Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 12/06/09


POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de Opinião 

Frase do dia: 


“A cobra vai fumar”. – Ditado popular e atualíssimo nos subterrâneos da política local.




01 – Casco afiado 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoZezinho do Maria Fumaça, que viu seu projeto de participar da cavalgada com uma super estrutura, quase se transformar na própria, resolveu soltar os cascos. Cavalgada é assim mesmo, ou cascos batendo no asfalto ou voando depois para todos os lados. Zezinho se diz perseguido e injustiçado pelo MP e deu nome aos bois, contando sua história que vem de longe caindo como pedras de dominó, passando pela atuação do seu irmão, à época, deputado estadual. A hora de “chorar as pitangas” foi durante uma entrevista ao Câmera 11. Tendo ou não razão, cabe ao Corregedor do MP apurar os fatos e esclarecer, se o MP está “rachado” como diz Zé Fumaça ou é se o caso é apenas, fumaça. Mas o Zé Fumaça que se cuide, pois água de ladeira abaixo e fogo de ladeira acima, ninguém segura. Fire!


02 – Esperando o dono da boiada
GPOLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de Opiniãoreve na saúde, o povão pagando o pato, filas, barulho e do outro lado o governo com o discurso pronto onde sobra crise e falta dinheiro para aumentar salários. Se faz sentido por uma lado e o anúncio de que o país está numa recessão técnica ajuda, cai do cavalo por outro, vez que o governo anuncia a contratação de mais gente para o setor de saúde. Na verdade o governo observa o fundo do tacho para ver o que vai sobrar da fritura que está no Sindisaúde, às voltas com a escolha da nova direção. De novo o discurso correto, “pero no mucho”. Se o acordo for feito e homologado, independente de quem mande no sindicato, vale para a categoria. A briga interna do sindicato não impede a conversa.



03 – De ONGs e de Petrobrás I 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoCriadas para serem a voz da minoria, as CPIs – por culpa dos próprios parlamentares – estão descendo a ladeira da credibilidade, sem chances de retorno. E o golpe final pode estar vindo pelas mãos do presidente Lula que pode ou deve entrar numa briga para apaziguar a base aliada e indicar quem é quem na presidência e relatoria da CPI da Petrobrás. É a suprema esculhambação. E a evisceração se dá de forma pública e os lances da briga do Renan, sempre ele, Jucá, “et caterva”, foram aparecendo aos poucos, como numa necropsia, junto com as razões nem um pouco republicanas dos envolvidos.



04 – De ONGs e de Petrobrás II 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoSe o caminho do governo para indicar os “cabeças gordas” na CPI da Petrobrás era difícil com a briga das estrelas sem brilho, piorou com uma jogada da oposição num lance do Heráclito que merece registro: Inácio Arruda vinha “cozinhando o galo” e levando a CPI das ONGS a lugar nenhum. De repente Inácio saiu da CPI que estava morta para as hostes da recém anunciada CPI da Petrobrás. Com uma agilidade que conflita com seu corpanzil, o Fortes deu um “ippon” e pôs o “faixa-preta” Artur Virgílio na cadeira de relator. Céus abaixo pois, via CPI da ONGs, Virgílio pode pegar a Petrobrás, tudo que o governo não quer. O “custo do abafa” subiu de preço e o PMDB já pôs na mira a BR Distribuidora.



05 – Jogo catimbado I 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoExpedito diz ter feito um acordo com o PSDB e seu PR e que Cassol vai para o PP, até com data marcada – dia 18 de junho – apesar do Cassol não ter dado “nem tchuns” para as suas declarações. Das duas uma: ou Cassol está no comando ou Expedito faz um vôo solo – o que é bem pouco provável. Apenas para lembrar, na questão PSDB a ordem que veio do alto é para que o partido dê guarida ao João Cahulla, que ao contrário do Cassol, continua filiado ao PPS. Voltando ao estilo Cassol, é conhecida sua estratégia de apoiar várias candidaturas e esperar que as pesquisas indiquem quem tem “garrafa pra vender”. Expedito por uma pesquisa divulgada pelo O Observador, cujo resultado aponta apenas a preferência do eleitor, estaria liderando uma corrida que sequer existe de fato ainda.



