Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 15/03/10


 
Frase do dia:

"Não é uma má ideia, mas não sei se é totalmente viável".
– Danny Zonshein diplomata israelense sobre Lula e sua busca pela paz para o Oriente Médio 


01-Quando o imponderável age
A nota do Banzeiros me lembrou a frase que atribui ao Claudius e cujo autor é Marcus Tulius (55a.C.): “O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas. A arrogância de autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Depois de 2 mil anos continua atual, ponderada e inobservada, principalmente em ano eleitoral. Valeu seo Zé.    

02-Queda de 45% no FPM
“O tratamento destorcido, imposto pela União de forma centralizadora, retém os recursos públicos e promove a farra com desonerações do IPI e IR, esvaziando cofres de Estados e Municípios, com a renúncia fiscal irresponsável”. Leonardo Santana da UBAM, que congrega os municípois do país talvez nem conheça a frase do Marcus Tulius mas, sabe como os demais prefeitos que lhes resta o pires na mão mendigando aos arrogantes o que deveria ser apenas um direito. 

03-Mordendo a isca I
Quem já transitou nos dois lados de uma negociação com grevistas, sabe que paciência e a conversa extra-reuniões é fundamental principalmente quando há variáveis como essa greve do Sintero. Saindo do governo, Cassol pode deixar uma granada sem pino para Cahula e munição aos adversários para detonar sua frágil postulação. Retirar a gratificação é um tiro no pé, salvo se a intenção do Cassol for esta. Como adivinhar o que se passa sob o chapéu do homem?    

04-Mordendo a isca II
Isonomia no tratamento a servidores parece ser o caminho do governo. Ocorre que pauta de negociação é para ser discutida por ambas as partes. O governo que se fez de mouco, apresentou uma proposta igualitária para os servidores e ameaça retaliar, caso o Sintero não mande os trabalhadores voltarem às aulas. Oito anos se fecham e o nó governo x Sintero não foi desatado. O Sintero faz a sua parte e o governo fala em “greve política”. Mas, há greve sem política? 

05-Que meda que dá...
"Antes que mais sanções sejam impostas, precisamos fazer todo esforço para reconstruir a paz no Oriente Médio. É isso que está por trás de minha visita a Israel, aos territórios palestinos e à Jordânia, e é também isso que me levará ao Irã". A frase é de Lula, o pacificador, que inicia o giro pelo Oriente Médio. O perigo é Lula conseguir em quatro dias o que ninguém conseguiu em séculos. Aí resta fechar a ONU e entregar os problemas do mundo nas mãos do guru. 

06-Neo-bobagens
Marina Silva está em dificuldades para criticar o estado gordo e perdulário sem ser taxada de neo-liberal. Formada na esquerda, Marina busca um discurso econômico tipo "liberalismo sustentável". Outra pedreira é passar ao largo do crescimento econômico e desenvolvimento, matriz do discurso Brasil e incluir uma nova terminologia: crescer e descarbonizar. Uma pena. Eu esperava bem mais da Marina. Mais substância sobre meio ambiente e menos neologismos. 

07-Com o pé esquerdo
Notícias do Guysen, o maior site de notícias de Tel Aviv, relata um provável incidente diplomático no início da visita de Lula a Israel. Lula teria se recusado a depositar flores no túmulo de Théodor Herzl, fundador do movimento sionista que criou o Estado de Israel. Ainda segundo o site Guysen, uma fonte do ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que não é aceitável que Lula desrespeite o procolo usual do país e espera que ele reveja sua decisão. 

08-Chorando de barriga cheia
O governador Sérgio Cabral desabou num pranto sentido e “chorou largado” ao saber que o Rio de Janeiro perderia parte dos royalties do petróleo, vez que  Estados e municípios receberiam partes iguais da bufunfa. Serjão chamou de “leviandade histórica" a maldade que fizeram Ibsen Pinheiro e Humberto Souto com “seu estado”. Fiquei tão comovido com seu choro que até desisti da idéia de convidar o Serjão para governar algum estado da região Norte ou Nordeste. 

09-Vale tudo
O volume de denúncias será igual ao corre corre dos bichos jogando lama pra todo lado na hora da onça beber água,. A revista Veja abriu a temporada e é seguida por colunistas, blogueiros, etc. O mensalão já pintou e o presidente Lula vai responder ao questionário da justiça. A mulher do Zé Dirceu deu dicas sobre o tal apartamento que o ligaria a Marcos Valério. No Congresso figuras carimbadas puseram as barbas de molho. Baixaria no ar. É bom também.

10-TV fantasma
Quem acessa o site www.tvebrasil.com.br encontra uma TV que não existe. Ou existe? A TV Educativa Madeira Mamoré é uma retransmissora sediada na Rua Rui Barbosa, 1000, Arigolândia, Porto Velho-RO, CEP 78904-220, ligada a uma entidade, a Superintendência de Comunicação Governamental que tem como Diretor Ricardo Borges Leite. Tem até antigos telefones: 69 216-5917/224-4489 e um Fax: 69 223-2355. Com tantos dados, vai ver que até existe, com antena, câmeras, ilhas de edição, etc. Vai ver tem até um canal e a gente nem sabe. A TV Madeira Mamoré parece que é mais secreta que o ouro da Ilha do Curicão.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)