Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 02/07/10


 

Frase do dia:

“O político profissional não tem medo do escuro. Receia mesmo é a claridade.” – Jornalista Josias de Souza

 

01-Convenção – Ato I

Tarde de terça feira, o ex-senador Odacir Soares, homem de confiança do ex-governador Cassol anunciou no programa Câmera 11 que foi convidado pelo chefe e amigo Cassol e aceitou o convite para compor a chapa da Frente Progressista com o atual governador João Cahula, nome ungido pelo mesmo Cassol. Tudo estaria pronto para a confirmação que ocorreria no dia seguinte na convenção. Decisão que acabava com uma série de suposições de nomes e injetava um gás na campanha eleitoral que começaria a seguir. 

 

02-Convenção – Ato II

Tarde de terça feira, o ex-deputado Agnaldo Muniz, indicado pelo PSC para disputar a vaga ao Senado na coligação do PSDB com Expedito Jr., me informa ao telefone quando o programa Câmera 11 era apresentado que estava deixando a coligação, alegando que o partido havia promovido alteração em nível nacional, que incluiria o senador Mão Santa o que inviabilizaria sua caminhada com Expedito Jr. Já à noite, chega a informação que o Agnaldo estaria fazendo dobradinha com Cassol ao Senado na Frente Progressista.   

 

03-Convenção – Ato III

Tarde noite de terça feira e o PSB faz sua convenção e demonstra estar dividido. A ala do deputado Jesualdo Pires pende para o PT e Mauro Nazif para o PSDB. Participam os dois indicados à disputa do governo pelo PSDB e PT. Nos corredores corre a notícia que a convenção seria pró-forma, vez que um acordo entre PSB e PSDB já estaria fechado e que na convenção do dia seguinte o fato se confirmaria. Durante a noite ainda, noticia-se que Melki Donadon que estava no arco de alianças do PSDB havia pulado do puleiro.

 

04-Convenção – Ato IV

Manhã de quarta feira: Com as notícias da noite anterior, o PSDB e um amplo leque de partidos vai à convenção que apresenta só um nome ao senado – Agnaldo Muniz – e o vice de Expedito, Alan Queiroz do PSB. No final da tarde o PSB após o fechamento da ata retira-se para a última conversa com o PT. O clima é tenso e por volta das 22 horas a notícia que o PSB coligou com o PT e que uma coletiva do PT/PSB no dia seguinte iria celebrar a aliança de Nazif, que indica o vice do Valverde. Ponto para Jesualdo e, ponto para o PT que estava virtualmente sozinho na campanha. Um novo gás para os petistas. 

 

05-Convenção – Ato V

A Frente Progressista vai à convenção na Quéops e mais surpresas. Fiel a seu estilo de levar a decisão para o último minuto do último dia, o DEM de Bianco já havia anunciado que iria no barco do PMDB. Foi a primeira defecção das hostes tucanas. Com a Quéops recebendo um bom público, sai o anúncio da composição da Chapa. Cassol ao Senado e Melki Donadon em dobradinha. Na suplência do Ivo, Reditário e na segunda suplência, o Odacir Soares. Com o anúncio inesperado e inusitado, a base treme e treme mais ainda quando é anunciado o vice do Cahúla: Tiziu. E o dia ainda reservava mais surpresas.   

 

06-Convenção – Ato VI

Pego no contrapé, o PSDB cuja nominata que não era lá essa Brastemp, minguava com a saída do Dr. Mauro. A usina de boatos começou a produção em série com modelos de carroças, cada uma pior que a outra. A primeira trazia a notícia que Expedito teria jogado a toalha e saído da disputa. A segunda, que não mais seria candidato ao governo e sim, ao senado e a última que negociava com a Frente Progressista para substituir Caúla. OPSDB fervilhava, a paz estava selada no PT mas, o primeiro arranhão saiu com a nota do ex-quase-futuro vice governador Alan Queiroz que, constrangido, abandonou a peleja.

 

07-Convenção – Ato VII

Arranhão de um lado e apoio do outro. O PR que entrou na coligação tucana com Miguel de Souza, se apresentou de armas em punho para defender a causa e mesmo refratário à idéia de compor como vice, viu seu nome afunilar e capitulou no meio da tarde. Às 17 hs, algo como uma nova convenção tucana ocorreu no Aquarius Selva Hotel e o animado Expedito apresentou o vice Miguel de Souza a uma platéia satisfeita com o desfecho. “A rasteira nos derrubou mas, caímos para cima”, disse um tucano emplumado.

 

08-Convenção - Ato VIII

“Do limão a limonada” disse Expedito. Com a redução da nominata, o PSDB teve que dar seus pulos. Maurinho Silva que se insurgiu na convenção apraeceu no Aquarius Selva Hotel e já fala na possibilidade de rever a posição e entrar na disputa para a reeleição. O Dedé de Melo, também apareceu e deve entrar também na disputa e até Val Ferreira foi escalada para participar do pleito disputando uma cadeira federal. “A necessidade ensina o sapo a pular” e foi o que aconteceu. Ao que parece, a sorte está lançada para os cinco candidatos ao governo pelo PSol,  PT, PMDB PPS e PSDB. Mas, nunca se sabe... QRX 

 

09-Mudando o rumo da prosa

Entre traições e conveniências, descarto as duas. Fico com o termo negócios, por ser o mais apropriado. Com tanto dinheiro envolvido na atividade política, pensar em ideologia, amor à causa ou vontade de servir ao povo, chega a ser piegas. Acompanhando de perto os últimos dias da política, quando os nervos estão à flor da pele e a língua destravada, vi coisas do arco da velha. Recolhi cada uma para refletir sobre a natureza humana mas, aprendi que é falso dizer que o poder corrompe o homem”. É exatamente o contrário.

 

10-Maldade...

Há quem goste e quem não goste de Odacir Soares mas, não se pode negar que se trata de figura pública de renome que não merece o lamentável constrangimento público a que foi submetido. Não conheço detalhes sobre o que o fez revelar-se como vice do Cahúla mas não me esquivo ao registro. Lamentável também foi o constrangimento que passou o jovem Davi Chiquilito Erse, amigos e familiares que foram à sua posse e se depararam com o oficial de justiça que junto ao deputado Mauro Nazif queria impedir sua posse. A elegância existe até no ringue de boxe. No caso em questão, entendo a providência mas, lamento a forma cruel como foi tomada. Detalhe: Davi Chiquilito não foi ao TCE. Claro.    

  Fonte:Léo Ladeia. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)