Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 04/04/09


 
Frase do dia:


"Esse é o cara! Eu adoro esse cara! Esse é o político mais popular da Terra". – Barack Obama, presidente do EUA, hoje em Londres, no encontro do G20.



01-Cadeia – espaço democrático
O Plenário do Senado confirmou: fim da prisão especial. Agora falta a Câmara dos Deputados dar o golpe final e, se confirmado, caberá ao juiz dizer quem fica no outro quadrado, além de juízes, ministros de tribunais e membros do MP, já que existem leis complementares que não podem ser alteradas. Mas, até esses casos serão objeto de estudos para lei específica. O senador Demóstenes Torres foi relator da matéria para agilizar, apresentou emenda ao projeto juntando outras sugestões e dando a seguinte redação ao texto: "a concessão de prisão especial, salvo a destinada à preservação da vida e da incolumidade física e psíquica do preso, assim reconhecida por decisão fundamentada da autoridade judicial". Democracia na cadeia. Quem diria hein...


02-Mototáxis 
POLÍTICA & MURUPI 04/04/09 - Gente de OpiniãoA opção pelo enfrentamento ou descumprimento da lei parece ter sido o caminho encontrado pelos mototaxistas, independente de outras ações para pressionar a liberação do serviço, que pudessem ou mesmo que já estejam sendo tomadas. Temo pelo resultado imediato já que os ânimos estão exaltados e/ou pelo resultado final, caso a regulamentação – o projeto do senador Expedito Jr está na bica para ser votado no Senado – não ocorra. É que a desmobilização, pela carga de frustração que carrega é bem mais difícil de administrar. E o primeiro revés já ocorreu com a negação da liminar para instalação do serviço. Aas cartas estão na mesa e o jogo posto. Os mototaxistas saem na dianteira em função da aprovação maciça do povo, mas existe a lei.


03-Mototáxis II 
POLÍTICA & MURUPI 04/04/09 - Gente de OpiniãoSurpreendeu-me a desenvoltura do jovem vereador Jean Oliveira ao tratar o tema na entrevista concedida ao Câmera 11 junto do opositor Francisco do Sintax. Claro, preciso, frio, Jean passeou pelos dois lados da questão e discorreu sobre outros pontos que a animosidade natural não premia nas discussões. Mais especificamente, a origem do movimento, cujas raízes estão nas falhas do serviço de transporte de coletivo de ônibus. Lúcido, Francisco se predispôs à união com o Sitetuperon – sindicato dos motoristas de ônibus – para melhoria do sistema por ter entendido que na briga os taxistas ficaram com a pior parte que é justamente o enfrentamento. Jean, filho do ex-deputado Carlão de Oliveira, mostrou que é filho de peixe. Alia segurança e desembaraço mas, esquece de um problema: o município não pode legislar sobre a matéria.


04-Adeus a um amigo da Amazônia 
POLÍTICA & MURUPI 04/04/09 - Gente de OpiniãoAdeus do General Heleno de Freitas ao Comando Militar da Amazônia: "O que já foi percebido não só por mim, mas por todos os que visitam a Amazônia, é a ausência flagrante do Estado brasileiro, principalmente nas áreas de fronteira, onde muitas vezes a única presença física efetiva é do Exército. Conseguimos avanços fundamentais para que a Amazônia não seja vista como um país amigo. A Amazônia é Brasil e precisamos ter isso na cabeça. Não restam dúvidas de que a Amazônia é cobiçada. Seria ingênuo pensar que só os brasileiros pensaram em aproveitar os recursos naturais da região. Acho que temos o direito e o dever de aproveitar esses recursos em prol do povo brasileiro, dentro da política de desenvolvimento sustentável". Heleno de Freitas, não será mais o mesmo depois de ter vivido aqui. E a Amazônia perde um forte aliado

 
05-Do limão à limonada
POLÍTICA & MURUPI 04/04/09 - Gente de OpiniãoCrítico da demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, o General Heleno de Freitas, em lugar de chorar as pitangas, montou uma estratégia para que o Exército não saia de cena na área. O Exército vai montar um Pelotão Especial de Fronteira na reserva – "Ali tem um vazio grande, é uma área de trânsito, há etnias que tem representantes dos dois lados. Então é uma área que é importante ser controlada em termos de circulação. É bastante rica de minerais, como ouro, e pode, perfeitamente, precisar de um controle maior” disse, localizado na região da Serra do Sol, onde vivem os Ingaricó, entre o Parque Nacional Monte Roraima e a Serra do Parima, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Além deste, 27 PEFs serão instalados na Amazônia.


