lei que na prática acaba com a lei anti-nepotismo. Comissionados, independente do grau de parentesco continuariam exercendo a função e se entendi bem, por pouco se deu um passo para entupir a ALE da parentela. Estranho, muito estranho. No meio do rolo deputados de direita, esquerda entreverados entre deputados novos e velhos. Foi a prova que existe sim um grupo de deputados que quer a ALE como antes. O projeto do Amauri e a saída intempestiva do plenário, dos 14 liderados por Marcos Donadon, é a prova. Do chiqueirinho, a imprensa apenas mostra que a lama teima em voltar, mas que a farra já acabou. Aguardem que vem aí uma bomba sobre nepotismo.

 

03-Navalha na carne:

O nome da operação Navalha surgiu da necessidade de se cortar na própria carne da PF. A operação era outra, visava oito baianos dentre os quais, Gervásio Oliveira, que foi dono de uma importante instituição de ensino de Rondônia. O vazamento de informações mostrou que haviam policiais federais envolvidos, o que acabou por acontecer. O STF mandou afastar o diretor-executivo Zulmar Pimentel e o superintendente da PF na Bahia, César Nunes, além do delegado Paulo Bezerra, que ocupa o cargo de secretário de Segurança Pública da Bahia e que o governador Jacques Wagner diz que vai manter no cargo. Um vatapá estragado.

 

04-Problemas com as mulheres:

Renan Calheiros com certeza jogou pedra na cruz. Esposa, amante, filha, a ministra Eliana e de repente o pior dos mundos: Heloisa Helena do PSol resolveu levar o vacilão ao Conselho de Ética. “Há indícios de que o senador pode ter incorrido em tráfico de influência, exploração de prestígio, intermediação de interesses privados, e recebimento de vantagens indevidas. Tudo isso é incompatível com decoro parlamentar e pode levar à perda do mandato”, disse Heloisa. O consórcio governista já se move para blindar Renan no Conselho de Ética. Heloisa jogando contra é coisa que não desejo nem para inimigo.

 

05-Problemas com o homem:

Do mundo masculino bastaria para complicar a vida do Renan, alguém como Jefferson Perez. Pois é. Uma idéia brilhante foi proposta por ele: Renan se licencia da presidência do Senado e do Congresso, para defender-se sem as prerrogativas do cargo e pode ganhar corpo, pois ele disse que não tem provas de que fez repasses à mãe da garota antes de reconhecê-la como filha. Convenhamos: cópia de um saque bancário do valor e a confirmação. Mas seu problema atende pelo nome de nome. Desiludido da política, Jefferson vai pular fora e afundar o barco e como se diz no Amazonas, “barco pro fundo, bem carregado”. E Renan é uma senhora carga.

 

07-Problemas com a imprensa:

“Um cão danado, todos a ele”, diz o adágio popular. Não se pode dizer que Renan tivesse um relacionamento ruim com a imprensa. Seus problemas com a imprensa começam com a Veja. Uma denúncia daquelas provoca uma revolução nas redações. Tudo o que foi publicado é analisado e o que não foi, passa a ser vasculhado. Renan que já é tratado como suspeito pela PF, passa a ser monitorado pela imprensa. Por sua ligação com a jornalista que lhe deu uma filha, Renan é um dos poucos políticos que pode com justa razão, se queixar da imprensa.

 

08-Com licença e desculpas:

Boa notícia: o jornalista Cláudio Humberto divulga hoje, dia 30, na sua coluna nacional o que os ouvintes do programa Sala Vip e os leitores da coluna Política & Murupi já sabem desde o dia 25 de maio, sexta feira passada. Desculpem a imodéstia. Amanhã o governo desentoca a licença ambiental para construção das Usinas de Santo Antonio e Jirau no Rio Madeira. Uma dessas merece água de coco gelada e acarajé com pimenta murupi.

 

09-É difícil de acreditar:

A cada dia uma nova agonia. Diálogos grampeados pela PF e publicados hoje pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que o presidente do Senado, Renan Calheiros, convidou para um almoço e recebeu em seu gabinete Sérgio Sá, lobista da Gautama preso na Operação Navalha. Nas conversas, Sá também comemora a indicação de apadrinhados de Renan e do senador José Sarney para a diretoria da Eletrobrás. Claro que existe explicação também para isso e claro que amanhã aparece uma nova notícia, o que não quer dizer que Renan e Sarney estejam no fio da navalha.

 

10-Do jeito que o diabo gosta:

A ministra Eliana Calmon do STJ revogou ontem à noite o segredo de justiça do inquérito que apura o esquema de fraude em licitações e obras públicas desbaratado pela Operação Navalha. Para a ministra, como os fatos já são de conhecimento público, não há porque a investigação seguir em segredo. É o pior dos mundos para políticos que ainda não haviam aparecido e ilha da fantasia para a imprensa. Aguardem. O fim de semana será espetacular. 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)