Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 03/06/12


 
 

Frase do DiaPolítica & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

 
“É melhor tomar coragem para ler e ouvir tudo que se diz, mesmo quando partindo de fontes suspeitas.” FHC sobre a mesmice da imprensa


I-Cassol & Nazif

Não é novidade até porque a política pouco tem de cartesiana, mas ajuda a explicar as razões do deputado Mauro Nazif que andou com Carlinhos Carmuça, passeou com Expedito e flertou com o PT, esteja fechado em copas. Nazif que não deixa de conversar com aliados, adversários e ouvir opiniões, segue uma estratégia e poderá ser candidato do Cassol, o que também não é inédito. “Amor, estranho amor”: filme velho, sem graça e proibido. Cada um faz suas escolhas.


II-Upgrade familiar

Roberto Sobrinho que tem dificuldades de sobra na seara política vislumbrou uma saída: Como não pode vencer nas suas várias frentes de batalhas concentrou tudo numa guerra só. A conta é fácil. Com o PT rachado em mais de trocentos pedaços, Roberto parte para tomar o comando regional com base no estatuto e depois colar os cacos. É o jogo da sua vida. Se vencer vira tio.



 

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

III-Onde está o dinheiro?

Euclides Maciel (VÍDEO AQUI) quer saber dos R$18 milhões roubados da saúde. Sorte nossa que ele tem duas informações: sabe o valor e sabe que foi roubado. E talvez saiba mais, pois quando alguém faz uma pergunta dessas, normalmente sabe bem mais dela. E mais: fala o nome de gente como o ex-secretário Wagner. É batata. E tem mais: se sabe e não fala, prevarica. Então fala deputado!


IV-Premeditando a CPI

Vá lá: com essa “nova Mesa” da Assembléia e com a inanição compulsória dos deputados fica aberta uma avenida para o governo: ou abre as burras e libera dinheiro e cargos para saciar a fome ou vai na canela e se arrisca a encarar uma CPI “que apura alguma coisa”. Maciel deu o pontapé, Hermínio afastou, mas na mesa há os comensais famintos. É uma questão de tempo.

 

V-Relações perigosas

De um lado a frustração com as punições da ALE e a nova velha Mesa, do outro reclamos do governador, legitimados por ele quando diz que o pior passou, por não festejarem tais ganhos. Será que depois de tudo que houve – e que ainda há - teremos dos mandatários a percepção de que o povo é o cliente a ser atendido? A interferência e dependência – dos e nos – poderes abriu espaço para a vida paralela de corruptos e corruptores, sócios do mesmo negócio: o crime organizado estatal. É um osso aturar essa bandalha que se instalou em todos os níveis.


VI-Tudo aberto

Na pré-corrida para a prefeitura da capital, tudo está aberto. A “tchurma do gás” enche balões de pré-candidatos sem chances, a “tchurma da pesquisa” altera o grid de largada no papel, e a “tchurma do palpite” projeta zilhões de cenários onde só o inimigo se ferra. Tarefa para Sésifo. Pela manha a pedra que rolou morro abaixo lhes faz recomeçar. Fora da gaiola a “tchurma do querumêu” disfarçada de São Francisco pede milho pros pombos. E vejam, nem há pombos...

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião

VII-P x T

Fátima Cleide ganhou a indicação, mas ainda não tem um aliado de peso. O PSD de Moreira Mendes vai de Hermínio Coelho o que acaba ajudando a ex-companheira já que Sobrinho terá o chicote do Hermínio vergastando seu lombo e tirando votos para si e para a Fátima Cleide. E Roberto? Como petista, diz que vai de Fátima, como já foi de Valverde, mas livre para apoiar quem queira. Nessa guerra dos “highlanders” quem mantiver a cabeça no pescoço disputa a vaga de Confúcio em 2014. Quem perde a cabeça transfere a força e votos ao único que fica.


VIII-Toninho e o pêndulo

Cristalino: Roberto Sobrinho fez mais obras na capital que muitos outros juntos. Até a periferia que pedia cascalho hoje quer asfalto. Com muitas obras para entregar nesse ano eleitoral a indicação do prefeito pode influenciar o eleitor e facilitar a vida do indicado. Fátima precisa e vai defender o legado, mas nem isso, nem o fato de serem do mesmo PT lhe garantem a unção do prefeito. Detalhe: o marqueteiro Toninho do PT estará trabalhando para esse tal ungido.

Política & Murupi 03/06/12 - Gente de Opinião


IX-Predestinado?

Hermínio Coelho é forte e tem sorte. Com uma história de luta e apertos pulou da cadeira de cobrador de ônibus para presidir seu Sindicato, foi vereador e presidente da Casa com 2888 votos, alcançou a presidência da Câmara de Porto Velho e chegou a deputado estadual com 9846 votos. Com o imbróglio de Valter Araújo caiu em seu colo a presidência da Casa e a condução de uma saída a termo. O paciente Coelho agüentou o tranco e agora colhe frutos da sua cautela. Sábado foi indicado pelo seu partido para disputar a prefeitura de Porto Velho.


X-No answer

X1-Será que Sobrinho vai engrenar as obras e deixar seu mandato com uma ponte pronta para encarar Cassol na disputa ao governo em 2014 ou tentará a cadeira do senador Gurcasz?

X2-Como nosso futebol continua indigente e com Ronaldinho fora da casinha, será que Heitor Costa não arranjaria o “bunga-bunga” emprestado por um tempo, mesmo sem jogar?

X2-Não seria mais viável derrubar parte do muro do Aluísio Ferreira que está caindo em lugar de empurrar o pedestre para o meio da rua?

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)