Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 03/08/09


POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de Opinião  
Frase do dia:


"Da próxima vez que o senhor pronunciar meu nome nesta Casa, vou ser obrigado a relembrar alguns fatos, alguns momentos talvez extremamente incômodos para vossa excelência.”– Senador Collor batendo abaixo da linha de cintura do Pedro Simon.




01-“It’s now or never” – side A 
POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de OpiniãoOs olhos e ouvidos do Brasil estarão voltados hoje para um determinado “salão azul” lá de Brasília. Depois de um recesso parlamentar – nunca entendi o porque já que os senadores só funcionam de terça a quinta – que era ansiosamente esperado por Sarney e sua troupe, a avaliação é que a situação que era ruim, desandou para o insuportável, comprometendo de vez a instituição. Já se pensa como será o “day after” se a renúncia do Sarney ocorrer e aí é que a porca torce o rabo. O Senado não é assim um convento, apesar de ter em seus quadros Pedro Simon, mais para bode de bicheira que para franciscano. Aí o bicho pega.



02-“It’s now or never” – side B
O Senado chegou a esse ponto graças ao Sarney, à sua troupe e ao resto da “tchurma”. Dizer-se que partiu dele a abertura da Caixa de Pandora e/ou que suas ações foram fruto da sua vontade, é de um cinismo revoltante. Mas do limão se faz a limonada e a instituição tem a oportunidade real de se reinventar. Convenhamos porém, que isso interessa muito a muitos poucos e lá no “clubinho” a quase ninguém. Porém, tudo é processo e alguma ação irá prosperar. Ou isso, ou sobrarão duas opções: Instalação do sistema unicameral ou algo mais simples que seria trocar a cor azul do salão por marrom, mais apropriado à situação.



03-O mês do “cachorro louco” 
POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de OpiniãoAgosto começa com a crise no Senado instalada, os deputados de nossa ALE numa briga de cegos no escuro e edis da nossa Câmara de Vereadores sem encontrarem o caminho. No Executivo Estadual, Cassol espera a vez na fila do matadouro e articula tudo com todo mundo. Na Prefeitura Municipal, Roberto Sobrinho, cheio de planos para a cidade e para sua carreira política, está como todos nós da Capital, parado no trânsito e correndo o risco de ver a banda passar junto com o verão. Junte-se a isso a insegurança pública, os crimes ambientais, as drogas que invadiram nosso cotidiano e resta pedir que agosto acabe logo.



04-Duelo na fronteira
Em Guajará Mirim, o “duelo da fronteira” acontece no bumbódromo – que beleza – mas há um duelo da população para receber atendimento público de saúde. A coisa não é de hoje. O povo, vermelho de raiva e o poder público, azul de vergonha. Mais à frente, em Extrema, novo fechamento da BR. Dessa vez é pró-emancipação do Distrito. E, como perguntar não “infrói nem contribói”, lá vai: a decisão sobre a vontade do povo é política. A Casa do Povo é a Câmara de Vereadores e/ou a Assembléia Legislativa. Por que não fazer o movimento numa ou nas duas casas? Por que fechar a BR se podem fechar a Casa do Povo? Fechar a BR só se for pelo “Movimento Pró Rondônia” e Jirau só a “tchurma” de Bom Futuro.



05-Cobrando a fatura e pagando a promessa 
POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de OpiniãoO Senador Expedito Júnior passou batido na questão sobre a renúncia do Sarney hoje à tarde. Como não se envolveu, não se sabe ao certo qual a sua posição sobre o fato. Para Expedito, o assunto era outro – transposição – e foi sobre ela que fez uma dura cobrança da tribuna, já no fim do expediente. Ganhou um aliado de peso. O Senador Romeu Tuma que conhece bem o assunto prometeu ajuda-lo na luta. E Expedito deixou um aviso: Volta à tribuna tantas vezes quanto sejam necessárias para cobrar a promessa do presidente da Câmara dos Deputados de colocar a PEC em votação durante o mês de agosto. Embalado com a vitória dos mototaxistas, começo a acreditar que a coisa pode ir na pressão. Ora se.



