Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/08/09


 
Frase do dia: 

"Agora vale facada pelas costas. Armadilha se paga com armadilha. A gente também sabe jogar”
– Senador Romero Jucá depois de ter tomado um balão da oposição que convidou Lina, a ex chefe da Receita Federal, para depor na CPI da Petrobrás



01-O pocker político
Não jogo nada, nem pedra em santo porém, admiro regras e macetes de jogos de azar. De igual forma sou “sapo” da política. Vejo política em mesa de jogo e jogo nos bastidores da política. Uma dura e longa mão de pocker, com cacife absurdo está rolando no Senado e, até ontem nenhum jogador havia saído. Na mesa uma hipoteca entrou na aposta: 2010. Jogo em que o coração pulsa no bolso e na garganta é para quem tem controle. Tasso que se descontrolou com Renan foi à tribuna e piscou. Quem joga pocker sabe o que isso. Para espanto dos “sapos” a partida chega ao fim. Sarney fica, o Conselho de Ética arquiva a representação contra Virgílio e PT saudações. Política? Qual nada... O jogo é pocker!



02-Hora do espanto
Um filme trash está em cartaz. O roteiro e direção são lamentáveis mas, as cenas bizarras com bloqueio de estradas, ataques, ressurreição de mortos vivos e policiais correndo em fuga, assustam a platéia. No set estadual a direção é raivosa e a participação dos atores é de submissão. No set municipal a direção é omissa e a atuação dos atores compulsórios é de crítica constante. Mas, como em todo filme trash, direção é o que menos importa já que o roteiro adapta-se às imagens captadas. Pena. No seu melhor momento, com orçamento milionário, Rondônia virou um filme sem artistas, que não retrata seu povo e sua grandeza.



03-Manual do escoteiro
O senador Tuma, Corregedor do Senado, segundo suas próprias palavras, “Surpreso com as declarações e embates que envolveram diversos senadores da República nas sessões da última semana”, criou oito recomendações sobre normas de conduta, dentre as quais diz no item 7: “Guardar absoluta reserva, na vida pública e privada, sobre dados ou fatos pessoais de outros integrantes do Senado Federal que tenham conhecimento”. Louvável a iniciativa, ainda que dispensável excesso de zelo, até porque a leitura do item dá margem a diversas interpretações, como por exemplo, a questão de silenciar sobre fatos. Estranho.


04-Gente que chega
Está em Porto Velho, agora de forma definitiva um querido filho da terra. Zola Xavier, filho do seo Dionízio da Farmácia, voltou de mala, cuia e asa arriada. Apaixonado pelas coisas da terra – em sentido literal – Zola chega cheios de planos dentre os quais conhecer mais a história do seu pai. Seja bem vindo à sua casa e fique por aqui a vida inteira e mais três dias. Outro que aqui já estava, entra para jogar no time de colunistas do Gente de Opinião. Anísio Gorayeb – Anisinho para os amigos – conhece as noites e os dias de Porto Velho. É um grande contador de causos, testemunha e protagonista de inúmeros deles e com sua prosa atraente vai falar de Maria Eunice, chuvas, boemia... Anisinho, a casa é sua bagual.


05-Luz para todos e corte para alguns
A comunidade do distrito de Jaci-Paraná está vivendo momentos complicados. Segundo a PM do distrito, o número de habitantes saltou de 13 mil para 28 mil, quase que do dia para a noite. O quase nada de estrutura que havia entrou em colapso. Famílias diferentes se uniram para ceder moradias aos que chegavam. A economia cresceu, os problemas idem mas, não de forma linear. A população carente cresceu em número e carências e, ontem, quase que um bairro inteiro sentiu os efeitos do crescimento desordenado. Um loteamento resolveu criar uma rede particular de iluminação e a Ceron fez o corte amplo, geral e irrestrito. Sem energia elétrica, sobrou energia para a violência e Jaci entrou no filme trash.



06-Acaso ou coincidência?
Transcorria a morna reunião do Senado nessa quarta feira, quando de repente, adentrou o ex-quase-futuro-pseudo presidente Sarney de forma protocolar – ele adora a liturgia – com o ex-presidente deposto de Honduras, Manoel Zelaya. O profeta Hemetério de Jacobina baixou na hora com a informação mediúnica de que não era coincidência e sim um sinal. Pausa na modorrenta seção que dormitava sob o comando do hilário Mão Santa. Pausa no vibrante discurso do não menos vibrante Garibaldi Alves. Para esclarecer: Hemetério de Jacobina que em vida foi um filófoso de boteco, é um profeta de araque. Mente que só.



07-Agora vai. Ora se vai...
Votorantim Siderurgia e Usina Hidrelétrica Jirau firmaram acordo de R$ 240 milhões para fornecimento de 100 mil tons. de aço para a usina, que serão utilizadas na construção das estruturas de concreto, vertedouro e nas duas casas de força. E mais empregos na bica. Está prevista a contratação de mais dois mil trabalhadores ligados aos produtos fornecidos pela siderúrgica. A assinatura do contrato será dia 13, no hotel Aquárius, com presença do presidente da UHE Jirau, Victor Paranhos e do superintendente da Votorantim Siderurgia, Albano Chagas Vieira. O rio de águas turbulentas para o lado de Jirau começa a amansar.



08-Enfim um olhar para a saúde
O deputado estadual Néri Firigolo chamou a si a responsabilidade de fazer uma crítica à saúde pública e, antecipadamente já recebe meu apoio, independente do resultado que venha a obter. Segundo ele, a situação é dramática, a gestão pública da saúde está na UTI, precisa urgentemente de socorro, e de uma ação mais concreta por parte do poder público. No seu pronunciamento Neri citou o caso de um paciente de Ministro Andreazza que passou vários dias esperando por uma cirurgia da cabeça, e acabou sendo levado para Ji-Paraná, devido a falta de material para realizar a operação. Vai fundo deputado!



09-A H1N1 ou “gripe suína
Confirmado. O exame de sangue enviado pelo Cemetron ao Instituto Adolfo Lutz é positivo para o vírus influenza causador dla gripe suína. É o primeiro caso ocorrido em Rondônia, segundo informações da Angevisa. O paciente, um jovem de 23 anos morava em Cacoal e estava com os sintomas e sendo monitorado desde o dia 31 de junho. Ele chegou a ser atendido pelo Cemetron no dia 22 de julho, sendo de logo liberado. Dois dias depois voltou a Porto Velho retornando a Cacoal dois dias depois. No dia 27 foi internado no Cemetron já em estado avançado de contaminação, vindo a falecer no dia 10.


10-Salvo pelo gongo
“Não é possível a admissão da presente representação no âmbito deste Conselho, uma vez que os fatos nela relatados ou não configuram ilícito ou já têm extinta a sua punibilidade”. Com essa decisão, o engavetador geral do Conselho de Ética, Paulo Duque, mandou pros quintos do inferno a representação contra o senador Arthur Virgílio. Não por acaso, a sessão de hoje foi morna, educada, sem ataques, sem defesa, uma coisa assim... meio que Socila. Acórdão, nem pensar. Sobre essas coisas uma regra da antiga Socila: Falar é prata. Calar é ouro. Tá tudo douradinho no Senado. Até o acordo é dourado

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com  
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.brhttp://twitter.com/opiniaotv 
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)