Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 22/08/12


 

Frase do Dia:

“Está faltando dinheiro para a campanha eleitoral. Basta ver a penúria da primeira parcial das prestações de contas dos candidatos a prefeito nas capitais.” Jornalista José Roberto de Toledo

I-No ar

Começou o ”circo dos horrores”, o conhecido horário eleitoral gratuito – que de gratuito não tem nada – e não só em Porto Velho. Tortura para quem faz, participa e assiste. Para ser vereador o primeiro mico é dizer em segundos tudo o que o candidato pretende fazer como vereador em 4 anos. A situação é mais difícil porque um vereador legalmente não vai fazer quase nada e politicamente não pode falar isso. E o ridículo não acaba: nome não pode, pois o apelido é mais conhecido. “Peço licença para entrar em seu lar” não pode, como não pode “Quero em primeiro lugar agradecer a Deus e minha família por estar aqui”, pois o tempo voa. 408 candidatos a vereador em Porto Velho para 21 vagas. Mais difícil que muito vestibular.    

Política & Murupi 22/08/12 - Gente de OpiniãoII-Esculacho I

Bate boca entre mandatários dos poderes não é comum, mas é do jogo político. Esculacho não! Esculacho é a desmoralização ou diminuição de alguém e isso está ocorrendo com o governador Confúcio. “A Assembleia Legislativa já aprovou inúmeros remanejamentos de recursos financeiros nestes últimos seis meses. Todas as solicitações foram atendidas sem nenhuma barganha ou conchavo entre parlamentares e o Governo. Mas para nossa surpresa, o Governo está espalhando que passa por dificuldades e pode comprometer até a folha de pagamento, por causa do aumento da constitucional aos Poderes. Isto é uma grande enganação, pois se ocorre aumento de arrecadação automaticamente aumenta o percentual destinado aos Poderes”, disse o presidente Hermínio da ALE. Ora e por que não uma CPI?    

Gente de OpiniãoIII-Esculacho II

Surpresa está a população com essa guerra e se é para esculachar que se esculache tudo. A questão é que sobrou liga e faltou dinheiro. Vamos lá: a arrecadação não caiu e até cresceu mas não acompanhou a previsão orçamentária. A burrada, dentre tantas, ocorreu quando montaram o orçamento e agora é preciso que os três poderes parem de bater boca e cabeça e definam onde, quando, quanto e o que cortar, de preferência sem esculacho. Para lembrar: o governo formado pelos três poderes nada produz e só gasta. O salário do governador, do juiz, do deputado e de qualquer servidor é pago com o dinheiro que sai do burro de carga e que em tese deveria servir para manter o burro feliz e produzindo para gerar mais dinheiro.

Gente de OpiniãoIV-Esculacho III

Conheço o deputado Hermínio e sei que às vezes ele não segura a língua quando cobra, mas sua virulência não vai ajudar a resolver o problema de todos. Que tal criar bases legais para implantar o orçamento participativo com a divisão transparente do que cada poder vai fazer inclusive com relação a precatórios, folha, CDS’s, contratação de emergenciais, licitações para compra de materiais e serviços, terceirização, obras dos três poderes, reestruturação e redefinição de órgãos para reduzir a máquina, propaganda, devolução do saldo do orçamento aos cofres do estado, etc? E que tal chamar MP, TCE e mais órgãos auxiliares de fiscalização inclusive federais já que fazem parte do governo? Ia ser uma novidade e o fim do esculacho!    

 

 

Política & Murupi 22/08/12 - Gente de Opinião

V-Garçon na frente, diz Ibope

Conversei na manhã da segunda feira com o candidato Garçon que munido de dados da sua pesquisa particular dizia estar á frente na corrida. Hoje saiu a pesquisa do Ibope e Garçon deve estar quicando de alegria. A pesquisa encdomendada pela TV Rondônia confirma outra regional em que ele de novo estava à frente com índice semelhante. Estar à frente no início da campanha não é tudo, mas é um baita indicativo. A pesquisa mostra Garçon com 27%, Mauro Nazif com 22%, Mariana Carvalho com 11%, Fátima Cleide 10%, Mário Português 7%, José Augusto e Mário Sérgio empatados em 2% e Aluizio Vidal e Jaderson empatados em 1%. Brancos 6%, não sabem ou não opinaram 11 % e a margem de erro de 4%.  

VI-Garçon no meio, diz Ibope

Pesquisa é como bikini: mostra quase tudo mas oculta o essencial e é por aí que as coisas começam a aparecer. Como a margem de erro é de 4%, Garçon e Mauro estão no empate e no segundo bloco Mariana, Fátima e Mário Português embolaram. No quesito rejeição há novidades: O novato Mário Português empata com Fátima e no segundo bloco Garçon, Nazif e Mário Sérgio se atracam, seguidos coladinhos por Mariana. De novo a indecisão toma conta da pesquisa com 16% dos que não sabem ou preferiram não opinar e os 5% de rejeição geral. Pelo andar da mula veia está aberta a temporada de caça ao Garçon e ao Nazif por conta das pesquisas. Nazif atrás da maca, Garçon sob a mesa e dê-lhe tiro e dê-lhe grito!   

VII-Boi de piranha no Tietê

Uma das melhores piadas do folclore eleitoral deste ano saiu de São Paulo: “O candidato do PRB a prefeito de São Paulo Celso Russomano é uma espécie de boi de piranha que chegou à outra margem”.  O autor é o jornalista José Roberto de Toledo num comentário feito no dia 24 de julho. O tempo passa, o tempo voa e Serra se engasga justo quando o horário eleitoral gratuito começa e ele se vê em segundo lugar. A nova pesquisa Datafolha consolida Celso Russomano com 31% contra 27 de Serra e em movimento ascendente desde o final do ano passado, enquanto Serra caiu três pontos. Quem diria, Greta Garbo acabou no Irajá e agora é a hora de Serra apelar até para bolinhas de papel. Nem Serra ou Haddad. Que coisa hein?

VIII-Respingos do Maluf no PT e vice-versa

“Tia Erundina”desceu o sarrafo no Congresso em Foco: “Houve barganha: o Maluf exigiu a Secretaria de Habitação, que tem obras, no governo Alckmin em troca do apoio ao Serra. Como o Alckmin se negou a dar a secretaria, ele veio para o Haddad. A presidenta Dilma deu para o Maluf uma secretaria nacional com mais recursos orçamentários. Foi pago para que o Maluf se coligasse com o PT”. Depois de abrir mão de concorrer como vice na chapa do Haddad, Erundina ainda acusa o golpe e decepcionada com o acordo fechado por Lula com Malufdiz que a política está “rebaixada”. Zé de Nana é direto: “Um gambá cheira o outro”.

IX-Por um fio

O PSTU trocou de candidato. Saiu Jaderson Silva e em seu lugar entrou Waltério Rocha, professor e oficial da PM de Rondônia. Para a vaga de vice-prefeito Marcio Martins, publicitário e líder comunitário do bairro São João Bosco. Informações do PSTU dão conta que o discurso e a proposta continuam os mesmos que     já foram apresentados anteriormente por Jaderson Silva que agora ficará na coordenação da campanha e na formulação de estratégias estaduais para o partido visando as próximas eleições. 

X-Papo com Zé de Nana

X1-Mas afinal o secretário da Secel saiu, não saiu, vai sair, não vai sair, está saindo, sairá ou sairia?

X2-O bairro Arigolândia corre o risco de deixar de ser um bairro para virar uma repartição da União: SPU!

X2-Se não há grana para mais nada como é que vão fazer a nova ALE e o Palácio do IC?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)