Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 22/01/10


 
Frase do dia:
"Quero fazer uma campanha de quem sou eu e quem és tu." – Lula
 
01-BR fechada
A população da Vila Princesa se irou com o corte de energia e partiu para o tradicional: fechou a BR-364. Com isso, quem precisava chegar a Santo Antônio, Jirau, Guajará Mirim, Extrema ou ao Acre teria que arranjar transporte aéreo. Aí me dei conta que o projeto do novo aterro sanitário continua no papel. Como uma coisa puxa outra, pensei: que tal o deputado Garçon entrar na parada e cobrar de alguém? Se com suas cobranças sairam a PEC, água tratada, duplicação da BR, ponte de Abunã, por que não com o aterro? A idéia é minha mas, nem quero crédito. Afinal quem cobra é ele.


02-Dura lex, sed lex?
Uma mulher do povo – desculpem-me por não citar o nome – foi flagrada pelo circuito de câmeras de um supermercado na Zona Sul da Capital. Seu crime, foi tentar furtar um talco e um creme dental no supermercado, escondendo na sua bolsa. A polícia foi acionada e mulher comum, conduzida à Central de Polícia para os  esclarecimentos. Claro, que ela deve pagar pelo crime. Mas quem rouba dinheiro público? De novo não cito nomes. O espaço da coluna é limitado. Mas todos nós sabemos quem são eles...  

03-Dura lex, sed lex?
A Justiça determinou, a partir de um pedido da OAB-RO, que a suposta mandante da morte do advogado Valter Nunes de Almeida, a também advogada e esposa da vítima fique em prisão domiciliar, uma vez que sua permanência em estabelecimento prisional feminino fere o artigo 7º, inciso V da Lei Federal 8908/94 – Estatuto da Advocacia e da OAB. Como fiz na nota acima, deixo de citar o nome da acusada, por uma questão de isonomia no tratamento. Isonomia que não se vê no caso da prisão. Mas a lei é assim...

04-Lições do apagão
Pintou um novo apagão – tá mais comum que arroz de festa – e o povão parece estar se acostumando. Cheguei em casa e corri para ver a nota da Ceron. A explicação foi a mesma de sempre – não é culpa da Ceron -  mas na feitura da nota... quanta diferença. Perfeita! Meus parabéns!. Fui ver a nota da Eletronorte, um primor de TCS (Tira a Cara da Seringa) com a informação que não foi culpa da empresa. Pirei o cabeção: mas que diabos está acontecendo? Será que foram raios de novo? Isso já tá ficando monótono.     

05-Preparando estradas para a saída de madeiras
POLÍTICA & MURUPI 22/01/10 - Gente de OpiniãoO Incra-RO assinou contratos – R$ 7.472.040,04 – para complementar, revitalizar e abrir estradas. Serão 293,7 quilômetros para 21 assentamentos em 7 municípios. O objetivo é dar condições de tráfego e viabilizar a saída da produção dos agricultores familiares. Até gostei. Mas aí, lembrei-me de uma reportagem da Veja que mostrava a ação dos “sem terras” nos assentamentos no Pará e tremi nas bases. 300 km de linhas para escoar a produção? Não foi bem isso o que vi lá no assentamento Joana D’Arc. Assista no OpiniaoTV  VÍDEO 1  -  VÍDEO 2.

06-Curto e bem grosso
Uma reunião ministerial serve para que o presidente e ministros explanem planos de trabalhos e tomem decisões sobre os temas. Mas, num período de eleição, a coisa muda de figura e foi na reunião de ontem que Lula deu um show para a seleta platéia de ministros: “Esse babaca do Sérgio Guerra não sabe o que está falando quando diz que nada acontece de bom no Brasil. Espero que a eleição não seja de baixo nível. Mas pode ser que seja, porque a oposição está sem discurso. E eu sei o que é ser candidato sem discurso.” Pelo palavreado chulo, a eleição vai ser de altíssimo nível. 

07-Bate boca de “bolicho”
O PSDB reagiu à Dilma: "Diante de sua reconhecida falta de experiência política, a Ministra Dilma Rousseff adota as conhecidas artimanhas do PT que, historicamente, aprimorou de maneira nunca vista a retórica do medo e da mentira.” Aí foi a vez do PT: “o que mais salta aos olhos é a hipocrisia do candidato doPSDB, José Serra, que ao mesmo tempo em que afirma estar “concentrado no trabalho” e que “não vai entrar nenhum bate-boca eleitoral de baixaria", usa o presidente do seu partido como um verdadeiro jagunço da política para divulgar uma nota daquele teor.” É de cair o queixo. 

08-O que ainda se pode esperar disso
Ainda ontem o tucano Sérgio Guerra, presidente do PSDB deixou nas entrelinhas: "Em respeito ao presidente da República do Brasil não darei a resposta que ele merece, e que eu gostaria de dar". Mais tarde outra nota tucana:“Por calúnia e difamação, a Executiva Nacional do PSDB vai interpelar, na justiça comum, Ricardo Berzoini e José Eduardo Dutra. A acusação dos petistas contra o Presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), revela também, grave preconceito contra o povo nordestino.” E assim vai. Pelo visto até a eleição deverá faltar ventilador mas sobrar a matéria marrom pastosa.

09-Chegou, baixou mas não saravou
Disposta a evitar novos atritos com evangélicos e católicos em ano eleitoral, a ministra Dilma deu uma trava e mandou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial segurar o anúncio do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa. O plano, que prevê a legalização fundiária dos imóveis ocupados pelos terreiros de umbanda e candomblé e até o tombamento de casas de culto, seria lançado ontem, mas na hora “H” o governo segurou a notícia, alegando ser preciso revisar aspectos jurídicos. “Num arrilia de preto véio não mizifi! Suncê num brinca mode nun levá pêia. Arrêa o marafu aí! Hummm....” 

10-A poupança ideológica
O filho do comunista Luiz Carlos Prestes recebeu da Comissão de Anistia, indenização de R$ 100 mil. Em 64 Luiz Carlos Prestes foi exilado e levou o filho – na época com 10 anos de idade – para Moscou, meca do comunismo, o que poderia ser considerado um prêmio para um comunista ideológico como Prestes e que tentava implantar o mesmo sistema no Brasil. Deu errado mas, o brasileiro vai pagar pela opção que o Cavaleiro da Esperança fez. Não é pela grana e sim pela razão. Anônimos perderam emprego, direitos rasgados, vidas devassadas, e sem reparos. A ditadura deixou um legado para a esquerda: um fundo de investimento em ideologia que rende lucros até hoje.    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)