Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 01/02/10


POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia:
“Chegará o dia em que políticos inaugurarão até pedra nos rins.'' – Jornalista Claudio Humberto. Cruel.


01-Minc, o ingrato
O midiático Carlos Minc, arrumou o jaleco, preparou o sorriso de piano e deitou falação. O desmatamento na Amazônia diminuiu. Certo está ele em aproveitar a maré e jactar-se das suas ações mas, personalista, olvidou o crédito celeste. S. Pedro ajudou com a chuva. O ingrato poderia usar o fogo, só uma vezinha e acender uma vela. Dessas comuns mesmo, sabe? Vela de verdade. P’ra santo.  

02-Sobre pesquisas e biquinis
Pesquisa é igual a biquini. Só esconde o essencial. Com tantas rolando “pelaí”, pude confirmar que pelo menos uma tem fundo de verdade. A participação do Senador Valdir Raupp no programa Via Sat – sábados 8.30 pela TV Candelária em rede estadual – bateu o recorde de ligações telefônicas desbancando até o governador Cassol. Não foi pesquisa, enquete ou biquini mas, a interação com o público foi reveladora, ainda que o essencial – o voto – tenha ficado oculto. 

03-Um pouco mais do Via Sat
O Via Sat caiu no gosto do povo. A fórmula é simples e eficiente. 13 emissoras da TV Candelária – em breve Vilhena e Ariquemes – em rede, com reportagens do interior e participação direta do público telespectador via telefone e internet. Beni Andrade estréia e bem na direção. A Record sob o comando do irmãos Leoni – Everton e Elton – “come pela beirada”, investem em equipamentos, profissionais em programas locais. Everton na política? Never more. De vera.    

04-Piratas da floresta I
E segue o desmatamento em Rondônia. Agentes do Ibama numa fiscalização na BR-425, no dia 22 de janeiro, teriam encontrado 10 caminhões com madeira ilegal. Claro que os “trabalhadores” tinham desculpa e documentação – fria – mas ao final, todos em cana. Sorte do Ibama ter “achado” os piratas mas, certo seria caçá-los. Madeira, legal ou não, vai para alguma madeireira. É só colocar espiões e depois checar o estoque. Apertando o cabra geme. Funciona. Talvez mais ou tanto quanto os satélites japoneses que enxergam através de nuvens.  

05-Piratas da floresta II
Outra forma eficiente, é checar “in loco” e “a priori” áreas para manejo florestal e checar as saídas no local. A liberação do “papelin do manejo”, tem rolo que não tá no gibi. Os órgãos oficiais que concedem e fiscalizam sabem. Planos de manejos onde não há madeira, guias falsas e a “vista grossa” tem de montão. Com a repressão “faz de conta”, uns poucos ganham, o meio ambiente perde mas, o crime compen$a. For all, of course. E aí, money, money, money...
 
06-De volta à ribalta
O Congresso Nacional volta às atividade nesta segunda feira. Segunda é força de expressão, pois é só de terça a quinta. Para variar, a pauta do Senado está trancada. Na Câmara dos Deputados, troca de comando. Entra o deputado Vacarezza na liderança do governo, para desfazer o nó do pre-sal, que vem desde novembro. E há o fogo em torno de Temer pela indicação vice da Dilma. 

07-Tempestade sem bonança
Um agricultor filosofava sobre chuva: “é como ter sede. Um copo d’água chega. Um balde mata”. O Brasil iria colher sua segunda maior safra de grãos mas, a chuva, umidade e queda nos preços de commodities podem jogar por terra o esforço. O choro – dessa vez justo – começou e o governo avalia como e o que fazer. E nos hortifrutigranjeiros, um pepino. Sem produtoe sem preço. É broca!

08-Arriba Chavez!
Que a situação na Venezuela está complicada todos, sabem, que o “sargentão” está “mucho loco”, idem. Praticamente isolado Chavez vai receber um gancho do Brasil para resolver o racionamento de energia. Ironia! Montado em barris de petróleo, o país pisca. E agora, quem poderá salvar-nos, inverte a pergunta o Sargentão Colorado. Eu, Marco Aurélio “Top-top” Garcia! Como deixar ir para o ralo o “socialismo bolivariano”? Tem gente que viaja na loucura dos outros... 

09-Nanicos brasileiros, os maiores do mundo
O Serviço Eleitoral do Chile cancelou os registros de 7 partidos políticos, dentre eles o “Partidão”, que não atingiram 5% do total dos votos válidos nas eleições legislativas. É regra e ponto. A partir da resolução os excluídos podem recorrer da decisão ou dar início à refundação. No Brasil há 27 partidos e regras para funcionarem. Mas vale? Necas de pitibiribas! É como mexer em casa de cabas. 

10-Trabalho não. Emprego
Câmara dos Deputados, plenário vazio. Em 2008, 7.643 faltas. 9.820 em 2009 e 1.066 sem qualquer aviso. Regra para coibir existe. Está na Constituição art.55, usado apenas duas vezes, em 1989. Emprego dos sonhos. Ganhar sem trabalhar e sem sermão do chefe. “Voto em plenário é caô”, diz Marina Magessi do PPS. Explica mas não justifica. “Trabalham nas comissões, precisam ir às bases” e vai. Isso sim é que é caô. “M’ingana que eu gosto”, diz Zé de Nana. Parlamentar gosta de verbo mas, gosta mesmo é da verba. O caô vai de troco.    
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)