Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 17/03


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

 

“Prefiro uma polícia que possa ser julgada por eventuais excessos que ser execrada pela sociedade por nada fazer contra o crime”  - Cel.Ferro da PM de Rondônia

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Direitos do consumidor:

Consumidor consciente reclama de preços altos, de juros embutidos, de preços trocados, de falta d’água, de conta de energia e de telefone. O bom consumidor consegue com suas reclamações que a saúde funcione, que a escola melhore e que a segurança não seja só um desfile de carros. O bom consumidor não aceita passivamente. O ato de reclamar pode parecer estranho mas você se acostuma e mais pessoas passam a ter esse comportamento cidadão. Quem reclama não é mau humorado. É apenas cidadão consciente.

 

02-Abrindo as portas da esperança:

O presidente Lula convidou dois empresários de peso para o Ministério do Desenvolvimento, mas ambos declinaram do convite. Roberto Botelho presidente da Embraer e Abílio Diniz do Grupo Pão de Açúcar alegaram compromissos já assumidos para pular fora. Encontrar o homem certo é tarefa difícil, pois o nome deve ser reconhecido pela comunidade internacional e o ungido precisa  entender de comércio exterior. Lula de um lado e o deputado Armando Monteiro Neto da CNI do outro, vão continuar batendo nas portas. Sugiro o Collor de Melo, auto-declarado santo brasileiro. 

 

03-Quem é esse novo velho Collor?

Teatral, choroso, contido, cercado pelos remanescentes da brancaleônica tropa de choque, Collor estreou a tribuna do Senado. 99 páginas de um discurso que demorou 3horas e 15 minutos para dar sua versão do impeachment. Teria sido melhor que tivesse feito um livro como o fizeram Bob Jefferson e o Palocci. Collor é a mesma farsa daquela época. Falou o que lhe interessava, não tocou na operação Uruguai, nem das artes do PC Farias, foi bem aparteado, recebeu elogios e como fazem os gatos, enterrou o passado e aquilo que fez. Poderia ter enterrado junto o discurso. 

 

04-Tirando o tapete da sala:

Está aberta a temporada dos escândalos políticos. O senador Álvaro Dias do PSDB e segundo vice-presidente da Casa, instaurou ontem a CPI das ONGs, que investigará repasses de recursos do governo federal para as Organizações Não-Governamentais. Os líderes partidários devem fazer a indicação dos parlamentares que farão parte da comissão, que contará com R$ 100 mil para o desenvolvimento dos trabalhos. A CPI será composta por 11 senadores, sete suplentes e uma enxurrada de denúncias que vão mostrar a largura do cano de jogar dinheiro no ralo. 

 

05-Luz de emergência na CPI do apagão:

Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara, disse que vai responder "de forma técnica" o pedido do ministro Celso de Mello, do STF, sobre a barrada CPI do Apagão Aéreo. O requerimento do STF ainda não chegou mas Chinaglia garante que a assessoria jurídica da Câmara fará o parecer no momento adequado e aproveita para jogar para a torcida dizendo: "A sociedade percebe que votações importantes não aconteceram. Cada partido e cada bancada estão sendo julgados por seus atos". É pura verdade. A obstrução da oposição é regimental e a sociedade está de olho.

 

06-A esperança é a primeira que morre:

Darci Pedro da Rosa perdeu o mandato de vereador lá de Chupinguaia por decisão do TRE.  Juntamente com o vereador a condenação atinge tardiamente o ex-prefeito do município Ataíde José da Silva. Os dois teriam oferecido serviço gratuito de coleta de lixo e tratamento de dentes a eleitores em troca de votos na eleição de 2004. É o tipo da sentença que faz nascer a esperança de um dia termos eleições limpas. Mas a esperança é a primeira que morre. Os dois são peixes miúdos e o tempo gasto impediu que a justiça fosse feita. A justiça é assim: quando tarda, é falha.

 

07-A vida imita a telinha da TV:

Pronto. Era o que faltava. Temos o ministro “Viúva Porcina. Aquela que foi, sem nunca ter sido”. Em menos de 24 horas o novo ex-quase-futuro ministro da Agricultura, Odílio Balbinotti foi do céu ao inferno e colocou o nosso presidente numa lambança e envolve tanta gente que Lula vai acabar dando um chute no cachorro. Balbinotti pode virar ministro mas trará o fantasma de um par de algemas consigo. A desculpa do governo para não dar posse foi a de que o titular estava fora e não teria como transmitir o cargo. Ou seja: Papai Noel existe mas, as renas voam no natal.

 

08-O Haiti é aqui:

O setor de inteligência da SSP do Rio obteve, por escutas, a informação de que os traficantes do CV decidiram matar 150 policiais civis e militares nos próximos dias. Doze PMs já foram mortos na última semana no Rio e, desde o início do ano, o número de mortos já chegou a 31. As delegacias e os quartéis da PM estão de prontidão e por ordem dos comandantes dos batalhões, os soldados só percorrem a cidade, à noite, em comboios com vários carros. O estado trata com a regra geral uma exceção. O crime organizado precisa ser combatido com medidas de exceção.

 

09-O tempo não para:

O governo federal apresentou os principais pontos do Plano de Desenvolvimento da Educação. Entre as propostas estão a elaboração de um indicador para comparar municípios e a criação de uma prova nacional para avaliar a alfabetização de crianças de 6 a 8 anos. A intenção do governo é de que, até o fim de abril, a maior parte das medidas já esteja em vigor. Às vezes esse tempo de maturação me irrita. Agora por exemplo os pontos são apresentados para uma discussão que é dispensável. Faz logo e ajusta o que for preciso depois. O Brasil tem pressa e o tempo urge.

 

10-Rachando o ovo ainda na galinha:

Para atender aos acordos, Lula iria criar o Ministério dos Portos e Aeroportos. Ficou na promessa, até que o vovô viu a uva. O naco do PMDB é grande, chiadeira geral e para agradar ao Ciro Gomes, a idéia voltou. Mas nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado. O ovo será partido ao meio para originar dois ministérios digamos assim...gêmeos. Está sendo gestado em ritmo de frevo o Ministério dos Portos e o Ministério dos Aeroportos e vem aí mais chiadeira. Os dois nascem da costela retirada do Ministério dos Transportes.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu