Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 16/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

"O Renan é nosso aliado" – Lula, o corajoso bombeiro do PMDB.

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Resolvendo um problema com outro:

Se o transporte coletivo está concentrado nas mãos de poucos, a falha é do poder público, e a ele cabe encontrar soluções. Algumas cidades à guisa de solução – temo que Porto Velho entre nessa – aumentaram o problema, autorizando o uso de mototáxis. Precário na origem, o restritivo transporte sobre duas rodas é alternativa para uso pessoal e jamais coletivo. Da permissividade do estado surgiram camelôs, flanelinhas, bancas de peixes, sem terras, etc. Regulamentar os “sem ônibus” é abrir a porta para a isonomia. E é aí que mora o problema.

 

02-Democracia - essa coisa relativa:

Durante a ditadura militar, os generais falavam do Brasil democrático, como verdade que se negada, era punida com rigor. Na Venezuela, Chavez monta um plebiscito de cartas marcadas, inventa o “regime bolivariano democrático” e Lula acredita: "Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem uma coisa para criticar o Chávez. Agora por falta de democracia na Venezuela não é”. Ao renovar sua crença no plebiscito de araque como referendo democrático, assusta e deixa uma questão: mesmo com cartas marcadas pode?

 

04-Lei seca repaginada:

Vi o projeto para redução da violência que o vereador Kruger Darwich pretende apresentar na Câmara. Não é inédito e segue o que foi adotado em algumas cidades. No texto, um assunto que já foi objeto de uma outra proposta recusada anteriormente depois de uma luta desigual. Trata-se de regulamentar o horário de funcionamento de bares em pontos da cidade, apontados como “manchas criminais” – locais de maior ocorrência de crimes. Talvez agora, melhor formulada e com outro patrono, a coisa decole. Vem aí uma nova discussão.

 

05-PMDB de casa nova:

Com a presença do cardeal, quase papa, Waldir Raupp, foi “lançada a pedra fundamental” da sede do PMDB em Porto Velho. Com um objetivo comum a ser alcançado, as diversas correntes talvez descubram que precisam remar sob um só comando para atingir a meta e o resto se agrega. É mais uma do Raupp. Um histórico do PMDB disse: “É uma espécie de sonho e quimera, de importância inimaginável”. Zé de Nana estava lá tentando uma vaga de pedreiro e ao ouvir a bela frase disparou: “Ôxente...mas a pedra é fundamental ou filosofal”?

 

06-Atirou o que viu e matou o que não viu:

O relator do processo que acabou indicando o senador Renan para a cassação do mandato, fez uma revelação interessante. A Constituição e o Código de Ética vedam aos senadores a possibilidade de serem donos, dirigir ou gerir de empresas de comunicação mas, é bastante comum o que ocorreu com Renan. Familiares e outros são usados em lugar do verdadeiro dono das concessões. Em 2006 o senador Suplicy requereu um levantamento sobre o fato, mas como a ninguém interessa, perdeu-se no labirinto burocrático do senado, sem relator.

 

07-Caldo propício para o casuísmo:

O judiciário vem fazendo sua parte e o povo, por incrível que pareça a sua pelo voto. O PFL minguou, trocou de nome, mas se arrasta. O PSDB continua firme no eixo Minas-SP, mas não decola no resto do país. Os pequenos continuam pequenos ou incham artificalmente à sombra do poder,no resto do paisuam pequenos ou crescendo artificalmente ançada a pedra fundamental  pelo adesismo em alta. A reforma política negada pelo Congresso se faz compulsória, sem Congresso, sem partidos num ambiente onde tudo pode acontecer como esticar mandatos, alinhar eleições e no pior dos mundos, um plebiscito para o 3º mandato. 

 

08-Caldo propício para o casuísmo II:

Chavez está em festa com as declarações de Lula. “Nosso modelo socialista é democrático”, garante o sargentão e completa: “Eu acho que na democracia é assim, a gente submete aquilo que a gente acredita ao povo e o povo decide e a gente acata o resultado. Porque senão não é democracia”. Referindo ao plebiscito que lhe deu superpoderes de chefe de estado. Chaves pediu aplausos a Lula assim que terminou de ler a declaração na rádio. Vou recitar um mantra mil vezes por dia com todo fervor: Lula é democrático. Lula é democrático.

 

09-Novela com final esperado:

Renan Calheiros informou a algumas das principais lideranças do Senado, governistas e oposicionistas, que vai renunciar à presidência da Casa. Desistiu da idéia de renovar o pedido de licença de 45 dias, que vence no próximo dia 26 de novembro. Abdicará ao comando da Casa antes dessa data. Em troca, espera preservar seu mandato. Será o fim de uma relação complicada, e com um enredo digno de uma novela: um político pequeno num cargo grande, e uma relação extraconjugal com uma jornalista multi-orgástica. Quase pornô.

  

10-Oxigênio para o gás:

Reforço de peso na Câmara dos Deputados. Moreira Mendes fez um duro discurso sobre o apagão e disse: "Antes de ser fundamental para Rondônia, o gasoduto é uma obra estratégica para o Brasil. Está mais do que provado que a bacia de Urucu possui reserva de gás mais suficiente para suportar um projeto dessa envergadura. Na bacia de Urucu, são produzidos, queimados e reinjetados nos poços 9,9 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias. Estamos enterrando nossas riquezas. Isto é um crime!". Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)