Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10


"Aprovada a emenda, você talvez não encontre a felicidade. Mas vai dispor de cobertura constitucional para continuar procurando."  – Josias de Souza, jornalista e blogueiro, sobre a aprovação da PEC da felicidade

 
 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião



 

01-Esgoto entupido

As obras de esgotamento sanitário de Porto Velho não foram concluídas – está longe disso – e já exalam o odor característico de esgoto. Há algo de estranho nos subterrâneos e sem explicação convincente. Numa entrevista, durante a campanha eleitoral, inquiri o governador Cahula sobre esta e outras obras. A sua resposta me obrigou a checar e confirmar o fato ao vivo. Na sequência o governador deixou claro que o caso seria resolvido muito em breve, o que não ocorreu. A idéia é de que após as eleições a obra volyasse ao normal mas...

02-O TCU foi ver o esgoto

Relatório de fiscalização de obras públicas elaborado pelo TCU e apresentado ontem, recomenda que o Congresso Nacional autorize a paralisação de 32 das 231obras fiscalizadas entre janeiro e agosto, por indícios de irregularidades. No rolo está a obra de esgotamento sanitário de Porto Velho, que segundo o TCU, tem graves irregularidades. Entretanto, e a bem da verdade, irregularidades em obras não são incomuns para o órgão e recomendações de paralisação idem. O estranho é o governo estadual minimizar um fato, apenas por ser grave.  

 

 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

03-Por falar em obras...

Final de governo, um clima de ”laissez-faire” e algumas obras seguem no ritmo da valsa do adeus. A universalização da água tratada na capital que gerou uma guerra pela imprensa entre governo e prefeitura é a obra mais importante para o povo. As duas emblemáticas são o CPA, única obra de vulto da era Cassol na capital e o teatro estadual, protagonista da guerra contra o Exército. Que iria ocorrer entraves com o esgoto era certo. Sabe como é: cano enterrado, verba enterrada... a terra cobre tudo ou quase, mas o TCU tem mania de desenterrar.

 

 

POLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

04-FestCine Amazônia

Foi ontem à noite o lançamento do FestCine Amazônia e o Teatro Banzeiros ficou pequeno. E lá se vão oito anos desde que Jura deu o start para algo que nem sabíamos direito o que era. Pelo caminho a necessária troca de nome, – o Mapinguari se rebelou – mas a proposta permaneceu e o evento se abriu para novos rumos, tornou-se internacional e deu mais espaço para a educação pela arte. O FestCine Amazônia é a história de sonho transformado em realidade.

05-A ‘tchurma” não desiste

Do “compromissado homem de imprensa” Franklin Martins: "Nenhum grupo tem o poder de interditar a discussão. A discussão está na mesa. Terá de ser feita. Pode ser num clima de enfrentamento ou de entendimento." Mostrou de forma pronta e acabada como se numa manchete de jornal a cara e o discurso da intolerância. Ou fazem do jeito que queremos ou fazemos nós, parece ser o que seu libertário espírito revela. Os defensores intransigentes do controle da mídia não desistem. A última foi trazer convidados do exterior para o tal debate. Martins quer deixar sua marca no governo. O risco é a deixar só uma mancha. 

06-Fim de festa

Um release do Decom revela o clima no governo. “Reunido no final da manhã desta quarta-feira, no Palácio..., com secretários e assessores ligados à área econômica e de planejamento do Estado, o governador... Cahulla determinou que todo o esforço seja concentrado para o encerramento do exercício 2010 dentro da mesma normalidade que houve nos anos anteriores da atual gestão.” Pulo algumas linhas e “Participaram da reunião... o secretário de Finanças, José Genaro, ...de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, o adjunto da Seplan, Luciano Guimarães, o procurador geral ..., Ronaldo Furtado e o controlador geral ..., Charles Schappo. Será que está difícil juntar a “tchurma”?

07-Raupp no comando IPOLÍTICA & MURUPI 10/11/10  - Gente de Opinião

Agora é definitivo. O deputado e vice-presidente eleito, Michel Temer não deixa a presidência do PMDB a partir de 1º de janeiro. Apenas licencia-se. No lugar de Temer assume a presidência do partido, Valdir Raupp. A decisão de Temer põe fim a uma série de boatos e escaramuças para uma nova eleição dentro do partido. Como diz sempre o senador Raupp, “as coisas na minha vida ocorrem de forma natural mas, Deus ajuda a a quem madruga”. Raupp não apenas está no lugar de homem forte do PMDB. Ele é um dos homens fortes do seu partido.

08-Raupp no comando II

Trabalhando em dupla e de forma coordenada, o casal 15 – Raupp e Marinha – pode fazer o sonho de um ministério acontecer na sua vida de forma natural. A deputada Marinha Raupp é um dos nomes cotados para preencher na cota do PMDB, um dos ministérios do governo Dilma. Eleita para o quinto mandato com a maior votação proporcional do Brasil, a deputada pode vir comandar a pasta da Integração Nacional ou das Cidades. Além de boa de voto, Marinha é vista em Brasília como parlamentar de melhor trânsito político em todas as áreas.  

09-“A felicidade é como a pluma...”

O Senador Cristóvao Buarque já teve idéias melhores e de maior praticidade. É dele a tal PEC da Felicidade – uma espécie de sopa de letrinhas que pode virar emenda ao art. 6º da Constituição inserindo as tais letrinhas arrumadas assim: "são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade...” e permanece o texto. Emenda Tabajara. Com a busca da felicidade, “seus problemas se acabaram-se”. O cara pode estar na josta, sem dinheiro, desempregado, preso, mas tem que ter um sorriso na cara. Se não sorrir, mesmo na (*)erda estará infringindo a Constituição e pagar caro pela ousadia. Bye-bye tristeza diz Sandra, de Sá(?). 

10-Haja lambança...

Por Elio Gaspari: “O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, titular da lambança ocorrida com a prova do Enem, deveria ter pedido demissão no sábado, desculpando-se aos 3 milhões de jovens cuja vida atrapalhou. Não tendo-o feito, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deveria tê-lo demitido na segunda-feira. Não tendo-o feito, Haddad deveria ter pedido demissão ontem.” Faz sentido para todo mundo, não faz? Menos para Lula que, de longe rodou o pau no senso comum: “Se for necessário fazer uma prova, faremos; se forem necessárias duas, faremos. Mas o Enem vai continuar a ser fortalecido. É isso". O “é isso” é dele mesmo e não meu. Só tomo por empréstimo. É isso!  

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Léo Ladeia - [email protected] 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  YouTube  /  Turismo   /  Imagens da História 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI - Brasil pulando a fogueira e soltando rojão

POLÍTICA & MURUPI - Brasil pulando a fogueira e soltando rojão

1-Vida de gado e o cipoal tributárioÉ básico em economia que os preços de produtos e serviços sofrem a influência da lei de oferta e procura. É básic

POLÍTICA & MURUPI - Injustiça com a saúde do povo

POLÍTICA & MURUPI - Injustiça com a saúde do povo

1-ANS – Uma loteria desenhada para o plano de saúdeCaro leitor, pela relevância, conveniência e profundidade com que o tema foi tratado pelo advogad

POLÍTICA & MURUPI - Segurança pública o nó do Brasil

POLÍTICA & MURUPI - Segurança pública o nó do Brasil

1-A canetada na PRF Por conta de um evento reprovável e abusivo de agentes da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, e de uma operação trágica com

POLÍTICA & MURUPI - A autodeterminação do povo é um fenômeno natural.

POLÍTICA & MURUPI - A autodeterminação do povo é um fenômeno natural.

1-O governo ajuda e muito quando não atrapalha A 9ª Rondonia Rural Show Internacional organizada pelo governo do estado de Rondônia festeja o re