Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10


 

Frase do dia:
 

"O secretário me orientou a não fazer isso." Victor Lampert coordenador de Estudos, Previsão e Análise, sobre não dar explicações econômicas e fazer previsões para os dados, por ordem do secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo.

 

 

01-Agenda dos candidatos

E, já que está dando certo, é provável é que na agenda do presidente Lula conste hoje –durante alguma entrevista que nada terá com o assunto – uma declaração sobre um erro cometido. Uma coisa mais ou menos assim: “Eu estou convencido que um pedido de desculpas é uma coisa que todos fazem. Eu não teria como negar naquela solenidade que a companheira Dilma é a mãe do trem-bala. Ele nasceu do trabalho dela, da vontade dela. E eu não desafiei a justiça tanto que pedi desculpas. É que não posso mentir. Foi ela, Dilma que possibilitou a construção do trem bala e vai fazer muito mais no futuro.” 

 

02-Agenda dos candidatos

Não estão previstas rebeliões no DEM para hoje, ou um novo artigo de FHC comparando seu governo ao do Lula. Isso é coisa para ser tratada no final de semana. Além de voar de um lado para outro, José Serra deve se dedicar à sua tarefa específica na campanha: desmentir pela enésima vez os boatos de que vai acabar com o bolsa família e avisar ao eleitor que é Dilma e não Lula que está na disputa eleitoral. Por falar em desmentir, Serra encheu “os picuá” e irou: “Nessa campanha se criou uma nova profissão, os profissionais da mentira. É mentira, mentira, mentira, pra gente ficar desmentido a mentira”. Pois é...

 
 

03-A fila aumentou

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de OpiniãoPara os que – como eu – esperavam que a lista de impugnados ficasse mesmo nos 234, uma novidade: a fila cresceu e mais 77 sortudos foram acrescentados. Os nomes ainda não foram revelados mas, já se sabe que mais quatro entram no seleto clube dos “fichas sujas”, publica o site Tudorondonia. Para a Desembargadora Zelite Carneiro, “Se for preciso vamos fazer sessões extraordinárias; vamos trabalhar de manhã, à tarde, à noite e até nos fins de semana para julgar os processos”. Hoje pela manhã um jornalista dizia que lei de ficha limpa não tinha dado e não daria em nada. Errou feio meu. Já deu! 

 
 

04-O milagre brasileiro

"Se existe realmente crescimento econômico no Brasil também não sabemos. Mesmo com o otimismo oficial, o fato é que nem chegamos a recuperar as perdas provocadas pela crise mundial, voltando aos patamares de PIB e emprego anteriores à crise, e já se anuncia crescimento nos níveis da Índia". Assim Luciano Medina Martins inicia seu artigo – Não sou idiota! – publicado no Congresso em foco. Oportuno pois num país que beira à unanimidade com seu governo, qualquer voz que se levanta merece um olhar. Clicando aqui você chega ao artigo. Recomendo a leitura, pelo menos para conhecer o outro lado.

 

05-Censura parlamentar

Uma discussão bizantina tomou conta do Senado. O pouco conhecido Mesquita do Acre fez um discurso e foi representado pelo MP Eleitoral por ter ferido a legislação. Esse um dos casos em que a imunidade parlamentar deve existir e é necessária. Para complicar o caso, a mesa diretora da casa proibiu que se veicule à noite, a gravação do que ocorreu durante o dia. Ora, ora, ora... ao vivo pode. Gravado nem pensar. Mas, e que diferença faz? Zé de Nana me socorreu: “Santo Antonio é milagreiro mas, não sabe tirar porrada e, se já foi dada, não adianta esconder”. Fico cada dia mais orgulhoso desse meu assessor.

   

06-Ninjas na jugular

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de Opinião150 ninjas da PF estão finalizando a Operação Conexão Amazônia. Foram dois anos de investigação e agora é chegada a hora da onça beber água. E a onça está sedenta: 35 mandados de prisão, 28 de busca e apreensão, serão cumpridos no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Rio Grande do Norte mas, para variar, Rondônia dá sua contribuição  A “tchurma” dos malinos estava envolvida em todo tipo de bandalheira e atuava no financiamento, aquisição, transporte, distribuição de cargas de cocaína da Bolívia e Peru, roubo de carga, câmbio de moeda estrangeira e lavagem de dinheiro.

 
 

07-No tempo do Ricúpero...

Velhos tempos. Ricúpero caiu depois de dizer uma verdade captada por uma parabólica: “Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura, o que é ruim, esconde". O mundo gira, a Lusitana roda e a coisa igual, escancarou. Victor Lampert participava de uma entrevista quando foi questionado sobre resultados da possível estagnação econômica. O tempo fechou e o homem ameaçou encerrar a entrevista por três vezes. Na época, a frase derrubou Ricúpero. Nos dias de hoje, Victor Lampert será visto como um herói leal.

 

08-O que fez Cartaxo tremer?

O que Lampert temia? Miram Leitão em seu blog faz uma análise que deixa pegadas. Os números do semestre mostram a arrecadação em alta. De janeiro a junho a arrecadação de impostos e contribuições atingiu R$ 379 bilhões, alta de 12,48% sobre 2009, resultado que surpreendeu o IBPT. “A alta era esperada, por conta da recuperação econômica, que traz aumento do emprego e das contribuições previdenciárias, por exemplo. Mas não achávamos que fosse aumentar tanto”. Segundo ela, a previsão é que a carga tributária, que caiu para 35,02% do PIB em 2009, suba para 37,9%, batendo os 35,16% de  2008.

 

09-Papo de comunista

POLÍTICA & MURUPI 16/07/10 - Gente de OpiniãoO comunista Aldo Rebelo, relator da reforma do Código Florestal, deu uma senhora aula de capitalismo para capitalistas: “Vocês, produtores rurais, precisam pensar mais como negociantes. Se o consenso dos políticos é pela redução da área plantada, se é isso o que majoritariamente quer a imprensa, que vive malhando vocês, se ninguém tem coragem de defender a produção agropecuária, conformem-se, plantem ou produzam carne na área que eles consideram a ideal. Vocês podem lucrar o mesmo produzindo em menos terras. É verdade que a produção vai cair. Mas o preço vai subir. Pra que ficar dando murro em ponta de faca? Vocês também têm o direito de parecer chiques e preocupados com o futuro da humanidade.” Como se vê já não se fazem mais comunistas como antigamente. E sobre comer criancinhas, nem pensar...

 

10-Só pra sacanear “los hermanos”

A Argentina acaba de aprovar o casamento entre homossexuais. “Temos que trabalhar para construir a igualdade social, o que ainda vai tomar muitos anos. Ter o direito de casar não significa que no dia seguinte a discriminação foi abolida. O que vai ser abolida é a discriminação que o próprio Estado ainda mantém dentro de suas leis”, garantiu Alex Freyre. Como sou politicamente correto, procurei o Zé de Nana para comentar o assunto: “Agora é que o Maradona vai beijar na boca dos jogadores. Principalmente do tal Messi. Na próxima copa mulher nem passa na concentração argentina. Vão resolver a parada entre eles mesmos”. A culpa é minha. Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer.

  Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)