06-Abrindo caminho
Se ninguém se manifestou, mesmo depois da lei para regulamentação do serviço, o MP foi à frente e encaminhou a recomendação ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e à Câmara Municipal de Vereadores, sobre o assunto. A recomendação cancela uma anterior encaminhada pela Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor e da Saúde, no dia 18 de maio deste ano, que orientava para que não fosse apreciado pela Câmara o projeto de lei, já que não havia previsão na legislação para a atividade. Meio caminho andado, cabe agora adequar o serviço às necessidades e limitações da cidade e regulamentá-lo. O resto vai de carona, como cor e ano da moto, número de licenças, uniformes, etc. E fim de papo.



07-Passagens com atraso
POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de OpiniãoSabe-se lá porque “cargas d’água” mas, o certo é que um processo relativamente fácil de ser julgado demorou mais de uma década – os fatos se reportam ao ano de 1993 – para ter enfim uma sentença. O estranho é que a justiça de Rondônia é referência nacional no quesito rapidez. A sentença atinge o ex-deputado estadual Silvernani Santos, o deputado federal Moreira Mendes, um ex-diretor da ALE e as sócias de uma agência de viagens, todos acusados pelo Ministério Público de desvio de recursos públicos por meio de fraudes na venda e recebimento de passagens aéreas. Se a justiça tarda, falha. E falhou nessa.



08-Por falar em ALE... 
POLÍTICA & MURUPI 03/08/09 - Gente de OpiniãoO deputado Miguel Sena deu uma no cravo e outra na ferradura. Primeiro pediu renúncia da Comissão de Mídia e depois apresentou um relatório de irregularidades e sobrou para a PNA do publicitário Clayton Pena. Se conheço bem minha tribo, tudo vai ficar com d’antes no Quartel d’Abrantes. A briga do Miguel Sena é com o dono de uma rádio e Pena entrou como “carambola” numa sinuca de uma bodega qualquer. Bate numa e encaçapa a outra. O ruim desse jogo é que vez por outra o dono da bodega chega e acaba com a farra. Sou capaz de “botar uma onça na caçapa” sem dar saída. como foi isso aí. Confio no meu taco.



09-O nome do jogo é truco
A representação está pronta e independente dos fatos que denuncia, há uma motivação a mais para sua existência: “O problema é que o Artur Virgílio levou o PSDB a tomar uma atitude e, diante disso, não poderíamos agir diferente”, explica Renan Calheiros. Artur vai para o Conselho de Ética que deve apurar três fatos que o envolvem no rolo crescente do Senado Federal: o pagamento de salário a um funcionário do seu gabinete enquanto fazia curso no exterior, a legalidade do ressarcimento dos gastos da mãe do parlamentar com tratamento de saúde e o socorro financeiro de US$ 10 mil concedido pelo ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia durante viagem ao exterior, quando ficou sem cartão de crédito.



10-Barraco no Senado
Sobrou para Pedro Simon. O PMDB, como já era de se esperar, estava em armas para a defesa do Sarney. Simon foi propor “um gesto de grandeza” – a renúncia do Sarney – e foi aí que o estopim foi aceso. Renan partiu como um tanque na defesa do aliado usando tudo o que possuía, inclusive sua pior arma, ao plantar dúvidas sobre a honra do velho Simon. Na seqüência foi a vez do Collor que com as narinas abertas, olhos esbugalhados e com a respiração alterada, atacou com força desproporcional o velho gaúcho. Simon estava só e sem ninguém que o ajudasse. Passou por momentos difíceis até receber apartes tímidos de alguns colegas. Como eu disse acima, o Senado se reinventou. Para pior, é claro. 

Léo Ladeia  - www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv -  http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
leoladeia@hotmail.com  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)