06 – Jogo catimbado II 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoPelo que se dá a entender, o PSDB, – a mais desejada do baile – estaria solto e apenas em Rondônia. Estranho. Os tucanos têm uma coligação nacional com o DEM do Bianco e o PPS do Moreira, além de outra coligação em São Paulo com a ala do PMDB que é fiel a Quércia e um Serra que lidera as intenções de voto no Brasil. Apesar das questões regionais serem resolvidas no quintal de cada um, não vejo como em Rondônia o PSDB possa ser engolido da forma como se apregoa, mormente quando se espera a decisão da justiça eleitoral sobre os mandatos do Cassol, Cahulla e Expedito, que podem ser passados na lâmina de uma ora para outra. A aposta não faz o mínimo sentido. Aí tem.



07 – Jogo catimbado III
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoPSDB e PMDB conversam no poleiro mais alto e muito. Que o digam os parlamentares do dos dois partidos que integram o Parlasul. Do outro lado, o PT continua com a estratégica aliança com o PMDB, mesmo com as divergências ocasionais, como esta que ocorre hoje no Senado para a indicação de nomes da CPI da Petrobrás e consciente de que parte do PMDB apoiará Serra e não Dilma. Ocorre que sem o apoio do PMDB, tácito ou explícito, é difícil ganhar uma eleição presidencial. PT e PSDB sabem disso, mas aqui em Rondônia, agem como se o estado fosse uma coisa à parte do Brasil, o que torna tudo mais fácil para Cassol. Tão fácil que causa estranheza. E além disso, Bianco não dorme de touca.



08 – Jogo catimbado IV 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de Opinião“Ceteribus paribus”, permitam-me os economistas, Cahula não decola. Expedito e Bianco se lançam candidatos e na hora da onça beber água Cassol terá que fazer a escolha. Até agora, nenhum movimento explícito de aproximação se deu entre Bianco e Cassol, o que não implica dizer que não exista. De mesma forma, Raupp que matreiramente lançou Confúcio deixando ao PT a tarefa de encontrar seu caminho, pode estar se aproximando do Bianco. Pouco provável? Nem tanto se considerarmos que PMDB e DEM já acertaram os ponteiros em nível nacional. E Bianco continua assim..., uma esfinge. Mas com bigode.



09 – Superdosagem 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoSou, por índole, favorável a todo movimento sindical que lute por melhorias para a classe trabalhadora. Entendo e aceito a greve como ferramenta legal que deve ser utilizada se e quando falharem as possibilidades de negociação. Greve porém é coisa séria e cabe ao comando organizar as ações e fiscalizar seu cumprimento dentro do que preceitua a lei e principalmente conter abusos. A greve da saúde extrapolou sua função ao montar carros de som nas portas dos hospitais, infernizando não o governo ou o governador mas, os doentes. A ação lamentável, equivocada e antipática pode custar caro ao movimento.



10 – Tensão no ar 
POLÍTICA & MURUPI 12/06/09 - Gente de OpiniãoA movimentação incomum, com uma bem orquestrada ação de políticos favoráveis a Ivo Cassol, marcou a semana e a pergunta – a quem interessa a cassação de Ivo Cassol? –virou mote nas redações alinhadas. Ora, a cassação interessa aos adversários mas, não se dá pela ação deles, e sim devido ao processo em trânsito no TSE. Se perguntassem “quem torce pela saída do Cassol?”, vá lá. Deixando essa querela, e como perguntar não altera voto de ministro, lá vai: por que a movimentação orquestrada? Será que o processo tomou novo rumo? Há algo no ar além dos tucanos interceptando aviões bolivianos.

Fonte: Léo Ladeia / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br
leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)