Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 03/04


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

 

“Esse comportamento irresponsável dos controladores vai gerar, sim, o dever de a União Federal indenizar todos os passageiros, inclusive por danos materiais e morais” - Ministro Celso de Mello do STF sobre o apagão aéreo

 

Pauta Política de 01 a 10

 

 

01-CIDADANIA – impostos:

De todos os impostos que você paga, o IPTU é o que mais tem a ver com o seu dia a dia. IPTU é o imposto da cidade onde você mora. Em função do sistema de cobrança é quase uma marca cultural postergar até por anos a fio o seu pagamento. Os municípios são a parte mais fraca da rede de distribuição do que se arrecada em imposto e o IPTU é portanto sua fonte mais segura de arrecadação. Pense nisso e ajude sua cidade. Porto Velho precisa de você para crescer.

 

02-Mais perdido que avião:

Acostumado a resolver problemas empurrando com a barriga, o presidente arranjou uma bucha com a FAB. Toda estrutura militar está baseada em pilares antigos aceitos e que funcionam. Ao quebrar a hierarquia, deixando de punir amotinados, o presidente Lula colocou-se e colocou o sistema em xeque. Para resolver o impasse será necessária uma negociação que forçosamente envolve a punição que ele ordenou que não fosse dada. A estrutura militar é binária. Um, dois, esquerdo, direito. Ainda bem. Em algum canto do governo as coisas ainda são como dantes.  

 

03-Irresponsabilidade sim. Mas de quem mesmo?

Dois líderes petistas na Câmara criticaram a greve dos controladores de vôo, que paralisou os aeroportos do país na última sexta-feira dia 30. Arlindo Chinaglia ressaltou a “responsabilidade direta” dos profissionais das torres no episódio. Minutos depois, o líder do PT, Luiz Sérgio avaliou que: “Eles passaram do ponto e chegaram ao limite da irresponsabilidade”. A crise foi resolvida, mas já que perguntar não ofende lá vai: porque o governo não resolveu antes? Presume-se que os amotinados serão punidos mas e o ministro e o presidente ficarão impunes?

 

04-Fadado ao sucesso:

Berzoini vive a um passo da fama verdadeira. Frente ao INSS protagonizou o vexame da fila dos velhinhos aposentados e a frase irreotocável: “darei o melhor de mim”. No comando do PT teve que ser afastado por suas ligações tangenciais com os aloprados. Agora, surfou no apagão aéreo ao defender que não há mais necessidade de se fazer a CPI. A profundidade de sua frase sobre o assunto é de uma lógica cartesiana: “De certa forma, as causas já estão claras”.

 

05-Um dia na vida de um camaleão:

Fora do Brasil, Lula passou a mão na cabeça dos sargentos do controle aéreo, mesmo com sob o risco de heresia militar de quebra de comando. Alertado, chegou chutando o pau da barraca e chamando os amotinados de irresponsáveis. No meio dum imbróglio que apenas começa a se formar, Lula enfrenta agora os comandantes militares e os sargentos de quem foi padrinho e se tornou inimigo. Mas o pior ainda está por vir se o governo agir com os controladores como agiu com a PF. Vida dura a do camaleão. O mimetismo, o torna caça e caçador ao mesmo tempo.

 

06-Custos adicionais do apagão:

O apagão tomou conta das redações, da política, das conversas e o governo amargou um revés extra. A viagem de Lula não entrou na pauta. Nada sobre queda de barreiras, se Bush vai nos comprar biodiesel, se o Brasil vai ter cadeira cativa na ONU, ou se brasileiros terão lá o mesmo tratamento que os gringos têm aqui. Grandes coisas aconteceram, pois Lula não desperdiçaria dinheiro até porque nunca nesse pais as relações foram tão boas com os americanos.Talvez por modéstia Lula não fale sobre Doha por exemplo... Quanta coisa pode ter sido falada.  

 

07-Glossário do Léo - globalização:

Primeiro o governo quebra uma empresa. Outras empresas entram no lugar mas sem condições de assumir tudo, criam um caos. Pilotos da empresa quebrada vão para outros países trabalhar. O caos aéreo contamina outros setores inclusive o do controle de aviões. Sargentos que não podem fazer greve, fazem. O presidente não deixa que sejam presos e a hierarquia é quebrada. Com tanta coisa quebrada, o governo concerta (com “c” mesmo) que o melhor é contratar novos controladores no exterior, no caminho inverso ao dos pilotos brasileiros depois que o governo quebrou a Varig. Globalização. Não é só isso, mas também é isso. Se é que me fiz entender.

 

08-Procura-se João Paulo dos Reis Veloso:

O apagão aéreo e seus desdobramentos revela a falta de planejamento do governo brasileiro para definir prioridades e fazer. O economista Marcos Mendes diz: "Nos aeroportos, o governo optou pelo conforto dos passageiros, e não pela segurança". Veja o PAC, que nem saiu do papel, tem propaganda que custa mais que o programa de contratação de especialistas para melhorar a educação. Aqui em Rondônia por exemplo. Toda classe política se juntou em prol de uma causa, bandeira ou idéia, sem saber qual é. Ou seja: tem tudo para não andar.

 

09-Memórias de um viajante:

Depois de agüentar um tranco da oposição como nunca se viu, Lula conseguiu dar a volta por cima, emplacar o segundo mandato e surfar na onda da aprovação nacional imune a qualquer crise. No fim de semana Lula foi aos EUA encontrar seu amigo Bush. Entre um tapa no beiço e outro, não terá Bush tentado descobrir o segredo de Lula? É que depois de se consagrar como reverso de Midas, Bush encara um movimento que pede seu impeachment. Lula entende disso.

 

10-Mas que hora para uma CPI:

Tem gente que gosta mesmo do “quanto pior, melhor”. Ontem na Câmara, a oposição se dividiu sobre a CPI do apagão. Enquanto se propunha aguardar, o DEM, ex-PFL (não sei não... mas essa sigla me transmite algo funesto) radicalizou. Entrou em obstrução. Ora, no estágio atual e com os ânimos exaltados, abrir a CPI pode ser uma tentativa de apagar fogo com gasolina.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu