Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 04/03/10




Frase do dia:

 
"Rússia e EUA tem a capacidade de destruir a vida do planeta 34 vezes. E cá p’ra nós, praque a segunda?" – Joelmir Betting



01-Quanto mais, melhor

A ALE aprovou e o MPE passa a contar com mais quatro procuradores em seu quadro. Somados aos 160 promotores de primeira instância são agora 184 “ninjas de gravata” na defesa da lei e da ordem jurídica e que atuam além das suas atribuições normais ao se anteciparem aos conflitos de todos os matizes através de suas 21 promotorias. Sem o trabalho do MPE, nossa vida seria bem difícil. Basta ver as ações dos últimos meses.    

02-Reserva de mercado
A bela raposa política Hilary Clinton veio, viu e ouviu do próprio Lula que o Brasil tem a clara posição de apoiar o Irã no desenvolvimento nuclear para fins pacíficos. Para Lula, não é prudente por o Irã contra a parede e defende o diálogo. Para mim, uma posição simplista. Acreditar que o malucão do nome complicado quer enriquecer urânio apenas para produzir energia é como acreditar os EUA e a Rússia vão parar de fabricar armas. 

03-Milagres de Santo Antonio
Imagine Porto Velho sem “asuzina” né Zé Carlos? Um incêndio destruiu a Farmácia Popular e numa hora dessas, quem poderia salvar-nos? Chapolin Colorado certamente não e nem um “milagre urgente” do Valdomiro. Milagre aqui é só com Santo Antonio que operou mais um, entregando mais de R$ 300 mil para a reposição na hora certa. Só para se ter idéia, é o mesmo valor dado pelo governo para o combate à dengue. E tem gente que insiste nos problemas. Existem mas, são menores que os que existiam. 

04-Lixo: fim da novela
Saiu enfim o contrato da Prefeitura com a Marquise para construção do aterro sanitário, tratamento de resíduos e coleta seletiva de lixo. O prazo para a execução das obras e implantação dos serviços é de um ano e a Marquise terá a concessão por 20 anos. Até que enfim. A papelada andou de um lado para outro, repousou num escaninho e só foi tirado a fórceps. Agora é aguardar e cobrar. Essa é a terceira grande ação de saúde para Porto Velho depois das obras de universalização de água tratada e esgotamento sanitário. Valeu a espera mas, ainda falta muito para termos a cidade que queremos. 

 
05-Ficha Limpa: Começo da novela
O deputado Ìndio da Costa, relator do Projeto “Ficha Limpa”vai incluir no seu relatório sobre, uma alteração que o leitor da coluna já sabe desde o dia 3 de fevereiro. A idéia é impedir que malinos obtenham registro como candidatos os condenados em órgão colegiado – segunda instância – ou condenados por juiz singular – primeira instância – com sentença transitada em julgado e da qual não cabe mais recrecurso. O MCCE acolhe mas avisa: “Não aceitamos outra mudança além desta. Exigir a condenação final com trânsito em julgado é desrespeitar a vontade de 1,3 milhão de pessoas que assinaram a proposta de iniciativa popular”. Gostei. E pelo andar da mula véia, passa. 

06-Tio Patinhas
O lucrativo Banco do Brasil foi à luta e conseguiu as melhores contas-salários de Porto Velho. Governo, Prefeitura, Camargo Correia fazem parte do seu portfólio. Seria de se esperar melhorias para o atendimento crescente mas, necas de pitibiribas. No período de pagamento de salários – 25 a 10 – é quase impossível ser atendido nas agências, mesmo usando o auto-serviço. Ao cliente sem opção, nem desculpas e nem cafezinho. 

07-Verborragia diplomática
“Só pessoas adultas conseguem viver com a divergência. Quando se tem um adulto e uma criança ou duas crianças elas não sabem conviver com as divergências. A divergência vira briga. No nosso caso, divergência vira diálogo, vira discussão, é troca de ponto de vista. Quando há divergência, porque a convergência é muita coisa. Como há também convergência nos objetivos em relação ao Irã, em relação ao Oriente Médio e em relação a outros assuntos.” Isso aí é do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores. Até o “top-top” Garcia faria melhor. É... O Itamaraty já viveu melhores dias. 

08-Cotas raciais: um contraponto
O senador Demóstenes Torres não foge dos temas polêmicos e demonstrou ontem na audiência pública do STF sobre cotas raciais. Ao passear na história, o senador negou a dívida social com os negros corresponsabilizando a África, atacou a manipulação de dados do IBGE, focou a miscigenação pela ótica de Gilberto Freire e propôs a troca da cota racial por cota social. Desconstruindo mitos, questionou: “Será mesmo que uma mulher negra não consegue realiza uma tomografia computadorizada no SUS?”

 
09-Pegando carona
Como o DNA do Bolsa Família é tucano, nada mais natural que um tucano a amplie. O projeto de Tasso Jereissati aprovado no Senado prevê aumento do programa para quem tem filhos com bom desempenho escolar. Chiadeira ampla geral e irrestrita: "Não dá para as pessoas imaginarem que, porque é ano eleitoral, pode comprometer mundos e fundos da sociedade", disse Lula. Ideli Salvati seguiu na toada:Só espero que tenham colocado também de onde vai tirar o dinheiro, porque todo gasto proposto tem que ter uma fonte de receita." O golpe foi acusado. Não dá para perder essa boca.

10-Análise perfeita
 “A pesquisa Datafolha do último fim de semana, que já registra o empate técnico entre o governador de São Paulo, José Serra, candidato a presidente em 2002 e agora, e a ministra Dilma Rousseff, nunca antes candidata, não é resultado de uma estratégia equivocada de Serra - que no ano passado era o favorito à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, mas de uma total ausência de estratégia. Serra considerou seu favoritismo nas pesquisas como um fato dado, sem possibilidade de reversão. Errou.” A autora é Maria Inês Nassif.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)