Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 11/04/12


Política & Murupi 11/04/12 - Gente de Opinião
 


Frase do Dia:


"É cruel sentir o bebê se mexendo durante a gravidez e saber que ele não vai ficar com você.” Vanessa Oliveira que engravidou duas vezes de anencéfalos sobre a legalização do aborto.

Política & Murupi 11/04/12 - Gente de Opinião

01-Sem surpresas

Na quinta reunião da Comissão Paralisante da Assembléia deu a lógica: falta de quorum. Sem deputado, sem reunião, sem defesa, sem ataque, sem ter o que fazer, sem ter o que explicar e sem ter por que esperar, o diligente e cuidadoso presidente esperou o que pode ser chamado de tempo regimental e como é comum à classe dos leporídeos, o deputado Lebrão, rápido como coelho no acasalamento, fechou a conta e passou a régua, encerrando os trabalhos. Mas não sejamos trouxas: o desenho da história estava pronto desde a saída do deputado Ribamar.   

02-Oito fatias de pizza

Gosto das coisas previamente arrumadas. Sabemos todos que a tendência da ALE é preparar a pizza família e dividir em oito pedaços. Aliás a divisão foi feita no dia 18 de novembro. Falando nisso, falta uma semana para completar 5 meses, ou se preferem faltam 7 dias para completar 150 dias. Ora, se nesse tempo todo, a única coisa que a ALE conseguiu foi fazer o Conselho de Ética que recebeu três defesas de oito deputados, por que devo esperar algo diferente de uma bela pizza dividida em “otto fette”? Ora, ora, ora, para quem viu e viveu a Operação Dominó os resultados até aqui não diferem em nada. É mais barato seguir a mesma linha e a velha toada.

03-De anjos e mensagens

Enquanto na ALE se ensaia uma ópera bufa ainda sem estréia definida, nos bastidores os anjos e mensageiros se cruzam para troca de mensagens e acerto dos scripts. Falando em anjos, dia desses ouvia de alguém versado no tema: “Lúcifer era das hostes celestiais até se rebelar e cair em desgraça. Afastado de Deus trocou até a aparência e a veste branca e pura foi trocada por outra negra. Nada entendo de anjos ou mensageiros, mas gosto de frases como essas duas, atribuídas a Ulisses Guimarães: “Em política até a raiva é combinada” ou “Em política ninguém está tão longe que não se possa aproximar, nem tão perto que não possa se afastar”. Gostou? 

Política & Murupi 11/04/12 - Gente de Opinião

04-Tá ficando embaçado

A polícia ainda está investigando mas a história da chacina em Buritis pode bem ser a ponta de algo muito maior que estava sufocado há algum tempo. Quem conhece as estradas da região e suas diversas ligações sabem do falo. Na região de Jacinópolis existem histórias que ainda não foram elucidadas e contadas. Para variar, de novo o pano de fundo é o conflito agrário. Não se tocou até agora em dois pontos relevantes: drogas e armas. A coisa está começando a tomar o caminho da desordem e outros eventos ocorridos precisam ser investigados pelo mesmo foco.  

05-Tá ficando mais embaçado

A madeira já começou a sair da mata e na região de União Bandeirantes a estrada ruim e o já manjado roubo de madeira chamam a atenção. Moradores querem o governo por perto para consertar as vias. Os piratas da floresta não querem nem ouvir falar em governo com polícia e máquinas para consertar a estrada. Para aquelas bandas já se ouve o barulho das motosserras e pipoco das armas. Vou me repetir: Quem conhece as estradas da região e suas diversas ligações sabem do falo. Se tiver dúvida leia a nota aí de cima com essa aqui. A propósito, some sem dividir por dois. A continha a fazer aqui nada tem com média aritmética. É potenciação.   

 

06-Descuido ou má fé?

Assistia o Programa Roda Viva – uma das mais interessantes experiências de fórum pela TV no Brasil – que tratava do Meio Ambiente, Rio+20, alternativas e modelos nacionais de energia e lá pelas tantas um dos inquiridores do físico José Goldemberg, o respeitabilíssimo Washington Novais chutou um dado na esteira da contestação que os participantes faziam sobre a obra de Belo Monte: Porto Velho teria triplicado a população em função da construção das usinas. Não é bem isso, mas a informação serve para nos inteirarmos de como são formuladas as verdades absolutas sobre qualquer coisa a partir de um escritório bem situado e com muitos assessores.   

07-Finalizado

Na bolsa de apostas a queda do médico Sérgio Melo da direção do João Paulo II era de 10 x 1 e a barbada se confirmou. Melo foi finalizado, para usar o jargão do jiu-jitsu que ele pratica. Para o lugar do médico um coronel PM. Tudo a ver com saúde, já que o coronel a exemplo de um delegado que passou uma chuva na SESAU, também seria do ramo. Aliás, com um governador que já foi sargento, um coronel PM no João Paulo II é café pequeno. E quem sabe o coronel não consiga formar a tropa, perfile todo mundo e dê uma ordem unida naquela galera que fica no chão e ponha todo mundo pra marchar. Um, dois, feijão com arroz. Ordinário... marche!

08-Faltou cadeia e sobrou malino

Para quem imagina que o CNJ existe apenas para “catracar os capas-pretas”, eis o outro lado. Dados divulgados pelo CNJ informam que o Brasil não possui mais vagas para internar menores infratores. O buraco é grande. Entre julho de 2010 e outubro de 2011, segundo o CNJ, haviam 17.502 internos, distribuídos em 320 estabelecimentos dos quais, 112 unidades em São Paulo. O estudo não aponta caminhos e não deve contribuir para a discussão sobre maioridade penal. Para resolver ou ao menos minorar, o melhor caminho seria a educação, mas ai vem a história do gado. A boiada só é fácil de tocar porque o boi não conhece sua própria força.

09-O silêncio é de ouro

Demóstenes está no corredor do abate para renúncia ou cassação. Na cadeia Cachoeira deve estar com a língua coçando e se falar podem cair as repúblicas: velha e atual. O melhor então é cortar o pescoço para a língua pegue carona e também soltar logo o Cachoeira. Se em Brasília a preocupação é esta, por aqui não é diferente. Walter Araujo solto na brachiaria é melhor que na cadeia falando. Aliás, se ele for preso e resolver falar a bagaceira vai ser grande. Fazendo as minhas contas está quase na hora de julgar os seus recursos e, dando certo ou não, eu gostaria muito de saber o que o Valter tem para contar. Se lá cai a república o que cairá por aqui?     

10-Três perguntas cretinas 

Com Dilma nos EUA, entramos no primeiro mundo pela porta da frente. Será que os gringos já pensam em abolir o visto obrigatório? E com a cachaça reconhecida até pelos gringos, será que alguns esportes tipicamente brasileiros como cuspe à distância, arremesso de uma pro santo e porrinha vão entrar nas olimpíadas? Faltam 11 dias. O que será?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)