Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 18/03/10


 
Frase do dia: 

“Se eu for preso, vou botar para arregaçar. Que está sendo armada alguma coisa para mim, eu tenho ouvido em diversos lugares. Ele tem dito que o que é meu está guardado. Acontece que isso não me tira um minuto de sono.” – Ivo Cassol para e sobre o Procurador Chefe do MPF-RO, Reginaldo Trindade .


01-Indústria da indenização I
O preso tentou fugir, o agente o baleou e o fugitivo morreu. A justiça mandou o estado a indenizar a viúva. Da sentença: "o fato por si não pode ser considerado como único e exclusivo causa de sua morte, eis que o Estado poderia e deveria agir com outros meios para impedir sua fuga.” Pensei quais os outros meios e lembrei de algemas, tema de “caliente” discussão no STF sobre sua utilização. Seria então o caso de usar algemas, cordas, imbira, etc?  

02-Indústria da indenização II
Nada tem a ver com o fato acima mas, não custa lembrar que o país paga uma fábula para quem tentou mudar o sistema político do país, inclusive os traidores da causa, tidos hoje como heróis da luta contra a ditadura. Não custa lembrar a maioria sem nome que penou com a dita ou as vítimas dos planos econômicos e/ou de erros crassos das políticas públicas que precisam provar que tinham uma conta e foram lesados. Mas a visão seletiva só vê pelo lado esquerdo.   

03-Nem tudo está perdido
Apesar do fiasco até aqui, a viagem de Lula começa a render. O Brasil é nome de rua na Jordânia e Lula teria chances de ser secretário geral da ONU, com a indicação e apoio públicos do porta-voz da Presidência palestina, Mohamed Edwan. "Achamos que ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável”. Eu aqui escrevendo bobagens e Lula na trilha do sucesso mundial.  

04-Cahula, o ungido
Não bastasse a indicação do Cassol e Cahula acaba de receber outra unção. Não há dúvidas. Cahula é candidato do Cassol e também do PPS seu partido. A unção veio com a frase da lavra do Moreira Mendes: “O companheiro Cahúlla vai assumir o estado legitimamente e legitimado, e certamente haverá de encontrar um bom caminho. Nós, do PPS, estaremos ao seu lado para auxiliá-lo e ajudá-lo na direção do estado por esses nove meses que ainda temos pela frente”. Agora com o apoio partidário é que a coisa vai duma vez. Ora se vai... 

05-Desperdício de energia em minas
O ministro de Minas e Energia – nunca entendi o que tem a ver minas com energia – Edison Lobão, defendeu ontem na Câmara a atualização do marco legal sobre mineração, que para ele é praticamente inexistente. Lobão lembrou que o setor é regulado por um decreto de 1967, que não dá instrumentos para o aproveitamento de todo o potencial do setor. “O que se viu foi uma verdadeira desordem em razão da frouxidão da legislação”, disse Lobão explicando que já foram concedidas 160 mil áreas para pesquisa e lavras, e só 8 mil produzem. 

06-Aumenta o exército do Top-top
Vá tentar entender essa coisa louca chamada serviço público. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Executivo, que cria 100 cargos em comissão para reestruturação do Ministério das Relações Exteriores, antigamente conhecido e respeitado como Itamaraty. Aí cabe a pergunta: Adianta mais gente se o Top-top Garcia dá as cartas? 

07-Ficha Limpa
Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e parlamentares entregaram ontem ao presidente da Câmara, o substitutivo com as propostas para o PLP 518/09, Ficha Limpa. O MCCE pediu prioridade na votação e quer a inclusão na pauta do Plenário no início de abril. Temer disse que, na próxima reunião de líderes vai conversar sobre a votação mas, disse que é preciso não gerar falsas expectativas e que é importante assegurar o apoio da maioria da Casa para evitar o desastre de uma eventual rejeição da proposta em plenário.
 

08-Pre-sal salgado
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, admitiu que a votação do projeto sobres royalties do petróleo, aprovado na semana passada na Câmara, deve ir para a geladeira, depois que o deputado Ibsen melou a jogada do governo, que era meter a mão nos royalties. Na queda de braço para criar um novo sistema de distribuição, o governo – Sérgio Cabral, o chorão, no meio – esqueceram de acertar com os estados produtores. O rolo carece de tempo para correção. 

09-AGU x TSE
A AGU andou “bolando as trocas” ao explicar o inexplicável. Exagero? Veja a pérola: “A candidatura começa no registro da candidatura. Enquanto não houver registro, não é candidato”. Quer mais? “O presidente é agente público. Não lhe é negado o direito à cidadania. Não há impedinento para campanhas, mas fora do espaço da presidência”. O autor disso tudo aí é Luiz Inácio Adams. Adams, o que puxa mais do que chiclete. Mas o TSE deve por ordem na zona. 

10-Gasoduto Já!
Aproveitando a visita que o Ministro Lobão faz às obras das usinas, destaco a matéria do Eco-Debate: ”Longe de países que reduziram a queima da gás, em 2009 a Petrobrás aumentou quase 60% queimando 9,38 milhões de m³/dia nas plataformas, sobre a queima média diária de 2008. O volume é recorde em um ano e o Brasil pula de 17º para 8º  lugar em queima de gás no mundo. A Rússia, 1º lugar, reduziu a queima em 10%.” Em Urucu a Petrobras queima todo dia o gás que deveria chegar a Porto Velho. Ministro Lobão, Gasoduto Já!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)