Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 23/06/12


Frase do Dia:


“Sabedoria demais vira bicho e come o dono” – Dito popular.


 

 I-Eleição globalizada

Avaliei errado ao dizer que salvo dois nomes, os candidatos a prefeito da capital eram todos japoneses. O preconceituoso, mal educado, politicamente incorreto e socialmente reprovável Zé de Nana derrubou minha análise com uma pérola de ciência política: “É a globalização. Porto Velho cansou de brasileiro e vai ter candidato importado: português e turco”. Quando um sujeito como Zé de Nana começa a dar pitaco, é porque a coisa já pendeu para as bandas do “Imponderável dos Santos” ou “Sobrenatural da Silva.

Política & Murupi 23/06/12 - Gente de OpiniãoII-Vai parar

Segunda feira a Polícia Civil de Rondônia deve entrar em greve por tempo indeterminado e o bicho que se avizinha avisa que vai pegar. Na lista de reclamações sobre holerites, falta promoção, isonomia, adicional noturno e insalubridade. Para o Sinsepol além dos problemas trabalhistas há as questões de ambiente de trabalho, aliás, bem conhecidas de quem precisa ir a uma delegacia. Apesar da “vaquinha” de delegados e servidores, o trem é feio, sujo e fedido. Restos de ventilador quebrado em lugar de ar condicionado e jornal em lugar de papel higiênico. O lixo é para disfarçar o mofo, fios desencapados e goteiras. É a treva! 

Gente de OpiniãoIII-Se colar colou

Uma licitação da Secel foi suspensa pelo TCE de Rondônia por irregularidades e dentre elas, a tentativa de direcionamento para uma determinada marca. Com as exigências do Tribunal de Contas o processo volta para uma fase bem anterior à sua feitura, já que a Secel terá que proceder a revisão dos quantitativos e justificar os projetos que pretende implementar, número de participantes e profissionais, cronograma de atividades, municípios que participarão, local de utilização, laudo de vistoria confirmando que os CEDEL’s têm infraestrutura para executar o projeto, enfim, um “ré de fasto”. Essa aí não colou, mas e as outras?

 

 

Política & Murupi 23/06/12 - Gente de OpiniãoIV-“Tinha” ou “já teve”

Chegamos ao final de junho e na falta de fogueira pra pular, quentão pra esquentar e do frio pra vadiar, ficaram os dedos pra contar, já que das outras contas o TCE vai travar para o povim não levar.  Na terra do “já teve”, hoje “não tem mais” o que “antes tinha”. Anote aí que a lista é grande e não me lembro de tudo. Expovel, cavalgada, Judas, Joer e futebol, já teve e não tem mais. Flor do Maracujá, Homem de Nazaré, já teve, e tá difícil ter de novo. Dizem que vai ter Natal e Ano Novo, mas se deixar na mão da “tchurma que mexe o doce pra ver o fundo do tacho”, Papai Noel vai virar purpurina e Ano Novo só se for fora de época. Estamos na contramão de São Paulo. Lá a propaganda diz “antes não tinha agora tem”. 

 

 

V-Chose de loque

Cachoeira, o que amedronta os gregos e troianos, desacatou um agente penitenciário e vai ter de contar a razão para um amigo do Freud. “A briga foi por conta de um canal de televisão, uma questão irrelevante. A questão é que ele não estaria bem do ponto de vista psicológico", diz sua advogada. A máquina de moer resistência e fritar miolo está ligada. Mais um pouco e Cachoeira vai lembrar até do que não fez. Cadeia é como cana na moenda. Gira a roda, sai o caldo e fica o bagaço. Mas se a estripulia jurídica der certo, rico não fica mais um dia na cadeia. É só estressar! Cadeia no Brasil só pros “3P”: pobre, preto e prostituta. 

Gente de OpiniãoVI-Quem manda em quem

Mário Português se lançou na batalha para conquistar a prefeitura de Porto Velho. Bom nome. É candidato pelo PPS, mas poderia ser filiado a qualquer partido já que é maior que a maioria dos “meia-bocas” sem grana, ideologia ou prestígio eleitoral. Mas, como seu partido é uma variante do PP do senador Cassol a insurgência do Ivan Rocha tem o mesmo peso que teria a voz de alguém contra os donos de partidos nanicos ou do PV, PTB, PSDC, DEM ou PP. O resto ainda tem algum arremedo de discussão interna mas no final vale a fala de quem tem bala. Manda quem pode e obedece quem tem e até quem não tem juízo.       

VII-Coçando a língua

Pagot, o defenestrado, o ex-Dnit, a caixa de Pandora, disse ao senador Pedro Simon que não fala em CPI que não seja a do Cachoeira até para que sua fala produza efeito jurídico. E continua berrando para quem quiser ouvir que sabe muito de campanhas eleitorais petistas e tucanas e das pressões que recebeu para favorecer a Delta em contratos. “Em todo lugar que eu desembarco tem gente me esperando para me constranger. Até na empresa onde trabalho estão me perseguindo. A situação está muito ruim. Deixei de frequentar meus amigos para não colocá-los em risco” diz e credita seu constrangimento ao governo.

VIII-Um freio no abuso

A partir de agora ofensas em redes sociais – Orkut, Facebook, etc. – devem ser retiradas em até 24 horas após a denúncia, diz o STJ. A retirada é preventiva e deve ser feita até a análise sobre a veracidade da denúncia. E ai de quem não retirar a mensagem. O provedor pode "responder solidariamente em virtude da omissão". Mas isso não abre a porteira para a denúncia vazia: o provedor poderá adotar "providências legais contra abusos da prerrogativa de denunciar. Há pouco tivemos um fato em Rondônia. Essa linha de agressividade e patrulhamento está fazendo das redes sociais verdadeiras redes de intrigas. Tá feio...

IX-Rio+20

E no frigir dos ovos sobrou o essencial para fazer uma omelete e faltou qualquer coisa para adicionar. Tempero, só a pimenta que Dilma Roussef usou no prato de Ban Ki-moon e que o fez tomar jarras de suco de jabuticaba para acalmar a língua. E no meio de tantas idéias loucas e tantas outras coisas sensatas, o mundo soube que o problema ambiental tem razão direta com nossa incrível capacidade de reprodução. Se continuarmos produzindo gente como estamos e aumentando nossa expectativa de vida, vamos matar os que virão de fome e sede. Mas o mundo não acaba por isso. A natureza é sábia e dará um jeito de continuar. “Conosco ou sem nosco” como diz o ambientalista, antropólogo e filósofo Zé de Nana.    

X-No answer 

X1-Fechando mais um mês e nada de Valter Araújo. Será que ele aparece antes do Flor do Maracujá?

X2-E agora sem o presidente Lugo, o padre “fazedô de anjinho”, o Paraguai vai parar o contrabando?

X2-Do jeito que foi a Rio+20, a próxima vai ser onde mesmo?Caracas, Assunção, Miami ou La Paz?   

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)