Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 17/03/10


 
Frase do dia: 

“O núcleo da criminalidade não tem nada a ver com a conduta de menores de 18 anos” – Deputado José Genoíno sinalizando que o governo deve empurrar com a barriga a discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos.


01-Fim de papo

Como já era esperado, acabou após três longos anos a novela da cassação do governador Cassol e seu vice Cahúla. Sem a espada de Dâmocles, Cassol fica no cargo até o início de abril, quando então se afastará para tentar a vaga de Senador. Cahúla assume o governo e, como anunciado deverá disputar a vaga de governador pelo PPS. Numa análise bem rasteira, nada mudou. Até porque, em sã consciência, alguém ainda acreditava na tal cassação? Agora acabou. 

02-Impactos pós sentença
Apesar da sentença ter saído agora, os fatos remontam à época das eleições e a sede de sangue havia sido aplacada com a cassação de Expedito. Se Cassol fosse condenado teria pronto o discurso da injustiça. Como foi absolvido, basta virar o disco e tocar o lado “B” do LP. Depois do “dê-le tiro e dê-le grito” como ele diz, é surfar na imprensa, professar a fé na justiça e fazer campanha. Tudo dentro do figurino. Para Cahúla é a hora de caminhar com as próprias pernas. 

03-O que pode mudar na relação Expedito x Cassol
Pelo que se depreende do vídeo produzido pelo Rondoniagora, Cassol deve manter a mesma postura com relação ao antigo aliado. O mesmo não se pode dizer de Cahula que, disputando o mesmo cargo, vai se sentir à vontade para bater no adversário. Ontem, após o julgamento Expedito disse:  “Nada muda. A justiça decidiu e não há o que discutir. Continuo minha caminhada, levando a minha mensagem, do meu partido e respeitando a todos. Tenho muito a fazer”. 

04-A PM funciona
Um malaco “achou” um cartão de crédito e resolveu lanchar por conta na Pão Recife. Na hora “H” sem a senha, disse que não pagaria e alaprou a caixa. Em poucos minutos a Blazer da Rocam estava na área com computador e “fotinhas dos malinos”. Como o “marvado” estava numa magrela, uma L200 chegou para fazer o frete. Posso contar uma coisa que todo mundo já está careca de saber? A PM em Porto Velho funciona e muito bem. E não é elogio gratuito. É “divera”. 

05-A Caerd não funciona
A história é verdadeira, foi contada no Banzeiros com fotos mas, parece piada de mau gosto. A Caerd foi à casa do Zé Carlos atender a um pedido que não foi feito, para sanar um vazamento que não existia. Tinha tudo para dar errado e deu. O registro novinho em folha e que “custou uma baba” foi quebrado pelo técnico. Como toda história tem final feliz, o Zé vai fazer um périplo para ter seu direito de pagar a conta pelo que consome e não pelo que a Caerd presume.  

06-Dnit: a bola da vez
Não se pode negar o excelente trabalho que Miguel de Souza fez como Diretor do Dnit, carreando recursos para Rondônia. Basta listar algumas das obras mais importantes e lá está o dedo dele. Aí Miguel de Souza disse uma frase mágica: “Se o partido quiser, estou à disposição”. A declaração foi a senha para o “pau de bater em doido” cair sobre ele. Para bom entendedor, pingo é letra. Miguel incomoda a quem nada fez justamente por ter feito. E haja pau! 

07-Diplomacia cabocla
“O vírus da paz está comigo” disse Lula. Virus às vezes sofrem mutações e aí mora o perigo. Para o “assessor internacional”, Marco Top-top,  o boicote que o ministro israelense das Relações Exteriores fez a Lula foi “descortesia”. Nada disse sobre o incidente protocolar causado antes. Ontem na Cisjordânia Lula criticou a ocupação e o embargo de Israel aos palestinos e pediu a queda do muro, nua hora em que Israel resolve construir mais casas na faixa palestina. O “vírus da paz” é solução simplória, inoportuna e ineficaz para ambos os lados. 

08-Top-topando
Segundo o assessor Marco Aurélio Top-top Garcia, o Irã não pode ser ignorado na discussão da paz no Oriente Médio, por ter "influência de peso" na questão. Chutou pra fora. A República Islâmica é que não poderá ignorar um eventual acordo de paz a que se opõe porque legitimaria o Estado judeu. Influência tem a Liga Árabe. É o que falam os especialistas sobre o imbróglio no qual o Brasil entrou e a troco de nada. Cá pra nós, que curriculum tem o Top-top para falar sobre Oriente Médio, quando ainda se atrapalha todo sobre América Latina?  

09-Reclamação atrasada
“Não tem sentido o Brasil se aliar a ditaduras; não tem sentido o presidente Lula dizer que os presos políticos de Cuba são iguais aos criminosos comuns do dia a dia de São Paulo; não tem sentido o presidente Lula defender um programa nuclear em que o Irã está descumprindo um tratado que ele mesmo assinou; não tem sentido o Brasil concordar com a criação de embaixadas no Caribe.” Isso tudo aí foi dito hoje pelo Senador tucano Azeredo numa reação tardia à política externa do Brasil. Top-top Garcia e o Itamaraty já se perderam.  

10-Um pouco mais do mesmo
Matéria do Congresso em Foco mostra o estrago que as declarações do Lula sobre prisioneiros políticos de Cuba fizeram. No dia 26 de fevereiro, em Miami, o consulado do Brasil foi invadido por cubanos que protestavam contra Lula e a “cumplicidade” com o regime político de Cuba. Três dias antes, Lula pronunciou uma frase sobre a morte de Zapata, lamentando “que uma pessoa se deixe morrer por causa de uma greve de fome!” As críticas da imprensa internacional e de órgãos de direitos humanos avalizaram a invasão. E o Brasil ó, top-top.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)