06-Nasce um político
A Polícia Federal encerrou a primeira fase de um procedimento que deve levar à exclusão de Protógenes Queiroz de seus quadros. Amanhã se encerra o inquérito que apura supostos desvios de conduta na Operação Satiagraha e a conclusão já é conhecida: o ínclito Protógenes infringiu a lei à época em que comandava a operação. O delegado que preside o inquérito acusa-o de violar o sigilo funcional, vazando dados sigilosos do inquérito que apura crimes atribuídos a Daniel Dantas e ao Grupo Opportunity, sustenta que Protógenes desrespeitou a lei de interceptações telefônicas e que a participação de agentes da Abin na Satiagraha foi ilegal.O ínclito Protógenes vai cair no PSol com bandeira e discursos prontos. Agora é só testar para ver se é bom de voto.


07-Essa dinheira não ser minha brimo!
O Deutsche Bank prometeu devolver ao Brasil US$ 5 milhões desviados de obras públicas tocadas pela prefeitura de São Paulo, época em que Paulo Maluf era o prefeito. E tem mais dinheiro para voltar. uma ação conjunta da prefeitura e da Promotoria, conseguiu o bloqueio de mais US$ 22 milhões tungados em São Paulo. O cobre está se bronzeando nas Ilhas Jersey, um paraíso fiscal europeu mas, uma decisão liminar da Corte Real de Jersey deve liberar a repatriação. Paulo Maluf, agora deputado federal e mais manso que cordeiro, continua sendo lobo e lobo não fala. Mas sua assessoria uivou: Maluf nega desvios e reafirma não ter contas no exterior. É boca dura.


08-Eu e minha boca aberta 
POLÍTICA & MURUPI 04/04/09 - Gente de OpiniãoFui falar ontem que a ALE estava virando saco de pancadas e a nota oficial saiu com gosto de gás: “O Presidente da Assembleia..., vem a público denunciar uma onda de ataques rasteiros perpetrados por segmentos político-partidários de baixa estatura moral seguidos por um grupo sindical isolado, e auxiliados por certa mídia marrom, que nada mais querem senão extorquir a Assembleia Legislativa. ... os achacadores de plantão mentem e tentam criar um falso clima de instabilidade.” Vamos voltar a fita. No dia 31.03, o líder do governo, deputado Tiziu, disse em nota: “O governador Cassol, numa infelicidade – coisa que pode qualquer pessoa cometer – ... falou que parte do dinheiro economizado pela Assembléia não foi devolvido.” Borrando-me de medo já aviso: Tiziu e Cassol é que se atrapalharam. Eu só disse que o checão era cenográfico. E o Zé de Nana de mala pronta pra viajar comigo me cutuca: “em boca fechada não entra mosca”.


09-Precatórios – os dois lados da moeda
Leiloar o precatório – um direito líquido e certo – para obter deságio é tungar o credor. Passar à frente da fila, o credor que ofereceu o maior deságio é discriminar o restante. Claro que essa a PEC, 12/06, vai parar no Supremo. É o caminho natural e a OAB já patrocina a causa. Mas, como toda moeda tem dois lados, vale lembrar que o comércio de precatórios no Brasil é um negócio altamente rentável. Credores em situação de aperto financeiro venderam seus créditos com deságio, principalmente para grandes escritórios de advogados. Em outras palavras, escritórios compraram direitos líquidos e certos à espera de receber o precatório pelo valor de face. Mas, o negócio micou e já se ouve o chororô. “Sabedoria quando é demais, vira bicho e come o dono”.


10-Dando um refresco
Vou tirar uns dias de férias e dar um pulo na Bahia, com tempo para me dedicar a adivinhações – o lugar é propício – sobre qual o futuro partido do governador Cassol. Sérgio Pires em “Primeira Mão” anuncia que é o PP. Robson Oliveira na “Resenha Política”, fala do PP mas, acha que Cassol vai mesmo para o PSDB. Vale lembrar que Cassol ainda é filiado ao PPS. Por ora jogo as fichas no “Bruxo” Carlos Sperança: Cassol no PSDB só se for seu irmão César. A volta do Ivo ao ninho tucano exige uma engenharia política difícil e que passa por Hamilton Casara, que além de engenheiro é um craque em andar na corda bamba. Irmãos na política. Isso me faz recordar dois casos: Alvaro e Osmar Dias – do PSDB e PDT – e Leopoldo e Fernando Collor de triste memória. 

Fonte: Léo Ladeia / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)