Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/11


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do Dia

 

“Estamos trabalhando com a certeza de que, logo, logo, o Brasil também será independente na questão da produção de gás." – Lula hoje no rádio

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-Briga doméstica:

Os sem terra arrumaram pra cabeça. Assentados da reforma agrária estão brigando entre si, De um lado os movimentos sociais, como MST, Contag e Fetraf. Os beneficiários da reforma agrária disputam de pau e foice, lotes das áreas desapropriadas pelo governo. O pau come solto. A disputa pelo comando de assentamentos, rixas entre movimentos, denúncias de corrupção na coordenação das áreas são parte da lavoura indigesta. Famílias de assentados estão deixando seus lotes e inchando os acampamentos na beira da estrada.

 

02-CPMF no fio da navalha:

Com sua prorrogação ameaçada, a CPMF está obrigando o governo a prometer o que não quer: controle mais rígido de gastos públicos, desonerações com a CPMF e até redução gradativa da alíquota. Para garantir a aprovação, adotou o discurso tucano de controle de gastos, o que contraria ações do governo. Agora, o governo esnucado pela base pode ter que fazer valer o discurso. O PDT, por exemplo, quer compromisso do governo pelo controle dos gastos e promessa de redução da alíquota. Dureza. Mas quem disse que a vida é fácil?

 

04-CPMF na mira dos demos:

Com a assinatura de mais de 27 senadores, o DEM preparou a armadilha para o governo. Assim que a PEC chegar ao plenário do Senado, o DEM vai apresentar 11 emendas, o que obriga o retorno à CCJ, independente do que já tenha ocorrido antes. É do regimento e nada há que se possa fazer. Pior para Lula, que tem pressa, melhor para o PMDB que pode tentar um relatório substituto do Romero Jucá e se cacifar ainda mais junto a Lula. Hoje o bicho pega. O relatório da senadora Kátia Abreu está na pauta e Pedro Simon comanda a sessão.

 

03-O Brasil que dá certo:

Enquanto o governo bate a cabeça sem resolver a crise aérea, a Embraer segue em céu de brigadeiro e ontem anunciou mais um bom negócio. A Nigéria comprou dez jatos brasileiros: oito Embraer 170 e dois Embraer 190. Uma transação de US$ 301 milhões além da opção de compra para mais 14 aviões. É fruto do mercado aquecido em outros lugares do mundo. No Brasil continental, onde voar é uma necessidade, empresas quebram, e caos se instalou por falta de gerência, regras e seriedade. E pelo jeito fica assim ad eternum e mais três dias.

 

05-Garimpo do Roosevelt:

A reportagem do Estado de São Paulo, republicada pelo site TudoRondônia sobre o garimpo do Roosevelt é como bikini: mostra tudo mas esconde o essencial - nomes. Garimpeiros e índios e se associaram para vender diamantes aos intermediários. Mas quem são esse tais? Gente daqui, com certeza. Quem são os donos das escavadeiras que estão lá? Por onde passaram? Quem dá manutenção e leva o óleo? Quem leva comida para a turma? Como é que entram e saem num local proibido até para deputados? Quem é o “frente”, seu 02?

 

06-Desgraça pouca é tiquin:

Fique ligado. Vão apoitar por aqui representantes da Ford Foundadion, Solidariedad Méed daa hulp, Jij Vecht Tecno Dwrecht; EED e da ONU, para ouvir o povo sobre a construção das hidrelétricas do Madeira. É tudo gente boa que distribui dinheiro para muita gente como o MAB, MST e CPT e com certeza vão escolher a dedo as pessoas a serem ouvidas. Depois é só preparar um relatório, que já pode até estar pronto e apresentar na hora do leilão. Por anos ficamos isolados. Agora nossa tribo vai fazer contato com o branco. Lá vem desgraça.

 

07-Proibido para menores de 21 anos:

José Padilha que fez "Tropa de Elite" e Fernando Meirelles de "Cidade de Deus" estão com o mesmo tema para seus próximos filmes - o Congresso Nacional. Padilha quer rodar a ficção "O Corruptólogo", para expor o funcionamento das casas legislativas. Meirelles pretende fazer um documentário "que explique o que é, para que serve e como funciona este poder tão mal compreendido por nós, os representados". Já tem parlamentar tremendo de medo e a turma da pirataria se prepara para a distribuição alternativa. Sucesso garantido.

 

08-Rezando para chover:

Apesar do otimismo com a descoberta de reservas gigantes de petróleo e gás, o Brasil vai continuar capenga no curto prazo. Não somos a prioridade número 1 da Bolívia, principal fornecedor do País, e as incertezas sobre a oferta do gás são bem maiores que as reservas que temos. A demanda só deve ser normalizada depois de 2011, com a entrada dos campos de Mexilhão em Santos, e os complexos Peroá-Cangoá e Golfinho, no Espírito Santo. Gasoduto, nosso problema de hoje, é também o de lá. Por ora é manter a torneira fechada.

 

09-Não basta ser grande. É preciso ser justo:

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ficou impressionado com os esforços do governo brasileiro na produção de energia renovável e disse que o mundo ainda não entendeu o que o País vem fazendo na produção de bioenergia. "O Brasil, efetivamente, é um gigante verde discreto que lidera a produção de energia renovável e é uma das poucas nações que fazem bioenergia em larga escala", mas cobrou a "responsabilidade de equalizar custos sociais e os benefícios da produção", numa referência às denúncias de trabalho forçado no setor.

 

10-Oxigênio para o gás:

A Câmara de Vereadores lotou na sexta à tarde, para a audiência pública sobre o gasoduto. Casa cheia de povo, mas vazia de vereadores. Sexta feira é um dia complicado. Muitos vereadores devem ter outros afazeres e audiência é só uma audiência. Presentes, desde o início Kruger Darwich como patrono, David Chiquilito e Ramiro Negreiros que presidiu a sessão. Depois mais dois chegaram: Chico Caçula e Marinho Melo. De substantivo, um questionamento oficial sobre a reserva de Urucu. De lamentável o descaso e falta de compromisso dos outros vereadores. Mas enfim, vamos nessa que dá. Gasoduto Já!

 

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)