Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 14/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“O rei teve sorte porque eu não o escutei”. – Hugo Chavez, bufão da corte espanhola, portador de surdez seletiva e ganhador do troféu “Cala a boca Magda”

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Lágrimas de crocodilo:

O mundo encara a crise energética, o petróleo bate preços recordes e cada país busca uma solução para sua crise. A China pretende utilizar o carvão, a energia suja. O Brasil investe na bioenergia, flerta com a energia nuclear, mas precisa da hídrica. Rondônia está no topo com as usinas do Madeira. Leilão anunciado aparece a Ford Foundation e seus parceiros aflitos. Para eles somos índios e ribeirinhos ignorantes, correndo riscos que apenas a eles é dado conhecer, mas que constará de um relatório - quem sabe já pronto - com base naquilo que dirão terem ouvido de nós mesmos. Por trás “motivo$ inconfe$$ávei$”.

 

02-Não quero conselho. Sei errar sozinho:

Um louco cria a reserva Raposa Terra do Sol, outro permite a venda de nossas terras a estrangeiros e sem limite. Vão surgindo reservas de poucos índios e muitos gringos nos sitos sobre jazidas minerais. Pagamos à Termonorte produzindo ou não energia. Ou seja: usamos mal o que temos. Porto Velho já teve área cercada e a bandeira dos EUA hasteada, como se não fosse parte do Brasil. Mas, de novo não! Os fazedores de relatórios chegaram. Como brasileiro, posso e devo criticar o meu governo. Pode ser um governo ruim ou não, mas é nosso. Sou cidadão investido das garantias constitucionais da nossa Constituição. Sou capaz. Tenho o direito de errar sozinho sem relatórios, sem gringos, sem “stops” .

 

04-Mais um Raupp turbinado:

Com um atraso considerável, a justiça determinou que Ramiro Negreiros deixe a cadeira de vereador. Em seu lugar assume Émerson Castro do PMDB atual secretário da SEMES que vai fazer uma ponte para Assis Raupp assumir a vaga em definitivo. Com isso outro Raupp é fortalecido para iniciar sua carreira política e já com uma base eleitoral bem definida, já que se instalou em Jacy-Paraná. Emerson Castro avança várias casas no tabuleiro político da capital, e passa a ter um espaço maior sob o guarda-chuva do casal Raupp. Pode dar rock.

 

05-Valdir Raupp - a estrela sobe:

Mineiramente, desconversando, indicando outros nomes, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp vai sendo levado para o centro do banco, num movimento que lembra a brincadeira infantil de “espremer a gata”. Seu nome foi detonado no momento em que esteve à frente da tropa de choque do Renan, mas num efeito contrário, Raupp mostrou suas qualidades como articulador político confiável. Seu nome tem o apoio de Sarney, é bem aceito no Planalto, no PT e no Senado, onde figura como a nova estrela do PMDB. Escolado, porém, nega ou cala.

 

06-Batendo cabeça:

Tida pelo ministro Temporão como uma saída para melhorar a qualidade do atendimento na saúde, a PLP que permite a contratação de funcionários públicos pelo regime celetista está na mira dos deputados federais. A oposição, diz que é inconstitucional, e a base governista cobra a inclusão de regras mais claras para o novo modelo. “Do jeito que está, o projeto é um cheque em branco. Queremos definir limites”, reclama Eduardo Valverde. Ele defende alguma garantia a ser utilizada no momento da demissão. Sem a estabilidade do serviço público, o novo empregado do governo terá tratamento igual a qualquer trabalhador da atividade privada.

 

07-CPMF num beco sem saída:

Ao PSDB e DEM, não importa ganhar ou perder. Importa apenas castigar e desfigurar o rosto do adversário, pois nem governo nem oposição vencerão a luta por nocaute. Importa o placar moral. Aquele que vai rechear os discursos oposicionistas durante as eleições contando a luta contra a CPMF. O opositor apoiado por Lula terá como bandeira anunciar o fim da CPMF no primeiro dia de governo. A oposição sabe que perde a luta por pontos, mas continua catimbando. Luta feia. Para o Zé de Nana é como brigar com bêbado: “Se ganhar, ganhou de bêbado. Se perder perdeu de bêbado”. Mesmo se o governo ganhar, perde. 

 

08-Evo Morales fazendo escola:

O governo quer mais da metade das receitas do petróleo da mega-jazida de Santos. O leilão de 41 lotes da área foi suspenso para que se estabeleçam novas regras. As empresas que ganharem o direito de exploração terão de pagar mais, pelo que conseguirem extrair. Hoje elas recolhem 50% aos cofres da União. 10% provém de royalties e 40% da "participação especial" quando as reservas são grandes ou de alta produtividade. "O Estado quer um contrato em que ganhe mais", diz o presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli. Pois é: Vivendo e aprendendo. Valeu Evo, o mestre.

 

09-Exploração de florestas em Rondônia:

O governo lança hoje o edital para exploração da Flona Jamari, em Rondônia. Serão 96 mil hectares divididos em três lotes, na área escolhida para conter a pressão de desmatamento. O prazo para entrega de propostas termina em 9 de janeiro e só as empresas brasileiras participam. Os vencedores vão explorar por 40 anos e gerar renda R$ 2,8 milhões por ano. Foi só falar em “exploração” e minha paranóia voltou. Continuo com pé atrás, mas o Zé de Nana acha que é só piração da minha cabeça. “É que cachorro ofendido por cobra, tem medo de lingüiça”. Deve ser isso então, mas acho que tem coisa.

 

10-Oxigênio para o gás:

Reforço de peso ontem na Câmara dos Deputados. Moreira Mendes dez um duro discurso ontem sobre o apagão e disse: "Antes de ser fundamental para Rondônia, o gasoduto é uma obra estratégica para o Brasil. Está mais do que provado que a bacia de Urucu possui reserva de gás mais suficiente para suportar um projeto dessa envergadura. Na bacia de Urucu, são produzidos, queimados e reinjetados nos poços 9,9 milhões de metros cúbicos de gás todos os dias. Estamos enterrando nossas riquezas. Isto é um crime!". Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)