Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLITICA & MURUPI 24/04


POLITICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

 

"O país do "dois pesos, duas medidas" acaba de ser celebrado com essa decisão da Justiça". Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública, sobre a decisão do STF que mandou soltar os magistrados presos pela PF.

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Educação:

Apostilas distribuídas pela Secretaria de Educação para o ano de 2007, foram impressas com erros de geografia e história de Rondônia. Procure a diretoria da Escola, reúna-se com a Associação de Pais e Mestres, cobre uma solução rápida que passe pela substituição das tais apostilas. Só para você entender, o governo não dá nada de graça. Tudo o que é oferecido na escola, desde a apostila, o ar condicionado e a merenda vêm do imposto que você paga. E já que você pagou, seja um cidadão consciente e exija o melhor para seu filho. Ele merece.

 

02-Eu só queria entender:

O ministro Marco Aurélio Mello do STF defendeu o ministro Cezar Peluso que desmembrou o inquérito que investiga o jogo e a venda de decisões judiciais. Sábado o ministro Peluso determinou a soltura de três magistrados e o procurador, presos na Operação Furacão. Um outro juiz do TRT ainda agüentou mais um pouco de cadeia por ter sido preso em flagrante. Aí o respeitável ministro Marco Aurélio diz: “De forma alguma, não há corporativismo. A atuação judicante é uma atuação que se faz, sem se levar em conta a capa do processo, os envolvidos. O que se considera é o conteúdo do processo”. Certo. Mas desmembrar porque?

 

03-Crianças que matam:

A PM pegou a quadrilha que barbarizava a Zona Leste. Roubaram até Academia de Polícia. E os bandidos pareciam mesmo ser da pesada. Assaltaram um coronel da PM, um delegado da Civil e mandaram um bilhete ameaçando de morte, um sargento PM. Em poder da quadrilha foi encontrada até uma escopeta. Mas a surpresa da prisão foi a idade dos bandidos. Todos são menores e dois se escondiam da justiça. Deviam estar brincando de pique-esconde. As armas são uma incógnita. Criança não brinca com arma. Arma é para humilhar, torturar, enfiar o cano na boca de uma criança como fizeram com o filho do Coronel da PM.

  

04-Usinas, bagres e moluscos:

Não queira ver uma lula com raiva. Briga, dá murro na mesa, sobra pra todo mundo. Com o presidente que tem o mesmo nome, a coisa é igual. Irado Lula bateu no Ibama, na Marina e sobrou para os bagres. Sem as licenças das usins, Lula teria dito que se pudesse acabaria com o Ibama. Acabar não, mas colocar técnicos em lugar de afilhados, dar condições de trabalho, comprar equipamentos, separar o Ibama das ONGs, contratar fiscais de verdade, sim. Ai Lula vai ter a licença na mão e pode se dar ao luxo de trocar bagres por douradas.

 

05-Senhores, façam suas apostas:

A ministra Dilma Rousseff da Casa Civil estava ontem em Belo Horizonte, quando foi inquirida acerca do que pretende fazer o governo para pôr ordem na esbórnia em que se transformou os bingos. A pergunta teria uma resposta previsível. Mas Dilma não é previsível e ai ...bingo! A ministra deu a entender que o governo ainda não tem posição formada sobre a encrenca e que, só depois do aprofundamento das investigações em torno da máfia do jogo é que será “delineado” um “modelo institucional” para a jogatina. A turma contra o jogo bateu a cabeça na quina. Não gosto de jogo mas gosto do que a D. Dilma disse. Razão em lugar de paixão.

 

06-Lula um fenômeno de marketing:

Os gastos com propaganda dp gpverno passaram da casa de R$1 bilhão pela primeira vez na história do Brasil. O fato se deu ano passado, estranhamente num ano eleitoral quando há uma proibição legal sobre propaganda durante quatro meses. Em 2006 os gastos ocorreram no primeiro semestre e nos dois últimos meses. Ontem o ministro e josnalista Franklin Martins esteve no programa Roda Viva e defendeu a criação da TV do governo. Vai ser um arraso. Enterro de anão, batizado de boneca, tudo free e com a cara do mandatário de plantão na tela

 

07-Depois do furacão, mais furacão:

Pelo menos dois dos 25 magistrados, advogados e bicheiros presos na Operação Furacão, confirmaram à PF a existência do esquema de compra de sentenças judiciais favoráveis ao jogo. O juiz do TRT Ernesto da Luz Pinto Dória e o advogado Evandro da Fonseca além de confirmarem, deram detalhes de operacionalização. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz ter absoluta certeza de que os acusados de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis, inclusive o ministro do STJ Paulo Medina, cometeram os crimes descritos na denúncia apresentada ao STF. Pois é. E o STF divide o inquérito e manda soltar a moçada. Dá pra entender? Isso deve ser o tal direito romano. Brasileiro mesmo é que não é.

 

08-Bate cabeça irmão, bate cabeça:

Enquanto Lula recebe lideranças da oposição, o PT prega “firme oposição” aos governadores do PSDB. Na resolução aprovada sábado o Diretório Nacional alerta para “táticas diferentes” dos adversários para as próximas eleições. Aí aparece o Berzoini dando o melhor de si e pedindo mais espaço. “Existem forças importantes no PT que não estão contempladas no primeiro escalão do governo, que estão irritados, estão reivindicando, e isso é natural”, disse Berzoini “O ideal é que nós possamos fazer isso em conjunto com o governo, dentro do que se poderia chamar de cota do PT, se é que há cota do PT”.

 

09-O primeiro dos primeiros:

O presidente Lula deve ter argumentos tentadores. Pefelista de carteirinha, o senador Romeu Tuma anunciou que deve deixar a oposição e se filiar a um partido da base do governo. Tuma está “um poteaté aqui de mágoas” com o DEM. Meu filho, o ex-deputado Robson Tuma foi derrotado em São Paulo por falta de apoio do partido. Mas antes de se decidir por um partido governista, Tuma pensou em ir para o PSDB. Conversou com FHC que disse que assinava a ficha, mas lembrou que tem muito cacique tucano em São Paulo. E vai mais gente.

 

10-Porque a licença do Ibama vai sair:

Lula recebeu de diretores da Petrobras, semana passada, um relato alarmante sobre riscos de crise no abastecimento de energia em 2009 e 2010. O mesmo relato havia sido feito na reunião do Conselho da Petrobras, dia 13 de abril, pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp. Lula gelou. Lembrou das duras críticas que fez a FHC na época do apagão. "Só falta acontecer comigo", estrilou o presidente. Além da licença das usinas do Madeira vai sair a de Angra 3.

 

[email protected]

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Política & Murupi - Repouso depois de cirurgias e assalto na residência

Política & Murupi - Repouso depois de cirurgias e assalto na residência

01-Estava repousando depois de duas cirurgias feitas no dia anterior quando às 4 da manhã fomos rendidos, eu e minha esposa, por 3 bandidos em nosso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

Politica & Murupi - Sobre verso, reverso e subverso

01-Verso: Valha-me Deus! Uma semana daquelas que a gente havia esquecido que existem. Lá nas terras de Dostoievski entre foices e martelos, a re-re-

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)