Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10


"Aprovada a emenda, você talvez não encontre a felicidade. Mas vai dispor de cobertura constitucional para continuar procurando."  – Josias de Souza, jornalista e blogueiro, sobre a aprovação da PEC da felicidade

 
 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião



 

01-Esgoto entupido

As obras de esgotamento sanitário de Porto Velho não foram concluídas – está longe disso – e já exalam o odor característico de esgoto. Há algo de estranho nos subterrâneos e sem explicação convincente. Numa entrevista, durante a campanha eleitoral, inquiri o governador Cahula sobre esta e outras obras. A sua resposta me obrigou a checar e confirmar o fato ao vivo. Na sequência o governador deixou claro que o caso seria resolvido muito em breve, o que não ocorreu. A idéia é de que após as eleições a obra volyasse ao normal mas...

02-O TCU foi ver o esgoto

Relatório de fiscalização de obras públicas elaborado pelo TCU e apresentado ontem, recomenda que o Congresso Nacional autorize a paralisação de 32 das 231obras fiscalizadas entre janeiro e agosto, por indícios de irregularidades. No rolo está a obra de esgotamento sanitário de Porto Velho, que segundo o TCU, tem graves irregularidades. Entretanto, e a bem da verdade, irregularidades em obras não são incomuns para o órgão e recomendações de paralisação idem. O estranho é o governo estadual minimizar um fato, apenas por ser grave.  

 

 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

03-Por falar em obras...

Final de governo, um clima de ”laissez-faire” e algumas obras seguem no ritmo da valsa do adeus. A universalização da água tratada na capital que gerou uma guerra pela imprensa entre governo e prefeitura é a obra mais importante para o povo. As duas emblemáticas são o CPA, única obra de vulto da era Cassol na capital e o teatro estadual, protagonista da guerra contra o Exército. Que iria ocorrer entraves com o esgoto era certo. Sabe como é: cano enterrado, verba enterrada... a terra cobre tudo ou quase, mas o TCU tem mania de desenterrar.

 

 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

04-FestCine Amazônia

Foi ontem à noite o lançamento do FestCine Amazônia e o Teatro Banzeiros ficou pequeno. E lá se vão oito anos desde que Jura deu o start para algo que nem sabíamos direito o que era. Pelo caminho a necessária troca de nome, – o Mapinguari se rebelou – mas a proposta permaneceu e o evento se abriu para novos rumos, tornou-se internacional e deu mais espaço para a educação pela arte. O FestCine Amazônia é a história de sonho transformado em realidade.

05-A ‘tchurma” não desiste

Do “compromissado homem de imprensa” Franklin Martins: "Nenhum grupo tem o poder de interditar a discussão. A discussão está na mesa. Terá de ser feita. Pode ser num clima de enfrentamento ou de entendimento." Mostrou de forma pronta e acabada como se numa manchete de jornal a cara e o discurso da intolerância. Ou fazem do jeito que queremos ou fazemos nós, parece ser o que seu libertário espírito revela. Os defensores intransigentes do controle da mídia não desistem. A última foi trazer convidados do exterior para o tal debate. Martins quer deixar sua marca no governo. O risco é a deixar só uma mancha. 

06-Fim de festa

Um release do Decom revela o clima no governo. “Reunido no final da manhã desta quarta-feira, no Palácio..., com secretários e assessores ligados à área econômica e de planejamento do Estado, o governador... Cahulla determinou que todo o esforço seja concentrado para o encerramento do exercício 2010 dentro da mesma normalidade que houve nos anos anteriores da atual gestão.” Pulo algumas linhas e “Participaram da reunião... o secretário de Finanças, José Genaro, ...de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, o adjunto da Seplan, Luciano Guimarães, o procurador geral ..., Ronaldo Furtado e o controlador geral ..., Charles Schappo. Será que está difícil juntar a “tchurma”?

07-Raupp no comando IPOLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

Agora é definitivo. O deputado e vice-presidente eleito, Michel Temer não deixa a presidência do PMDB a partir de 1º de janeiro. Apenas licencia-se. No lugar de Temer assume a presidência do partido, Valdir Raupp. A decisão de Temer põe fim a uma série de boatos e escaramuças para uma nova eleição dentro do partido. Como diz sempre o senador Raupp, “as coisas na minha vida ocorrem de forma natural mas, Deus ajuda a a quem madruga”. Raupp não apenas está no lugar de homem forte do PMDB. Ele é um dos homens fortes do seu partido.

08-Raupp no comando II

Trabalhando em dupla e de forma coordenada, o casal 15 – Raupp e Marinha – pode fazer o sonho de um ministério acontecer na sua vida de forma natural. A deputada Marinha Raupp é um dos nomes cotados para preencher na cota do PMDB, um dos ministérios do governo Dilma. Eleita para o quinto mandato com a maior votação proporcional do Brasil, a deputada pode vir comandar a pasta da Integração Nacional ou das Cidades. Além de boa de voto, Marinha é vista em Brasília como parlamentar de melhor trânsito político em todas as áreas.  

09-“A felicidade é como a pluma...”

O Senador Cristóvao Buarque já teve idéias melhores e de maior praticidade. É dele a tal PEC da Felicidade – uma espécie de sopa de letrinhas que pode virar emenda ao art. 6º da Constituição inserindo as tais letrinhas arrumadas assim: "são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade...” e permanece o texto. Emenda Tabajara. Com a busca da felicidade, “seus problemas se acabaram-se”. O cara pode estar na josta, sem dinheiro, desempregado, preso, mas tem que ter um sorriso na cara. Se não sorrir, mesmo na (*)erda estará infringindo a Constituição e pagar caro pela ousadia. Bye-bye tristeza diz Sandra, de Sá(?). 

10-Haja lambança...

Por Elio Gaspari: “O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, titular da lambança ocorrida com a prova do Enem, deveria ter pedido demissão no sábado, desculpando-se aos 3 milhões de jovens cuja vida atrapalhou. Não tendo-o feito, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deveria tê-lo demitido na segunda-feira. Não tendo-o feito, Haddad deveria ter pedido demissão ontem.” Faz sentido para todo mundo, não faz? Menos para Lula que, de longe rodou o pau no senso comum: “Se for necessário fazer uma prova, faremos; se forem necessárias duas, faremos. Mas o Enem vai continuar a ser fortalecido. É isso". O “é isso” é dele mesmo e não meu. Só tomo por empréstimo. É isso!  

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)