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Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/07


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

"As imagens não mentem: a aviação brasileira viveu neste 17 de julho o seu 11 de setembro. E não dá para culpar Osama bin Laden.  Jornalista Carlos Humberto

Pauta política de 01 a 10

 

01-O Brasil de luto:

Uma rigorosa investigação dirá dentro de algum tempo as causas da tragédia de ontem. Ouso porém perguntar: Porque as ranhuras da pista principal não foram feitas se Congonhas está em obras desde 2003? Porque a pista não foi interditada se um avião já havia escorregado antes? Porque a Infraero optou por obras para internas em detrimento da segurança? Congonhas continuará operando sem resolver os problemas da pista? É seguro viajar de avião no Brasil? Se o acidente foi pela má condição da pista, qual autoridade será punida? Quem avalia a gestão da Infraero? Quantas mortes serão necessárias para por fim na crise aérea do Brasil? Até quando ficas no cargo Valdir Pires?

 

02-Uma tragédia anunciada:

Controladores de tráfego aéreo da torre de Congonhas informaram que já haviam pedido para que a pista principal do aeroporto fosse fechada durante as chuvas, depois que um avião da empresa Pantanal derrapou na mesma pista que o da TAM. Oficiais da FAB, ligados ao controle e segurança de vôo e autoridades da Infraero que é a empresa estatal que administra os aeroportos do país, negaram o pedido dos controladores por entender que não havia perigo real. Pergunta: Pressionados, qual controlador teria moral para vetar uma pista no Brasil? Detalhe: a pista era uma piscina no momento do acidente. 

 

03-Insegurança aérea:

Um assunto está na pauta da imprensa há dez meses, desde o fatídico acidente do Legacy com um avião da Gol. Os brios nacionais foram feridos quando um jornalista americano escreveu sobre um buraco negro no nosso espaço aéreo. Os desmentidos oficiais foram depois também desmentidos e ficamos cientes da existência, da carga excessiva de trabalho dos controladores. Uma CPI foi instalada, mas contra a vontade do governo, que sistematicamente boicota suas investidas para apurar a corrupção que grassa na Infraero, o que só complica mais a situação da crise aérea.

 

04-Saíndo pela tangente:

Uma nota oficial determinando 3 dias de luto, horas depois do acidente, foi tudo o que saiu do governo até agora. Luto oficial desnecessário, pois 154 famílias ainda estão enlutadas desde o acidente com o avião da Gol e o Brasil está de luto por todo esse tempo em que se investiga sem que se chegue a um resultado final sobre o assunto. Até hoje o país aguarda a palavra oficial da Anac–Agência Nacional de Aviação Civil, um cabide de empregos que não conhece suas funções. Anac e Infraero parecem ter sumido do radar depois do acidente. Ninguém aparece ou fala algo. Pior: Lula determinou que apenas o Ministro da Aeronáutica falasse sobre o assunto. Silêncio no ar e na terra.

 

05-No país do faz de conta um senador faz de conta:

O novo senador Gim Argelo tomou posse ontem em lugar do Roriz e saiu de férias. Vai receber o seu rico salário, pago por nós, contribuintes otários, integralmente. Mas a vida de Gim Argello não será um mar de rosas no Senado. Romeu Tuma, o corregedor, já prometeu investigá-lo e o Senador Arthur Virgílio lhe disse em plenário, que esperava sua posse para inquiri-lo. Tradução: Argello faz de conta que é senador, num Senado presidido por alguém que faz de conta que é o presidente mas que não teve condições morais de dar posse ao novo “senador faz de conta”

 

06-Causa provável do acidente:

A falta de aderência da pista é a causa mais provável do acidente de ontem com o Airbus 320, segundo opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, Anderson Correia. "Esse aeroporto, como todos sabem, tem certa limitação, tanto no tamanho quanto na qualidade da pista", afirma.  A pista estava em reforma e havia sido liberada há duas semanas, antes de sua conclusão que ocorreria em setembro. Para Correia, deveriam fechar o aeroporto para aviões de grande porte, por não ter condições mínimas de segurança. A redução das linhas aéreas em Congonhas estava, ou está, em estudo pela Anac, com toda sua lerdeza e incompetência.

 

07-Causa real do acidente:

Conversei hoje pela manhã com o comandante Demarco, piloto comercial e um profissional preocupado com segurança aérea até porque pratica acrobacia aérea. Demarco foi enfático: “Há vinte anos não há investimentos na área. A crise ainda vai demorar cinco anos e com dinheiro e gente competente”. A maior causa de mortalidade no setor aéreo brasileiro é um mal implacável chamado incompetência. Em menos de dez meses menos, 342 mortes com as de ontem. Gente que não sabe o que faz está no comando. Você sabe quem comanda a Anac? O nome é Milton Zuanazzi, engenheiro mecânico, pós graduado em sociologia, ligado ao turismo. Ou seja, tem tudo a ver. É o cara.

 

08-Chorando o leite derramado:

O relator da CPI do Apagão, senador Demóstenes Torres, discute hoje com o presidente da comissão, Tião Viana, a hipótese de investigar a nova tragédia aérea brasileira. Cogita-se inclusive a hipótese de trabalhar durante o recesso parlamentar, que começa hoje e vai até 31 de julho. “Nós tínhamos decidido que, durante o recesso, faríamos apenas a análise de documentos. Mas, diante da gravidade do novo acidente, isso pode ser objeto de reavaliação”. Só para reforçar, o governo tem atuado na CPI como um trator impedindo que requerimentos obtenham o sinal verde para a investigação. Volta a CPI e permanece o blá-blá-blá.

 

09-Rondônia e o PAM:

Transcrevo o e-mail enviado ontem por um leitor rondoniense da coluna Política&Murupi, que está no Rio de Janeiro “Em visita a praça das medalhas na praia de Copacabana, nos jogos pan-americanos, visitei o estande de Rondônia e qual minha decepção ao encontrar duas cariocas totalmente despreparadas para dar informações sobre nosso estado enquanto o do vizinho Acre, totalmente estruturado, com acreanos para dar informações e folders sobre o Estado. E tinha até lembrancinhas do estado, fiquei envergonhado”. Eu também. Gostaria de saber quem foi o responsável por montar o nosso estande, quem pagou, quanto custou e o que mostra daqui.

 

10-Cuidado com o que você pede. Deus pode dar:

Menos de uma hora depois de ser empossado senador, o Psol entrou com uma representação contra Gim Argello, que assumiu a vaga de Roriz doze dias após sua renúncia. Sobre as denúncias contra Argello, a representação do Psol, assinada pela presidente do partido, Heloísa Helena diz: "São fatos ilícitos e com potencialidade de ferir o decoro parlamentar, como acusações de irregular uso do dinheiro público, lesão ao erário, enriquecimento ilícito e demais condutas praticadas sob o 'manto' da imunidade parlamentar". O novo senador tem tudo para ser conhecido como Gim, o breve.

 

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