Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 12/04/12


 

Frase do Dia:

"A estrutura urbana da cidade é a contradição entre o contemporâneo e o tapiri.” Pantera, cordelista, professor, jornalista, comunista, sobre Porto Velho e seu prefeito.

01-Sinceridade

"Mal comecei a campanha e já acabou. Eu não estou preparado para isso e no partido não me falaram mais nada sobre essa candidatura. Disseram que iam fazer pesquisa e não me procuraram mais. Então eu não vou ficar alimentando isso. Estou fora”. Isso aí é do Tiririca cujo balão foi inflado pelo PR como parte da pressão sobre Dilma para recuperar o Ministério dos Transportes. Se Tiririca não ainda não aprendeu o que faz um deputado, está no caminho certo e saindo-se muito bem. Sua “comovente sinceridade” que é pura arte da cultura parlamentar é sua resposta ao jogo do partido: pular fora e jogar a culpa em alguém. Se a moda pega e por aqui  quem não se sente preparado começar a pular fora, Porto Velho tem chance de acertar.  

Política & Murupi 12/04/12 - Gente de Opinião

02-Procissão paraguaia

O bruxo Carlão Sperança fazia a lista do baixo clero que pretende numa tacada só virar cardeal e papar (perdão mas não resisti) a Prefeitura de Porto Velho, quando chegou ao décimo nome faltou tinta na caneta, cansou os dedos ou achou que não valia a pena por outros na procissão, já que no frigir dos ovos é tudo baixo clero. O pior é que dentre os nomes que formariam o alto clero, só dois dos incensados têm tarimba para dirigir uma cidade complexa como a nossa. O resto é tudo igual de papo, projeto pessoal e visão ou falta dela. Tudo “chinesin paraguaio”.  

03-Aberto

A procissão já está saindo e como os cânticos só citam nomes de santos conhecidos – até parte dos 10 da lista do bruxo – atrevo-me a dizer que a eleição está totalmente aberta. Dia desses o nome de Adélio Barofaldi da Rovema e Autovema, foi citado, como já foram antes, Ivan Rocha da Citroen, Mário Português, Amado Rahal, Orestes Muniz e outros que poderiam estar nos andores, sendo cantados e incensados. E que tal mais opções para peneirar melhor? Nomes novos, com baixa rejeição e sucesso comprovado nos negócios e vida pública. Porto Velho não pode se dar ao luxo de ter um prefeitin qualquer. Tem que ser bom, conhecer, saber fazer...

04-Câmara de Vereadores

E de nada vai adiantar se escolhermos bem o prefeito e deixarmos de fazer uma boa Câmara de Vereadores. Da atual legislatura em Porto Velho chega o sinal de que boa parte dos atuais vereadores será reconduzida ao cargo. Às gratas surpresas como o atual presidente Eduardo Rodrigues, Elis Regina e Mariana Carvalho, devem somar outras para balancear juventude e experiência. E gente nova com muita vontade de mostrar serviço corre o trecho buscando voto ainda que sem saber qual é a real função do vereador. Chegou a hora da onça beber água.       

Gente de Opinião05-Tá ficando ruço

A água do Cachoeira está começando a bater na bunda de quem não sabe nadar e “pelo andar da mula veia” além do senador Demóstenes Torres – cabra marcado pra morrer – muita gente vai rodar. Num lance ousado o jogador Cachoeira avisou que está com a língua coçando e isso já foi suficiente para aparecer e causar um formidável rebuliço no PT – Agnelo Queiroz, na PF – Protógenes e no PSDB – Perillo. Na imprensa a Veja está na alça de mira da CPI que tem cara e jeito de que será instalada e a Globo ganhou um registro do blog “amigos do presidente Lula”.   

Gente de Opinião06-Pau de dois bicos

Na história do Cachoeira o governo se movimenta em duas direções. Alimenta a criação da CPI do Cachoeira mas, atuando sob inspiração do “seguro morreu de velho”, opera para manter o controle da presidência e da relatoria, pois ninguém sabe quanto de água ainda vai cair lá de cima. Para quem está habituado a decifrar sinais políticos, o movimento é cristalino: o governo sabe que tem gente sua enfiada até o pescoço nas águas turbulentas e que vai precisar travar ou negociar com a oposição que também tem os seus pecados. Um ex-senador do PSDB do sul é um destes pecadores. Mas não é só até aqui que a cachoeira respinga. A história é bem pior. 

Gente de Opinião07-Cachoeira, o novo Jefferson?

Voltemos no tempo. Marcondes Perillo disse que o deputado Roberto Jefferson havia avisado a Lula sobre o mensalão. Lula não o perdoou e usa da vendeta na CPI do Cachoeira. Volte mais: na gravação do Valdomiro Diniz, há o dedo do senador Demóstenes, ligado ao Cachoeira para ferrar o Zé Dirceu, réu do mensalão. Lembre um pouco mais: na época havia um lobby apoiado por figurões para regularizar o bingo. Diferente do Jefferson apenas por não ter mandato, Cachoeira executa os passos de “macho alfa” na dança do acasalamento. Quem está na frente tem (*) e claro, tem medo. Se Cachoeira abrir a boca fica todo mundo na parede. E “discosta”! 

Gente de Opinião08-A casa pode cair

Se o governo agir com a razão, o melhor que faz é trabalhar para implodir a CPI do Cachoeira. CPI e reforma de casa você sabe como começam, mas nunca como e a que custo terminam. Se mexer no telhado então... No meio dessa história há uma construtora que não faz reforma de casa mas constrói novas do “Minha Casa Minha Vida”. A CPI pode expor a construtora, a Delta, que papou R$ 4 bilhões do PAC desde a era Lula. Quer mais? 80% via Dnit e se quer mais, a Delta distribuiu R$ 2,3 milhões de caraminguás nas eleições passadas aos partidos aliados. 

Gente de Opinião09-Dos males o menor

Já falei e reafirmo que sou a favor de jogos de azar. Todos e de preferência não bancados pelo governo. Sou a favor de se abrirem cassinos em cidades com possibilidades turísticas e creio que ao governo cabe regulamentar, fiscalizar e arrecadar. Se vai rolar dinheiro, sexo, drogas ou rock n’roll, liberem o rock, e apertem o cerco no restante. O Cachoeira deu uma demonstração de que a corrupção e a máfia não são privilégios da jogatina. Aliás, a sacanagem, a roubalheira, a maracutaia ou outro nome qualquer estão presentes e atuantes na casa do futebol, a CBF, na casa do povo, o Congresso, no governo, nos estados, nas secretarias e nas prefeituras. Ara sô!

Política & Murupi 12/04/12 - Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas 

Saiu a licitação para a BR 364, a solução para o buraco deve aparecer mais à frente e já não se fala mais sobre as ruas da Zona Leste. E aí vai consertar ou não? O que falta para começar a funcionar aquela delegacia da Avenida Amazonas feita com recursos de Jirau? Faltam 10 dias. O que será?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)