Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 19/11/10


 

Paulinho, nesta questão do aumento do salário, precisa tomar cuidado. O povo quando fica rico, fica mais exigente”. – De Sandro Mabel para Paulinho da Força Sindical, vazado durante a “reunião secreta” do governo.

01-Simples assim

O professor Francisco Matias aproveitou a data de 27 de novembro para uma aula de história sobre Tratado de Petrópolis mas, puxou a orelha de nós todos que esquecemos a história de nossa Amazônia. De forma simples, como é seu estilo e objetivo no conteúdo, Matias passeia de agosto de 1902 aos nossos dias. Com sua permissão, complemento que nossos problemas fronteiriços continuam até hoje, fruto principalmente dos equívocos do Itamaraty. Quanta falta faz naquela casa um Barão do Rio Branco. E sobram Celsos e Top,tops!     

02-A gripe na economia

A Irlanda se esmerou. Durante uma década fez o dever de casa, chegando ao inimaginável: reduziu a dívida de 100% do PIB para 20%. Estava  tudo indo tão bem até que a crise dos EUA a atingiu com um torpedo no casco de um navio de madeira. Terá que recomeçar do zero absoluto. O Brasil perdeu o bonde da história e justo quando torpedo passou ao largo fazendo apenas uma marolinha vê uma nau à deriva e sem margem de manobra para se afastar. A enxurrada de dólares dos EUA chega justo quando o capitão do barco passa o comando. Se Tio Sam espirra o mundo pega gripe. Mas eles já estão com pneumonia. 

03-Tuberculose à vista

Sabe aquela bazófia de que falamos de igual para igual? É só isso: bazófia. A eleição já ocorreu e a verdade começa a aparecer. José Serra disse que o país corria o risco de desindustrialização. O governo negou. Hoje um documento do Ministério do Desenvolvimento afirma: há risco real. Pior é que além da queda vem o coice e os preços de algumas comoditties despencaram. Exportar com maior valor agregado seria solução mas, com o dólar crescendo como rabo de cavalo, há que se trilhar novos caminhos. Exemplo do rombo: o superávit no setor de veículos que era de US$ 3 bilhões inverteu o sinal para US$ 9 bilhões.

04-Quarentena

Para infecção viral, quarentena e antibióticos. Na economia, poupança interna e controle de gastos públicos. O abacaxi é que não temos nem uma coisa nem outra e nossa economia, pelo andar da mula veia, vai enfrentar o seu mais duro teste. O apregoado crédito farto gerou a dívida interna alta fritando a poupança futura.Com o juro real na casa dos 7%, a inflação mostrando as garras e com a indústria caindo pelas tabelas, o cenário é sombrio. Torço e muito para que as qualidades de gestora durona de Dilma Roussef sejam verdadeiras. Senão...  

05-Efeitos colaterais

Tudo isso aí é para dizer que o que é ruim sempre pode piorar.Uma jogada no mundo político brasileiro – que findou em fiasco – mostra o que pensam nossos bombeiros, com gasolina na mão para apagar a fogueira que se avizinha. Salvo para os que ainda acreditam que a idéia de se montar um blocão composto por PMDB, PP, PR, PTB e PSC tenha sido apenas para apoio à governabilidade. O nome disso é fisiologismo, pai e mãe dos custos difusos que impedem o Brasil de avançar nos diversos setores do governo e, principalmente na economia.         

06-Bolsões de miséria

Parece que não é só discurso. Especialistas foram convocados para tratar já do que Dilma martelou durante a campanha: a erradicação da miséria e, é pule de dez que o assunto estará presente no seu discurso de posse. Turbinar o Bolsa Família e aumentar o crédito popular são caminhos óbvios e consensuais mas, não pode ficar apenas nisso. Há que se inovar nos “fomigerados” programas de assistência que apenas dão o peixe sem ensinar a pescar e ter em mente que portas de saída da miséria valem mais que manter os “bolsa qualquer coisa” .   

07-Briga de foice no escuro

O que tem de figurinha buscando aderir ao novo governo não tá no gibi. É a “tchurma do velcro” no aprouch. Sem chapéu e sem o jeitão de “dexacumigo”, estão mexendo os pauzinhos para fazer a ponte que os ligará a Confúcio. Mas a luta não é só para fazer a ponte. É preciso impedir que outros a encontrem. Vale tudo. O dedo nervoso que indica o caminho errado é o mesmo que acusa. Ridículo e, ao mesmo tempo hilário. Espetáculo de degradação moral explícita com direito a deduragem, rasteira e claro, a babação ovípara. Tudo pelo CDS.

08-Troca-troca

A Semtran - Secretaria Municipal de Trânsito ganha em peso político. Fernanda Moreira deixa a titularidade da pasta mas, continua na secretaria como técnica em engenharia de trânsito. Assume o atual presidente da CUT, Itamar Ferreira.Juro que não entendi. A menos que a Prefeitura queira com a entrada de um político evitar as trombadas que a modernização do trânsito provoca, por exemplo, na Câmara de Vereadores. De qualquer forma desejo ao que chega e à que sai, sucesso. Sei não... tem cheiro de estratégia para a próxima eleição.   

09-Zé “Iron Man” Alencar

Sabe-se lá de que material é feito o corpo do vice presidente José de Alencar. Talvez a cachaça mineira que ele tanto gosta esteja atuando de forma residual como formol. O Zé de Alencar saiu mais uma vez do hospital para continuar a luta contra o câncer e suas implicações. Se do corpo pouco se sabe, a alma no entanto, é de puro aço mineiro saído da melhor forja. Chega a ser comovente o jeito sereno e até bonachão com que o vice presidente encara sua doença. Hoje ao deixar o hospital José de Alencar sorria e se dizia feliz. É uma fera!

10-Respingos eleitorais

A Procuradoria Eleitoral de Rondônia caprichou na tinta pedindo ao TRE que abra ação de investigação eleitoral contra Ivo Cassol, Reditário, Odacir Soares, Cahulla, Tiziu, Joarez Jardim e Ari Saraiva além do líder da Igreja Mundial, o apóstolo Valdomiro Santiago. As acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. Num show evangélico em Rolim de Moura, teria ocorrido “explícita e autêntica propaganda eleitoral feita pelo líder religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus”. Como a justiça é laica, o “milagre urgente” do pastor chapeludo não pode ser utilizado na defesa. 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu