Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 14/06/12


Frase do Dia:



“Líderes do PT declararam que, para o presidente Lula, se fosse preciso entregar a cabeça do Agnelo para ter a de Perillo, que fosse feito.” Deputado federal Bruno Araújo durante a CPI.

 I-Miguel de Souza & Mário Português

Nos bastidores comenta-se que a idéia era colocar o empresário Mário Português da Distribuidora Coimbra como o cabeça de chapa. Mário teria topado ser vice, desde que o candidato fosse Miguel de Souza. Tacada de mestre do Miguel ao abandonar o frentão e escolher seu caminho. Acaba de viabilizar sua candidatura ao fazer uma dupla respeitável com o empresário, abrir espaço para acolher DEM, PTB, PP e somar um razoável tempo de TV. Afeito a obras, o engenheiro Miguel traz para a política soluções interessantes: Isola Nazif e Hermínio e se cacifa para polarizar no embate com Fátima ou quem vier.  

II-Mariana criou asas

Baixíssima rejeição, – a menor entre todos os candidatos – jovem, carismática e mulher, fazem de Mariana Carvalho a grande incógnita dessa eleição. Mariana é a vice dos sonhos de qualquer candidato e foi aí que o PSDB e principalmente, Lindomar do Sanduba’s, enxergou a prefeiturável tucana de Porto Velho. Numa cidade como Porto Velho que elegeu Roberto Sobrinho saindo de 1% nas pesquisas, tudo pode acontecer e não digam que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Com Mariana pode cair.   

III-Hermínio – ser ou não ser

Hermínio Coelho é um homem de sorte, mas sabe como ninguém quando e quanto arriscar. Entre o comando da Assembléia e a aventura de uma eleição, creio que o experiente político deve se balançar, até porque não é um jogo qualquer. Para viabilizar uma candidatura com chances de sucesso é necessário tempo de TV, vontade pessoal, apoio do partido ou coligação e grana. Muita grana. Hermínio nada tem de bobo e pilota ele mesmo sua carreira política. Se bem me lembro, Hermínio foi meio que posto contra a parede para aceitar a indicação do seu partido. Ou seja, havia ou pode haver uma dúvida.

IV-Fátima Cleide

Testada e aprovada nas urnas, Fátima parte para a eleição com a missão de juntar os cacos do seu PT para viabilizar a campanha. De fontes confiáveis recebi a informação de que está em andamento no PT um acordo que selaria a paz entre os grupos da Fatima e Roberto Sobrinho e que a aliança seria selada com a indicação do ex-Emdur Mário Sérgio –é assim com o Roberto – para ser o vice da ex-senadora. Além de inteligente em termos de co-existência partidária, o acordo deixaria Fátima de cara para o gol, caso o prefeito Roberto Sobrinho resolva completar suas obras e meter a cara na sua campanha.    

V-Mauro Nazif

É bom de voto e se a bendita transposição sair mesmo até o final do mês, Mauro Nazif que segundo as pesquisas pontua sempre nas cabeças, estaria com a força renovada dos servidores públicos à sua disposição. Dr Mauro tem uma característica que lembra o tucano Serra: leva a decisão para o último segundo e com isso acaba se prejudicando por não conseguir fazer um bom arco de alianças. E o arco de alianças é determinante para do tempo de TV. E quem será o vice do Mauro? Alguém aí aposta?

.VI-José Augusto & Garçon

Segundo informações, Garçon será o vice do Dr José Augusto do PMDB. Diligente, trabalhador e bom de voto, Garçon que durante a campanha não para, dorme pouco e corre o trecho, teria tudo para empinar a sua própria candidatura. Falta grana ou o que? Desde que perdeu o mandato de deputado federal, Lindomar Garçon se lançou por um caminho diferente daquele que trilhava. De real nessa história só a afirmativa do senador Valdir Raupp de que o PMDB terá candidatura própria na capital. Detalhe: Dr José Augusto pode – independente de resultados – pacificar os peles curtas e cutubas do seu partido.   

VII-Dalton di Franco

Será mesmo o jornalista Dalton di Franco, um candidato real, um balão de ensaio ou uma tentativa de aproximação com o PT da Fátima Cleide para uma dobradinha ou coisa do gênero? Difícil adivinhar depois da democrática decisão do partido que o escolheu e não ao outro colega jornalista, Celso Gomes. A democracia interna do PDT parece coisa dos tempos do Brizola e lembra a famosa frase do Henry Ford ao falar das características do T-Ford: "O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto."

VIII-E quem mais falta?

Á exceção do Pastor Aluizio ou outro nome a ser indicado pelo PSOL parece que a lista fechou e ficaram de fora três nomes que foram bastante incensados: Ivan Rocha, Dr Amado, Bosco da Federal e se quiserem podem colocar no mesmo altar o Odacir Soares. Acredito porém que nesse grupo aí de cima ainda haverá defecções. E se a coisa anda meio ruça para os candidatos a prefeito, como estará para os candidatos a vereador? Já é possível falar-se das chances dos novos e velhos nomes?

IX-Fora de controle

“CPI você sabe como começa, mas nunca como termina”. A frase bem conhecida e sob testes mais uma vez, está se mostrando real. Não que parlamentares sejam bons detetives ou que saibam investigar ou que conheçam mais que a polícia, nada. A atuação parlamentar ilumina pontos escuros com os holofotes da mídia e põe o bloco a rua. É o cruzamento de informações e as quebras de sigilos que importam. Sob pressão, o governador Perillo autorizou ontem seus sigilos, depois do governador Agnelo ter tomado a iniciativa. E a pressão pode levar Cavendish, e Sérgio Cabral do Rio a sentar no banco da CPI. Aí haja...

X-No answer 

X1-E se no fim do mês não sair a transposição vai faltar dinheiro como fala o senador Cassol?

X2-O governo federal parece que resolveu nos desmamar e tirou a teta. Nada de ponte, transposição, gasoduto, recuperação da BR 364... Será que perdemos o encanto depois das usinas?

X2-A empresa que coleta lixo em Porto Velho está deixando bairros inteiros sem a coleta diária. Será que é isso que chamam de coleta seletiva?   

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)