Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 25/03/10


 
Frase do dia:

“Sou um aliado do PT. Agora, sou um aliado que exige respeito. O PT está acostumado a tratar seus aliados como se fossem seus empregados e a destratá-los, como faz com o PCdoB”.
– Ciro Gomes destravando a língua que já é solta.

 


01-Fim de papo?

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia concedeu por medida liminar em ação cautelar pleiteada pelo governo do Estado, a suspensão da greve dos trabalhadores em educação promovida pelo Sintero. Pelo que se conhece do Sintero, a greve deverá continuar, até porque, em se tratando de liminar, falta julgar o mérito. Até lá, a água vai descer, o discurso do governo vai endurecer e o povo vai se..., digo: vai pagar o pato.

02-Começo do papo

O Sintero que ainda não foi comunicado da decisão do Tribunal de Justiça, pôs a boca no trombone e decidiu: a classe continua com o movimento grevista. Espera-se hoje uma série de manifestações regionais e outra em frente à Assembléia Legislativa. Para lembrar, a greve começou há 13 dias e até aqui, só escaramuças. O governo mostrou o acordo assinado e o Sintero rebateu. O governo diz que é greve política e o Sintero sabe que é. Pau de um lado e do outro, estudante sem aula e o povo pagando o pato...

03-Dança de cadeiras na Prefeitura I

Esperava-se movimentação maior mas, salvo alterações de outra ordem, a dança de cadeiras na Prefeitura Municipal para atender o disposto na lei elitoral será restrita a três secretários que disputarão vagas a deputado estadual – Epifânia e Mário Sérgio – e deputado federal – Israel Xavier. Epifânia e Mário Sérgio retornam à Câmara para assumir as titularidades como vereadores em lugar de Wildes e Chico Caçula. A partir daí, outras mudanças irão ocorrer nas secretarias. Mas aí são outros quinhentos.

04-Dança de cadeiras na Prefeitura II

Continua em compasso de valsa a decisão do secretário Williames Pimentel que pode deixar a Semusa e voltar para a Funasa. Pimentel que é da cota do PMDB e soldado do partido, obedece e aguarda os arranjos políticos. Mas, a grande novidade foi a saída de Fernanda Kopanakis da Semur, cuja exoneração a pedido, tem “caráter estritamente pessoal”. Tida como técnica competente e com um trabalho relevante na regularização fundiária, Fernanda Kopanakis continua indo à Semur, colaborando com a transição.   

05-Inaugurando Ordem de Serviço de longe

A “tchurma” de Rondônia invadiu a pequena Humaitá no vizinho estado do Amazonas. Não para ver suas belezas naturais e sim por uma razão bem prosáica. Tirar uma foto ao lado da poderosa dublê de ministra e pré-candidata Dilma, que apareceu sem Lula. Como a BR3-19 já existe e não se inaugura recapeamento, imagino que o palanque armado era para inaugurar a assinatura da Ordem de Serviço da ponte de Porto Velho, longe de Humaitá. A exemplo da rica diversidade amazônica, a fauna política mostrou todo seu colorido esplendor. Tinha de tudo por lá. Exceto tucanos, por motivos óbvios.    

06-Baixo clero, baixo nível

Numa discussão construtiva, dois nobres deputados da Câmara Federal esgrimiam com inteligência, compostura e erudição vernacular. Bolsonaro havia pespegado no velho Brizola o título de “Don Raton” e Brizola Neto defendeu seu avô: “a injúria aos mortos é um comportamento típico dos verdadeiros covardes”. Bolsonaro viu na defesa o espaço para a réplica e, como ex-militar, fuzilou: "V. Excia. é um canalha”. A partir daí a quase tertúlia degringolou para um bate boca de corar traficante em boca de fumo.     

07-Comidinha mineira

Apesar do cardápio anunciado, da sala sente-se o cheiro de outro prato na cozinha. Na semana passada o Senador Raupp deu a dica ao mostrar que a receita anunciada, pode desandar. Raupp jamais descartou uma aliança com o PT no primeiro turno e trabalha nos bastidores para que ocorra. A partir de uma pesquisa para consumo interno local, as coisas podem tornar o cardápio mais palatável ao eleitor. Como venho dizendo de há muito, esta é eleição para senador. A dificuldade é o PT indicar o vice do Confúcio que, mineiramente como é seu estilo, aguarda o possível ou desejável nome. 

08-Obama, o SUS americano e “o cara”

Obama que conseguiu aprovar o seu projeto de saúde – algo como um SUS de gringo – vai encarar outra pedreira, vez que o texto foi devolvido ao parlamento por conter “vícios de procedimento”. Matutando sobre quais seriam esses tais vícios, me ocorreu uma idéia que pode ajudar na solução e me senti “o cara” O Congresso do EUA enviaria uma equipe ao Brasil para saber o que fizemos para transformar o moderno projeto do SUS, em algo que não funciona. A partir daí é caminhar no sentido oposto.

09-Pobre Fernando...

O governo da Suíça, a pedido da justiça brasileira, rastreou, localizou e bloqueou uma baba de US$13 milhões, pertencentes ou controlada por Fernando Sarney, que é filho do presidente de um dos poderes do Brasil, José Sarney. O troco não foi declarado ao IR e a medida de bloqueio é administrativa, até que se comprove a ilicitude para que a partir daí, em caso positivo, se dê tratamento criminal e repatriação do valor. Sobre o fato Sarney esquivou-se: "Fernando é maior de idade e tem advogado constituído".     

10-Poderoso Fernando!

A notícia sobre a grana do Fernando Sarney – que baba... US$ 13 milhões é quase três orçamentos anuais do bolsa família e tudo para uma família só – está disponível em todos os jornais, sites de notícia, blogs, etc., menos no jornal O Estado de São Paulo e no seu site. Mas que fique claro: O Estadão de São Paulo adoraria publicar e comentar a matéria mas, por força de determinação judicial, está proibido de publicar qualquer matéria que envolva especificamente o senhor Fernando Sarney. A censura prévia é um instrumento de governos totalitários, fere a Constituição mas, existe ainda no Brasil.

 
Fonte: Léo Ladeia
leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)