Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 23/10


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“É fácil exigir e achar que somos trouxas aqui na Amazônia. Não ganhei nada para preservar. Sou contra a hipocrisia" - Ivo Cassol ao Valor Econômico. 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Cutubas e peles curtas:

Para quem acha que não temos história ou tradição, recomendo uma visita ao auditório da Justiça Federal, onde a polêmica revive a chama de cutubas e peles enquanto se discute o DNA de Porto Velho. É encosto. Na ALE, a “cassolândia” e a tchurma do “chá de cadeira” não se bicam, uma guerra por conta do Teatro Grilão substituiu a guerra dos shoppings e uma outra está em curso, sobre o que sobrou da EFMM. Sem consenso, o “Velho Pimentel” vai ter que baixar numa sessão espírita munido de certidão de nascimento com firma reconhecida para provar que existiu.

 

02-Assombrando o calendário:

Agora é definitivo. O leilão para construção das usinas do Madeira vai acontecer depois do dia 30 de outubro, desde que a Aneel faça a votação. Como esse prazo está mais esticado que conversa de gago, estima-se que lá pelo dia 10 de novembro o tal leilão ocorra. Mas é só estimativa, pois o “sobrenatural da silva” aparece com freqüência sempre que o assunto Usinas do Madeira entra na pauta. Se não for outro encosto, é coisa do Velho Pimentel ou da profusão de almas penadas. Afinal, “para cada dormente, uma vida”, conta a história.

  

03-Pressa - a amiga da imperfeição:

Dia desses cometi o pecado de chamar o Frei Galvão de Galvão Bueno. Por penitência e sorte, só assisto corridas de F1 sem a voz do Galvão. Ontem foi pior. Escrevia, lia os Banzeiros e dei com uma foto na Folha de Rondônia de sábado onde estavam o Roberto Jefferson, Cassol, Capixaba e Valter Araújo. Aliás, foto e título! Na seqüência, escrevi algo sobre o Renan e. bingo! Troquei de Jefferson. O Roberto entrou no lugar do Perez. Além do “pé de orêia” do Zé Carlos, continuo com a foto na cabeça. Mas que foto, seu Zé. Que foto!

    

04-Fazendo o dever de casa:

Entre os anos de 1989 a 2007 uma montanha de normas legais foi editada no Brasil. Foram 175.429 normas legais. Longe de ajudar, provoca a insegurança jurídica, posto que ninguém pode alegar desconhecer a lei, mesmo com esse volume. A Câmara dos Deputados decidiu criar uma comissão pra enxugar o caos jurídico, pois até a Constituição padece da falta de regulamentação. Uma idéia que poderia ser seguida por nossa ALE. Ocupados com a tarefa, alguns deputados não precisariam estar procurando chifres em cabeça de cavalo.

 

05-A ALE cumprindo seu papel:

“O Poder Legislativo está cumprindo seu papel como caixa de ressonância da população”, diz o presidente Neodi da ALE. Audiências sobre a homofobia, depois a pedido do deputado Jesualdo, o gasoduto e no dia 25 outra importante vai acontecer a pedido do deputado Alex Testoni. O tema é saneamento básico e que pode dar origem à Agência de Regulação dos Serviços Públicos para coibir o abuso de poder econômico de empresas concessionárias de serviços públicos. A ALE encontra seu caminho ao se aproximar do povo e propor soluções.

06-Furando a cerca:

Sem poder abrir a porteira, o governo vai derrubar a cerca. O governo prepara o envio ao Congresso de um projeto de lei para alterar a LRF. Com o novo texto, os governos serão impedidos de tomar novos créditos somente quando o próprio Executivo desrespeitar o limite de gastos com servidores. A LRF estabelece desde 2000 os gastos até o máximo de 60% da receita anual. Para o Executivo, 49%, Judiciário 6%, Legislativo com o TC, 3% e MP, 2%. A idéia é resolver o problema do Amapá, Sergipe, Pará e DF. O resto vai de carona

 

07-Tudo pela CPMF:

Em reunião do presidente Lula com os ministros da coordenação política, o governo admitiu fazer concessões para aprovar a prorrogação da CPMF no Senado. É que o jeitoso vice Zé de Alencar foi conversar com a turma da oposição e sentiu a temperatura morna do PSDB. A desoneração tributária proposta pelos tucanos deverá ser feita por MP ou projeto de lei, para não alterar a PEC, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Para entender: se a PEC da CPMF receber emendas no Senado, volta à Câmara onde os nervos estão à flor da pele.

 

08-Agora é na peixeira:

Enquanto segue no Senado a articulação suprapartidária para salvar o Renan, uma aliança impensável entre o DEM e a turma do Mercadante quer evitar que o assunto seja enterrado. Mesmo que o relator Jefferson Perez não encontre elementos para pedir a cassação no caso das rádios em Alagoas, os "demos" apresentariam voto em separado no conselho propondo a perda de mandato pelo "conjunto da obra" A idéia insólita é do líder do DEM José Agripino. O nordestino é de natureza pacífica, mas na hora da briga, sai de baixo.

 

09-Um cheiro azedo de pizza:

"O julgamento precoce está um vício no Brasil. Só posso dizer que o mais importante eu cumpri. Ao receber as representações, imediatamente convoquei a Mesa pedindo uma decisão", disse Tião Viana. "Temos um exagero de representações. Daqui a pouco vira chicana, temos que fazer exame cuidadoso e criterioso. O que deveria ser extraordinário está virando rotina", disse César Borges. “Pizza, pizza”, dizem os entendidos em humores do Senado e Renan, por conveniências, sai de cena por dez dias para tratamento de saúde.

   

10-Oxigênio para o gás:

Grupo de trabalho ainda realiza os levantamentos para acelerar liberação da obra.  O Ministério de Minas e Energia informou quinta-feira que o grupo de trabalho criado há três meses para avaliar a viabilidade econômica do Gasoduto Urucu - Porto Velho, na Região Norte do País, continua realizando os levantamentos com o objetivo de buscar acelerar o processo de liberação da obra. A declaração foi divulgada durante audiência pública realizada na presença do governador Ivo Cassol, representantes de movimentos estudantis, parlamentares e sociedade civil.Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)