Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLITICA & MURUPI 24/04


POLITICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

 

"O país do "dois pesos, duas medidas" acaba de ser celebrado com essa decisão da Justiça". Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, sobre a decisão do STF que mandou soltar os magistrados presos pela PF.

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Educação:

Apostilas distribuídas pela Secretaria de Educação para o ano de 2007, foram impressas com erros de geografia e história de Rondônia. Procure a diretoria da Escola, reúna-se com a Associação de Pais e Mestres, cobre uma solução rápida que passe pela substituição das tais apostilas. Só para você entender, o governo não dá nada de graça. Tudo o que é oferecido na escola, desde a apostila, o ar condicionado e a merenda vêm do imposto que você paga. E já que você pagou, seja um cidadão consciente e exija o melhor para seu filho. Ele merece.

 

02-Eu só queria entender:

O ministro Marco Aurélio Mello do STF defendeu o ministro Cezar Peluso que desmembrou o inquérito que investiga o jogo e a venda de decisões judiciais. Sábado o ministro Peluso determinou a soltura de três magistrados e o procurador, presos na Operação Furacão. Um outro juiz do TRT ainda agüentou mais um pouco de cadeia por ter sido preso em flagrante. Aí o respeitável ministro Marco Aurélio diz: “De forma alguma, não há corporativismo. A atuação judicante é uma atuação que se faz, sem se levar em conta a capa do processo, os envolvidos. O que se considera é o conteúdo do processo”. Certo. Mas desmembrar porque?

 

03-Crianças que matam:

A PM pegou a quadrilha que barbarizava a Zona Leste. Roubaram até Academia de Polícia. E os bandidos pareciam mesmo ser da pesada. Assaltaram um coronel da PM, um delegado da Civil e mandaram um bilhete ameaçando de morte, um sargento PM. Em poder da quadrilha foi encontrada até uma escopeta. Mas a surpresa da prisão foi a idade dos bandidos. Todos são menores e dois se escondiam da justiça. Deviam estar brincando de pique-esconde. As armas são uma incógnita. Criança não brinca com arma. Arma é para humilhar, torturar, enfiar o cano na boca de uma criança como fizeram com o filho do Coronel da PM.

  

04-Usinas, bagres e moluscos:

Não queira ver uma lula com raiva. Briga, dá murro na mesa, sobra pra todo mundo. Com o presidente que tem o mesmo nome, a coisa é igual. Irado Lula bateu no Ibama, na Marina e sobrou para os bagres. Sem as licenças das usins, Lula teria dito que se pudesse acabaria com o Ibama. Acabar não, mas colocar técnicos em lugar de afilhados, dar condições de trabalho, comprar equipamentos, separar o Ibama das ONGs, contratar fiscais de verdade, sim. Ai Lula vai ter a licença na mão e pode se dar ao luxo de trocar bagres por douradas.

 

05-Senhores, façam suas apostas:

A ministra Dilma Rousseff da Casa Civil estava ontem em Belo Horizonte, quando foi inquirida acerca do que pretende fazer o governo para pôr ordem na esbórnia em que se transformou os bingos. A pergunta teria uma resposta previsível. Mas Dilma não é previsível e ai ...bingo! A ministra deu a entender que o governo ainda não tem posição formada sobre a encrenca e que, só depois do aprofundamento das investigações em torno da máfia do jogo é que será “delineado” um “modelo institucional” para a jogatina. A turma contra o jogo bateu a cabeça na quina. Não gosto de jogo mas gosto do que a D. Dilma disse. Razão em lugar de paixão.

 

06-Lula um fenômeno de marketing:

Os gastos com propaganda dp gpverno passaram da casa de R$1 bilhão pela primeira vez na história do Brasil. O fato se deu ano passado, estranhamente num ano eleitoral quando há uma proibição legal sobre propaganda durante quatro meses. Em 2006 os gastos ocorreram no primeiro semestre e nos dois últimos meses. Ontem o ministro e josnalista Franklin Martins esteve no programa Roda Viva e defendeu a criação da TV do governo. Vai ser um arraso. Enterro de anão, batizado de boneca, tudo free e com a cara do mandatário de plantão na tela

 

07-Depois do furacão, mais furacão:

Pelo menos dois dos 25 magistrados, advogados e bicheiros presos na Operação Furacão, confirmaram à PF a existência do esquema de compra de sentenças judiciais favoráveis ao jogo. O juiz do TRT Ernesto da Luz Pinto Dória e o advogado Evandro da Fonseca além de confirmarem, deram detalhes de operacionalização. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz ter absoluta certeza de que os acusados de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis, inclusive o ministro do STJ Paulo Medina, cometeram os crimes descritos na denúncia apresentada ao STF. Pois é. E o STF divide o inquérito e manda soltar a moçada. Dá pra entender? Isso deve ser o tal direito romano. Brasileiro mesmo é que não é.

 

08-Bate cabeça irmão, bate cabeça:

Enquanto Lula recebe lideranças da oposição, o PT prega “firme oposição” aos governadores do PSDB. Na resolução aprovada sábado o Diretório Nacional alerta para “táticas diferentes” dos adversários para as próximas eleições. Aí aparece o Berzoini dando o melhor de si e pedindo mais espaço. “Existem forças importantes no PT que não estão contempladas no primeiro escalão do governo, que estão irritados, estão reivindicando, e isso é natural”, disse Berzoini “O ideal é que nós possamos fazer isso em conjunto com o governo, dentro do que se poderia chamar de cota do PT, se é que há cota do PT”.

 

09-O primeiro dos primeiros:

O presidente Lula deve ter argumentos tentadores. Pefelista de carteirinha, o senador Romeu Tuma anunciou que deve deixar a oposição e se filiar a um partido da base do governo. Tuma está “um poteaté aqui de mágoas” com o DEM. Meu filho, o ex-deputado Robson Tuma foi derrotado em São Paulo por falta de apoio do partido. Mas antes de se decidir por um partido governista, Tuma pensou em ir para o PSDB. Conversou com FHC que disse que assinava a ficha, mas lembrou que tem muito cacique tucano em São Paulo. E vai mais gente.

 

10-Porque a licença do Ibama vai sair:

Lula recebeu de diretores da Petrobras, semana passada, um relato alarmante sobre riscos de crise no abastecimento de energia em 2009 e 2010. O mesmo relato havia sido feito na reunião do Conselho da Petrobras, dia 13 de abril, pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp. Lula gelou. Lembrou das duras críticas que fez a FHC na época do apagão. "Só falta acontecer comigo", estrilou o presidente. Além da licença das usinas do Madeira vai sair a de Angra 3.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)