Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 25/09/12


Frase do Dia:

 Política & Murupi 25/09/12 - Gente de Opinião

"...algo novo que o PT inaugurou também na vida brasileira, como se houvesse a possibilidade de um golpe de Estado contra um ex-presidente". Aécio Neves PSDB.



 

I-Verde que te quero

Uma ideia viável, inteligente e politicamente correta para ajudar a recompor o que perdemos nas cidades em termos de árvores está em gestação na Câmara dos Deputados. Um fundo que tem como prioridade custear projetos em áreas urbanas com índice de arborização inferior a 12 m² por habitante e regiões com alto índice de edificação e solo impermeável. As fontes de receita vão da dotação orçamentária passando por doações até os certificados de redução de emissão de carbono. Anote aí: PL 3790/12, deputado Jonas Donizette, PSB-SP.   

II-Que te quero verde

Uma coisa puxa a outra e lá vai mais verde noutro projeto de Lei, PL-3689/2012, deputado Irajá Abreu - PSD/TO que obriga o poder público a realizar ou fomentar o florestamento das faixas laterais e áreas adjacentes às estradas e rodovias, diretamente pelo Poder Público ou em parceria com a iniciativa privada, de acordo com as condições estabelecidas pelo órgão responsável pela via. A ideia é usar espécies nativas, exóticas e frutíferas, contribuindo para segurança do trânsito, controlar erosão e incêndios, conservar a biodiversidade e produzir alimentos. Genducéu... Isso é novidade. Não é que esse povo aos poucos tá pegando o jeito?

 
 

Política & Murupi 25/09/12 - Gente de OpiniãoIII-Mais verde

Baixou o “Bicho Folharal” por aqui. A Santo Antônio Energia vai doar 60 mil sementes de Angelim, Caju, Carambola, Copaíba, Flamboyant, Ingá, Ipê e Pinho-cuiabano para uso do Programa de Arborização e Recuperação de Áreas Degradadas de Porto Velho, como parte do Termo de Cooperação assinado com a Prefeitura em abril de 2012. No dia 21, Dia da Árvore a Santo Antonio entregou 30 mil sementes num evento lá na Praça do Contorno, Marechal Rondon. E ainda tem gente que pensa que Santo Antonio só gera energia. Não é mesmo sêo Eduardo, Caproni, Paulo Damião, Carlos Hugo, Zé Carlos, Mariana, Carla, Socorro, Renata...


 

Política & Murupi 25/09/12 - Gente de OpiniãoIV-Samba no pé

Dizem que vassoura nova só varre bem até deitar o cabelo. Pelo andar da mula veia porém, a vassoura do novo secretário da Secel por quase não ter pelos e estar mais para rodo via se rebelar e não aceitar seu destino. Foi só desmontar as estruturas do Flor do Maracujá e o secretário já está convocando a “tchurma do ziriguidum” para uma conversa de pé de orelha, e onde, sem piedade, só devem entrar de líquidos, água e cafezinho. Presidentes das escolas de samba e entidades carnavalescas de Porto Velho têm um encontro marcado no dia 27, para planejar as ações do Carnaval 2013 com o secretário Emanuel Neri Piedade. E a seco!

 
 

V-Análise política

O site ”Gentedeopinião” traz uma bem fundamentada análise das chances dos candidatos por todo estado e num dado momento é a vez de Porto Velho: “Por fim está a Capital do Estado, Porto Velho, onde, entre os atuais candidatos, cinco estão pau a pau na disputa pelas duas vagas do primeiro turno: Mariana Carvalho-PSDB, Lindomar Garçon-PV, Dr. Mauro Nazif-PSB, Fátima Cleide-PT e Mário Português da Coimbra-PPS. Todos disputam com chances reais de vitória o espaçoso terreno político portovelhense.” Gostei da análise do Juvenil, mas me assusto com o exército de indecisos beirando 20% do eleitorado, que impacta a análise.

VI-Análise moral

Na moral, como dizem os escorraçados da escola, das boas oportunidades e da vida política. Na moral, diz o ex-presidente do PT, José Genoíno, no bico do corvo em termos de saúde e no fio da navalha em termos de política, “Não vou para a cadeia de cabeça baixa” e fecha a com a lógica estarrecedora: seria vítima de “punição injusta”, pois “Não corrompi ninguém e não enriqueci”. Estranha lógica. Se não corrompeu e não ficou rico, irá para o céu, ainda que na lista do que fez estejam os verbos calar, ocultar, mentir, lavar, juntar, roubar e traficar. Preso vá lá, mas sem culpa. Tudo foi criar e dar um Brasil para o seu chefe Lula. Na moral.  

VII-André de ferradura nova

O nome do cidadão é André Vargas, vem a ser deputado federal e secretário de comunicação do seu partido. Como todo bom homem de comunicação, André Vargas tinha um comunicado a fazer e o fez. Comunicou da tribuna que existe um risco para a democracia brasileira se as sessões de julgamento no Supremo Tribunal Federal continuarem a ser transmitidas ao vivo. Travei as quatro patas, murchei as orelhas como fazem os burros antes de dar o coice olhei para o André mais uma vez e, sem acreditar no tamanho do asno e da asneira, rachei o bico de rir. O nome do piadista infame é André Vargas, vem a ser deputado federal e secretário de comunicação do seu partido cuja sigla deixei de citar no início: PT. Que asno trocista!

VIII-Para ou não para?

O senador Alvaro Dias do PSDB quer adiar a sabatina de Teori Zavascki, indicado ministro do STF. Segundo Dias, é preciso que o evento seja remarcado para depois das eleições porque a rapidez, tanto na indicação quanto na sabatina, desvaloriza a função que ele exercerá e o papel do Senado Federal. “Nós podemos perfeitamente aguardar as eleições do dia 7 de outubro e agendar a sabatina com o ministro Teori para a semana seguinte às eleições, sem jogar para a plateia qualquer motivo para que suspeitem de uma providência adotada pelo Senado Federal”. A sabatina está marcada para hoje e o temor de Dias é que com a posse o Teori possa participar do julgamento do mensalão, inclusive pedindo vistas e parando tudo.

 IX-Congresso: a casa do sem jeito

“De onde menos se espera é de onde nada vem mesmo”, filosofa Zé de Nana. Ex-secretário-geral da Mesa do Senado e hoje, ministro do TCU Raimundo Carreiro tem duas auditorias com os nomes e salários de 1.588 funcionários do Congresso que ganham mais que o teto constitucional. Ano passado saiu um lista com 464 supersalários no Senado que funcionou como teste de temperatura e pulso dasociedade. Como passou e ninguém se rebelou, chegou a vez de soltar esta mais gorda. Pelo andar da mula veia, Carreiro vai dizer que isso é um erro inadmissível e nósque pagamos a conta podemos esperar a nova lista. No lugar onde há um José de Ribamar no comando, tudo pode acontecer. E é tudo assim: previsível.     

X-Papo com Zé de Nana

X1-Presos estão sem o seu banhinho de sol por causa da greve dos agentes. Que peninha...

X2-Um PM escorou o Cassol em Jaru. Vixi... E se Cassol voltar ao governo em 2014? Ara...

X2-Com o chega pra lá do Mário Português, o Ibope ficou mais sujo que pau de galinheiro!

 [email protected]

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)