Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLITICA & MURUPI 13/04


POLITICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

 

"No PT, nada é consenso” – Berzoini curto e grosso sobre acabar ou não com a reeleição

 

01 a 10

 

01-CIDADANIA – Ação Civil Pública

A ação civil pública é disciplinada pela 7.347/85 e pelo Código de Defesa do Consumidor. Pode ser proposta pelo MP, União, Estados e Municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações, desde que tenham sido constituídas há 01(um) ano e possuam em seu estatuto a finalidade de defesa do interesse postulado em juízo. Detalhe importante: havendo manifesto interesse social, verificado pelo juiz nas características do dano ou na relevância do bem jurídico protegido, o requisito de pré-constituição das associações poderá ser dispensado. Vejam só. A importância relevante, dispensa a forma.

 

02-Parece que deu chabu:

De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo. A CPI do Sintero ao que parece subiu no telhado ontem. Tomara que eu esteja certo e aplaudo os bombeiros da crise. Longe do registro da derrota, é possível que tenha sido aberto um caminho de vitórias de ambos os lados, vez que a luta do Sintero é na esfera do Executivo e não na ALE. Para os neófitos em política, sobrou a lição. A margem de manobra no embate político não é só necessária. É a garantia para uma saída honrosa. Volto a repetir. Na atual legislatura da ALE faltam cabelos brancos.

 

03-Um caso para São Expedito:

Por sete votos o TRE-RO cassou o mandato do senador Expedito Júnior, por compra de votos, inclusive com o voto do Presidente Dr Eurico Montenegro. É claro que deve ser interposta uma cautelar para garantir a sua permanência no cargo até o julgamento pelo STF. Mas o problema maior é o escore. Sete a zero é um abismo para se reformar uma sentença. Ao senador resta a luta para manter-se no cargo o que consumirá a energia que poderia ser usada para o exercício do seu mandato. Um mandato que só se sustentará com muita reza e santo forte.

 

04-Mais um que precisa de reza:

Durante o julgamento do Expedito, alguém ligou o ventilador e sobrou para todos. O Procurador Reginaldo Trindade distribuiu medalhas para o senador, sua esposa, seu irmão, o cabo PM Reis, a empresa de vigilância, alguém chamado Japa e até o governador Cassol. E encerrou sua fala com a seguinte frase: “Se a Corte chancelar essa sem-vergonhice corre-se o risco do descrédito junto à população”. O governador Cassol tem o hábito de pedir orações. Pois é gente. Joelho no chão que o homem está precisando e muito.

 

05-Vai faltar ventilador:

Como nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado, a PF sentiu-se relegada a um plano impensável até o ano passado e foi para o ataque. Depois de um chá de cadeira de duas horas, sem cafezinho, fim de papo e greve. “Fomos tratados como cachorros ou coisa parecida. O governo está nos empurrando para a greve”, disse o presidente da Fenapef. Quem se lembra da relação governo e PF estranha. Não quero ser pessimista mas com o volume de matéria prima estocada vai ser necessário importar ventilador da China e pra variar, na próxima quarta um novo apagão aéreo. Não esqueçam de levar os colchonetes, banquinhos e travesseiros Imperdível. Sucesso nos melhores aeroportos do Brasil.

 

06-Razões do infinito verbal:

80 dias e nem o vento sopra. Ontem à noite repassei mais uma vez tudo o que foi prometido, anunciado, escrito, incensado e...nada de concreto sobre o PAC. Chequei do início. As medidas do PAC estão lá: Investir na Infra-Estrutura, Estimular o Crédito e Financiamento, Melhorar o Ambiente de Investimento, Desonerar o Sistema Tributário e Criar Medidas Fiscais de Longo Prazo. Tudo depende do Executivo, Legislativo, trabalhadores e empresários. 82 laudas com os verbos no infinitivo não flexionado, impessoal, sem indicativo de ação, e frases do tipo: “Seguir o raciocínio e chegar a lugar algum é a certeza de ganhar um doce”. Eu pago doce.

 

07-Glossário do Léo - hierarquia:

Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância. Serve para muita coisa mas principalmente para mostrar quem é que manda no pedaço. Exemplo: o presidente manda no ministro, que manda no comandante, que manda nos sargentos. Aí eles decidem se rebelar e promovem um apagão. Avião no chão, presidente nas nuvens, o povo na grita, um “meia volta volver” e o caos. Uma espécie de vice-versa ao contrário. Viu como é fácil entender? O conceito é basilar para o estudo da anarquia, que vem ser a mesma coisa mas de um jeito diferente. Glossário do Léo: Não é bem isso mas, é quase como se fosse. Se é que me fiz entender.

 

08-Papo de terceiro mandato:

Jantar na casa do Renan e Lula deitou falação: "Durante um ano e meio infernizaram a minha vida e da minha família. Tentaram criar todas as infâmias que já se criou, e não só eu fui vítima delas. Getúlio foi vítima delas, Juscelino, Sarney, porque João Goulart caiu por causa delas, porque Getúlio se matou por causa delas". Na maioria das vezes não entendo o que o Lula fala. Esquisito: Lula chamava Sarney de ladrão. Outra do Lula: "Se um dia vocês chegarem à Presidência da República, vão perceber que esse é o ápice de um ser humano. Não tem nada além disso." E o grand-finale: "O nosso projeto não começa agora e não termina agora. O que vai acontecer com o Brasil a partir de 2010?” Não sei presidente Lula. Juro que não sei mesmo.

 

09-Passando da defesa ao ataque:

O nosso incansável e ativo Ministro da Defesa deve estar saltitante. Controladores de vôo na França também entraram em greve e 600 vôos foram cancelados. Considerando tudo o que o Ministro Waldir Pires já falou sobre o assunto, fico na dúvida e questiono. Terá o Brasil entrado no primeiro mundo via apagão aéreo, ou a França foi rebaixada à condição terceiro-mundista? Como vou passar o fim de semana com essa dúvida? Mas o Waldir poderá enfim descansar. Tem trabalhado demais o professor.

 

10-Sem querer querendo:

Primeiro foi uma proposta para aumentar o salário do presidente em 82%. Uma ninharia se considerarmos os salários dos outros poderes. Mas aí... um gesto de grandeza magnânima. Lula mandou dizer que o aumento não é necessário. É claro que me lembrei da sua conta paga pelo japinha do Sebrae, o Paulo Okamoto,  que o Lula disse que não pagaria. Numa saia justa, o melhor é não encarar o desgaste. Consultei o sempre eloqüente Zé de Nana sobre o fato e recebi na lata: “me engana que eu gosto”.  E nada mais disse e nada mais lhe foi perguntado. 

 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu