Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 06/04/10


 

Frase do dia:

"A política em Rondônia virou um samba de crioulo doido" – Carlos Sperança, o bruxo.

01-A rendição de Marina

“Temos a política econômica baseada no superávit primário, política cambial, e controle de inflação a partir de metas. É a política neoliberal... não vi mais esse termo associado a essas três ferramentas que devem ser mantidas, reorientando o processo.” Quem foi incendiário aos 20 vira bombeiro aos 40. A solidez do Brasil nasceu com a política neo-liberal tão combatida pela “izquierda” burra. Lula rendeu-se e deu continuidade a esse processo sendo até mais ortodoxo. Marina acaba de se render. Falta a “tchurma” que ainda não sabe que o muro caiu. FHC deve estar rindo às bandeiras despregadas.

02-PSDB by Dilma

"Aqueles que venderam nosso patrimônio, quebraram o Brasil, deixaram o povo sem renda adequada não serão capazes de levar isso em frente. Esses falsos cordeiros são fáceis de identificar, as mãozinhas de lobo aparecem. O povo não vai se deixar enganar. Eles mostram as patinhas de lobo.", falou foi Dilma que, em campanha, não vai tocar na “herança bendita” do “lobão” FHC. Render-se é uma coisa. Capitular inclui a aceitação dos termos da rendição. E isso seria passar recibo a FHC. Impensável.

03-Exumação à vista

O ministro Alexandre Padilha chamou a oposição para uma briga que, se aceita, será a festa. "Nós queremos enfrentar esse debate ético. Nós queremos entrar neste debate sobre a ética. Nós temos que mostrar sobre a aliança PSDB e DEM. O PSDB e o DEM não têm moral para falar sobre o tema ético no governo do presidente Lula. Nós temos o que mostrar, o que o nosso governo fez no combate à corrupção, aspectos da CGU, PF e o que foi feito pelos governos anteriores”. Para Zé de Nana, “já fedeu carbureto”.

04-Milagres de Santo Antônio

Às vezes um milagres simples como fazer o estacionamento do HB. Outro mais difícil, como o HC de Cacoal ou ainda a Central de Esterilização do HB que dará condições aos profissionais para atenderem bem a população rondoniense. E Santo Antonio não para de fazer milagres, principalmente na área da saúde. O HB vai receber muito mais investimentos e falta ainda a reforma do hospital infantil. Santo Antonio que é um santo poderoso vai ajudar os santos Cosme Damião. E tem gente que fala mal “dasuzina”...

 

05-Advogando em causa própria

Maluf, mais sujo que calcinha de hippie, com medo do futuro vai à luta. Projeto de sua autoria quer colocar sela, cabresto, bridão e se possível no futuro, antolhos para domar o Ministério Público. O projeto de lei 265/2007 do Maluf – mas justo dele? – prevê que membros do Ministério Público no exercício de funções, que agirem por suposta má fé, com intenção de promoção pessoal ou por perseguição política, sejam criminalizados e penalizados. Caminho aberto para proibir sentenças contra políticos ou ações policiais.   



6 - “Desintegração” de posse I
POLÍTICA & MURUPI 06/04/10 - Gente de OpiniãoSou contra invasões por uma razão pessoal e porque ferem o disposto na Constituição no seu artigo 5º, item XXII, que diz: “é garantido o direito de propriedade”. Conheço da justiça para saber que quaisquer decisões judiciais devem ser cumpridas e, conheço de força policial o suficiente para saber que, no enfrentamento, de um lado está a violência privativa do governo e do outro o homem indefeso. É o cassetete contra as costas. As marcas nas costas sumiram com o tempo mas, a dor da injustiça não some jamais. Clique e veja vídeo (1)        
 
 
7 - “Desintegração” de posse II

Gente de OpiniãoErraram os invasores em determinado momento, e errou muito mais o poder público ao permitir por leniência, que um bairro com 400 famílias se instalasse. Não vou separar o que é poder público. Todos sabiam do problema e deixaram que o tempo, a natureza, ou a boa vontade do proprietário agissem de forma a acomodar as coisas. Mas, não é assim que a coisa funciona. O imbróglio continuou crescendo mais que as folhas do processo, a justiça determinou a reintegração de posse e, a exemplo de tantos outros casos, a operação saiu do controle e o pau de bater em doido rodou democraticamente. Clique e veja vídeo (2).  



 
8 -  “Desintegração” de posse III
Gente de OpiniãoEm ano eleitoral é claro que políticos à cata de votos iriam aparecer na hora para evitar a desocupação e...Bingo! Entraram na máquina de moer carne e acabou sobrando para os dois presidentes da Câmara de Veradores: o atual e o futuro, sendo este preso, algemado e trancafiado num camburão. Ocorre que esse processo é antigo e qualquer ação para se contrapor à decisão da justiça só poderia acontecer nos autos. Foi aí que alguém resolveu pensar arranjar uma solução caseira, passando por cima da sentença. Como é sabido, pensar para quem não tem costume, dá dor de cabeça. E deu muita. Clique e assita vídeo (3).


9 -“Desintegração” de posse IV
Gente de OpiniãoMais atrapalhada que galope de vaca, veio uma solução de legalidade discutível. Uma lei advinda de um projeto de iniciativa popular para fazer a desintrusão da área. Já no meio do caminho a área foi cresceu e, pela exiguidade de tempo, já que a reintegração estava prevista, votada a toque de caixa. “A pressa é inimiga da perfeição” diz o povo. Os edis esqueceram de algo que é primordial. O projeto somente poderia ter origem no Executivo, posto que cria uma despesa, o que é vedado à Câmara de Vereadores e a lei com a brilhante providência que tinham tudo para dar errado, deu. Deu e doeu.  

 
10-Lula condena uso da máquina pública (?)

Desculpem-me. Com pressa para fechar e enviar a coluna, dispenso-me de fazer comentários mas, vou dividir com você essa pérola do presidente Lula publicada pelo O Globo: “É preciso que a gente seja definitivamente republicano nesse país. Que a gente passe para a sociedade a ideia de que é possível você ajudar um candidato, participar de um processo eleitoral, sem utilizar a máquina, como sempre se utilizou nesse país, para beneficiar um ou outro candidato. É possível. Aliás, é um teste, um teste importante para a democracia”. Só uma pergunta: Será que isso tem cura? 

Fonte: Léo Ladeia
 
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)