Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 20/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“Essa conta nós não vamos pagar” – Artur Virgílio do PSDB para Tião Viana e Raupp, sobre a absolvição do Renan Calheiros

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Acertando as contas:

O TJ de Rondônia considerou inconstitucional e ilegal a LOA, no que se refere ao MP, por ferir sua autonomia administrativa, financeira e orçamentária em relação a atos praticados pelo governador Ivo Cassol e a Assembléia Legislativa, que cercearam o direito do MP de elaborar sua proposta orçamentária de 2006 para 2007. Ou seja: A tesoura que já funcionou antes e que gerou uma série de entraves tentou cortar de novo. Expedito, o MP agiu antes. Há uma outra questão que pode dar panos para mangas: Os precatórios. E aí é outra luta.

 

02-Dia do negro. Dia da verdade:

Hoje, dia da consciência negra, deveria ser chamado de dia da verdade. Não somos negros ou brancos. Somos mistura. Nossa história contada nas escolas torna o negro transparente, como se não tivesse existido. A maior figura da causa negra é a branca, princesa Isabel. Do negro o braço é o registro. Sua cultura rica e presente até hoje, é negada, apesar do samba, da culinária, etc. Cultura, inteligência, avanço técnico, religião, tudo ficou oculto ou foi negado. O negro como um vírus, agiu na HD branca. E ainda tentam negar sua inteligência!       

 

03-A formiga e a cigarra:

Enquanto a cigarra cantava, a diligente formiga amealhava dinheiro e agora anuncia: Vem aí a nova ALE. Projeto pronto, terreno definido, agora é por mãos à obra. Não se pode negar que a ALE tem problemas e as denúncias pipocam vez por outra. Não se pode negar porém, que a Mesa Diretora age com mão de ferro. E se faltam trabalhos legislativos de vulto e sobram polêmicas patrocinadas por alguns deputados, fica à vista que a bandeira adotada -a moralização – está em andamento. A nova ALE, se construída e depois de construída,  será a prova da competência da formiga.

 

04-Carlão de Oliveira – a bola da vez:

Era o mais incensado dos deputados e viu o seu castelo ruir de uma hora para outra. Preso, conseguiu um caminhão de votos e se tornou suplente. Com outro caminhão de processos no lombo, foi solto depois das eleições e não foi condenado, a exemplo dos seus colegas à época. Legalmente, se Euclides Maciel perder o seu mandato, Carlão reúne as condições de assumir, por ser suplente. A lei garante. As questões morais, reclamações e lágrimas não estão previstas em lei. Aliás sobre esses tópicos, há sempre o outro lado da questão.

 

05-Dividindo o badeco:

O “bruxo”, Carlos Esperança, comenta hoje na sua coluna “Sem papas na Língua”: “Os “contras” das usinas do Madeira tiveram o reforço da socióloga e relatora nacional dos direitos humanos, Marijane Lisboa. Sem papas na língua ela garante: ao final de tudo a população rondoniense é que vai pagar o pato”.  Permita-me o “bruxo”: se é para continuar com os mesmos problemas e sem as usinas, que venha o pato, a galinha caipira e o tacacá. A gente convida até a D. Marijane pra rachar o badeco. Temos fome de desenvolvimento.

 

06-Golpe de mestre:

A manobra realizada ontem por Arthur Virgílio do PSDB foi uma jogada de mestre da sinuca. Tirou o Renan que estava na boca do suicídio e trocaria a presidência pelo mandato. Tirou da outra boca a bola da CPMF na jogada de Lula e esnucou Sarney que se preparava para aproximar da boca, Edson Lobão no lugar do Renan e devolveu Renan para Lula. E com as bolas batendo na tabela, Virgílio ainda cantou a jogada para Raupp. Quer outro nome do PMDB e não o Lobão. Sarney, o marimbondo de fogo, deve estar cuspindo o próprio. 

 

07-Tá dominado. Tá tudo dominado:

Os “cabeças gordas” do Senado reconhecem: Renan Calheiros deve ser absolvido, de novo. E a exemplo do que ocorreu no primeiro julgamento, PSDB, DEM e PT já ensaiam o jogo de empurra. Tucanos e ‘demos’ tentam debitar o possível perdão a Renan na conta da boa-vontade do PT. O petismo, de seu lado, esgrime o argumento de que o cesto de votos pró-Renan será adensado por senadores “oposicionistas”. No seu canto, mas se mexendo muito, Renan faz as contas e diz que terá votos em todas as legendas, menos no PSOL.

 

08-Tudo pela CPMF:

Acossado pelo aumento dos votos contrários à CPMF no Senado, Lula voltou a acenar cortesias para a oposição e anunciou para o próximo dia 30 o envio ao Congresso de um projeto de reforma tributária. Toda vez que alguma coisa não vai bem, a reforma aparece. O placar contra a CPMF assusta o governo, que precisa de 49 votos para aprovar a prorrogação do imposto, mas, dos 53 senadores dos partidos governistas, quatro já anunciaram que votam contra. Some-se a isso tudo, o tempo que corre contra a votação e a jogada do Artur Virgílio que esticou mais o embate. O tempo urge e a CPMF é grande.

 

09-No dia da consciência negra, um fato:

Assim como nos indicadores de renda e escolaridade, o padrão de mortalidade nos Brasil também reflete a desigualdade racial e econômica.  De acordo com estudo feito por pesquisadores da UFRJ, no período de 1999 e 2005, as principais causas de mortalidade de homens negros são externas, como os homicídios. Já os brancos morrem mais por doenças. Afinando mais o estudo, chegamos às favelas sem o estado, desemprego, tráfico e crime como ocupação, serviço público de baixa qualidade e falta de saídas sociais. É desalentador

 

10-Oxigênio para o gás:

Gás saindo da lama de uma praia às margens do rio Amazonas, transformado em pequenas fogueiras ao receber alguma faísca, tem chamado a atenção de moradores de Manacapuru, a 110 quilômetros de Manaus. Há a possibilidade de ser o mesmo gás que será tubulado pelo gasoduto Coari-Manaus, com seus 417 quilômetros de extensão. As obras do gasoduto começaram em junho do ano passado e empregam cerca de mil dos 80 mil habitantes do município e vai gerar 800 megawatts de energia para o Amazonas E nós? Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)