Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 28/01/10


 
Frase do dia:
“A Dilma é brava. Mulher tem que ser brava mesmo. Quem tem que ficar arreganhando os dentes toda hora é o homem.'' – Lula em Recife, inaugurando um Posto de Saúde – UPA – com a Dilma e ainda chorando a perda da CPMF. 

01-Factóide
Em período eleitoral vale tudo participar de aniversário de gato ou cachorro, batizado de boneca, inaugurar pedra fundamental e descerrar placas. Na falta e, para não ficar fora da mídia, cria-se um factóide. Dilma como se sabe é um predio e logo, inamovível. Aí, haja factóide. O PDT vai oficializar durante um almoço, o apoio à ministra – que já havia sido feito pelo ministro Carlos Lupi – e ainda deixa em aberto outra manifestação de apoio para o mês de junho quando ocorrem as convenções. Até lá, haja incenso! 

02-Premeditando o breque
No fim de janeiro Lula disse a auxiliares e dirigentes do PT que, se depender dele, o vice da Dilma na chapa ao Palácio do Planalto será um nome com o perfil vice-presidente Alencar. Lula defende o nome de Henrique Meirelles do BC mas, sabe que o PMDB quer Temer. Para fugir de riscos, no próximo dia 6 o PMDB vai “eleger” a nova direção livre dos “contras”. Aí é aclamar o Temer e entregar o pacote a Dilma. Simples.    

03-Noblat “melou” a eleição
Ao revelar o buchicho sobre os R$ 4 milhões pelo voto dos deputados de Brasília, o jornalista Ricardo Noblat acabou melando a eleição desavergonhada que ocorreria. O rabo apareceu, o gato fugiu mas, a boataria não. Um plano alternativo pode estar em marcha, apesar de sinais de capitulação emitidos pelo Arruda, que prometeu processar o jornalista Noblat por ter revelado o “bafão”. Mas a denúncia não é levada em conta... 

04-Democratizando a cultura
Hora de aplaudir. A nova Lei Rouanet, muda a filosofia de financiar a cultura, diz quem, como, quanto é financiável e abre espaço para a necessária transparência. E uma novidade chama a atenção: Não será permitido incentivo a obras, produtos, eventos circunscritos a coleções particulares e circuitos privados de acesso limitado. A renúncia fiscal muda. Pode-se deduzir 40%, 60% e 80% do imposto de renda. O limite é 6% do imposto devido, para pessoa física, ou 4% para pessoa jurídica. Taí, gostei. Bravo!

05-Aviso aos navegantes
O TRE, mandou um recado direto sobre o plebiscito da Ponta de Abunã: “No plebiscito, não há partidos nem candidatos, mas sim uma questão de relevante interesse público, em que todos poderão dar sua opinião, seja contra, seja a favor, não podendo, contudo, confundir o plebiscito com campanha eleitoral. Todos devem ter a sensatez de lembrar que o tema é a emancipação, e não utilizar a ocasião para fazer propaganda eleitoral”. Se liga nessa aí: “bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. 

06-A Ceron, o PND e a vitrine
O ministro Lobão virá a Porto Velho para visitar as obras das Usinas acompanhado do Senador Raupp que traz a tiracolo Confúcio Moura. Daqui Lobão vai a Roraima que não tem Usinas mas, tem a mesma coisa bela qual lutam o senador Raupp, a senadora Fátima Cleide e o deputado Valverde: retirar a Ceron do PND – Programa Nacional de Desestatização. Na política como na mata, feras marcam o território. A Ceron fora do PND não é só uma luta para manter empregos. É vitrine política para expor o santinho.        

07-Libera geral
O Orçamento Geral da União que era uma peça de ficção, agora virou esculhambação. O ministro Padilha, revelou que, a pedido de governadores, o presidente Lula liberou investimentos para obras excluídas da peça ficcional orçamentária pelo Congresso, por suspeita de irregularidades segundo o TCU. A liberação se deu por vetos à exclusão das obras do Orçamento. È pra desmoralizar duma vez Orçamento, Congresso e TCU. Lula pode muito. E pelo andar da mula véia, acho até que pode tudo. É “o poderoso”.  

 
08-Com o rabo entre as pernas
O “sargentão” Hugo Chavez teve que recuar. Os canais American Network, TV Chile, e Ritmo da Televisa voltaram ao ar ontem em duas operadoras de TV a cabo, depois da das manifestações de estudantes contra o governo, apoiados pela oposição. Segunda-feira, dois simpatizantes do governo morreram durante enfrentamentos entre grupos pró e anti-Chávez em Mérida, onde as aulas estão suspensas. Por enquanto Chavez mijou na arvinha, depois aprende que “cavalo não desce escada” e aí talvez saia do ar. 

09-Pondo a boca no trombone
O ministro Stephanes da Agricultura saiu da roça e chutou a canela. Atirando contra o próprio gol, criticou de público, aspectos do destrambelhado PNDH3, sobre as invasões de terra. Reafirmou que não foi consultado sobre a recomendação inconstitucional de que invasões de terra devem ser submetidas a acordo entre invasores e proprietários, antes que a Justiça se pronuncie. E mais, se Jobim bloqueou parte do plano por causa do Exército, ele tem seu exército brancaleônico da roça: 4 milhões de produtores rurais. 

10-Sou tiete do TSE
A proposta do TSE para acabar doações ocultas, pôs governo e oposição na ciranda. Dornelles do PP: "proposta de alguém que não conhece como é feita uma campanha. Impossível de ser posta em prática, inviável e não operacional". Dutra do PT chora:"O TSE não pode tomar decisão que vá contra o que o Congresso decidiu". O tucano, Sérgio Guerra chora junto: "A tentativa de dificultar doações legais tem como efeito o aumento das doações ilegais. Não há senso. Todo desestimulo às doações legais é um estímulo às doações ilegais". Não li a proposta mas, gostei. Anarquista de carteirinha, sou pela esculhambação ampla, geral e irrestrita. Se é ruim pra eles, deve ser bom pra nós. Eu a-do-ro quando o TSE inventa essas regras polêmicas. Bom demais da conta!
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)