Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Papo de Redação, agora na televisão


Gente de Opinião

Frase do Dia:
 

“Dilma dirige-se aos partidos atrás do pouco que eles lhe podem dar, enquanto os partidos tiram de Dilma o pouco que ela tem para lhes dar.”- Jornalista Carlos Chagas, imperdível.

 
 

Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião

01-Via Sat sai de cena

Nascido da necessidade de se fazer uma entrevista com o governador em rede estadual, o Via Sat ganhou nome de programa, espaço na TV Candelária e, entre altos e baixos sobreviveu aos problemas que programas de TV – principalmente se de entrevistas – enfrentam e chegou aos não esperados 30 meses de existência. O Via Sat foi ao ar sábado pela última vez e sai para dar lugar ao novo produto com a marca Everton Leone. Criado para ser programa de rádio, Papo de Redação virou sucesso imediato, de público e anunciantes, o que o levou para a TV. Agora, todos os sábados e por uma hora e meia as feras do rádio estarão ao vivo na sua casa.


 

Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião

02-Mais novidades na telinha

E  não fica na descontinuação do Via Sat as mudanças da TV Candelária. O Câmera 11 fará uma plástica. Augusto José, o homem do Alerta Total vai atuar a partir de agora com maior participação jornalística em toda a programação e não apenas no Alerta Total que abre espaço para o novo Inter News programa voltado para interagir ainda mais com o telespectador. Mas não é só. Por trás das câmeras a “tchurma da criação” – Júnior, Yuri e Gilmar – dão duro na grade, campanhas e comunicação visual das emissoras do SIC. É a Usina Leone de Criação que não para nem para apitar na hora de trocar o turno. A marca da Usina Leone de Criação é não parar nunca. 

Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião



 

Gente de Opinião03-Fé cega e faca amolada

Quem acha que o tempo ficou feio com a Lei Ficha Limpa, pegue capa, guarda chuva e galocha. A tempestade que se anuncia lá para as bandas do TRE é daquelas de “tirar pica-pau do toco” e “fazer tatu subir a serra de bota”. A atual Corte Eleitoral tem magistrados com histórias de “assombrar saci-pererê no encruzo”. Ivanira Feitosa presidente, Sansão Saldanha como vice e corregedor, Herculano Martins Nacif juiz federal e Ercias Rodrigues de Souza como procurador eleitoral comandam as próximas eleições. Fé cega na lei, faca amolada contra a “tchurma do mal”. Está é a luta do TRE de Rondônia por eleições limpas (Vídeo AQUI). O resto a gente resolve na urna.      

 Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião04-BR364 – A estrada que mata gente

Duas pessoas saíram ontem da vida para se juntarem aos pontos perdidos na estatística cruel alimentada a cada acidente na BR364. Desta vez não foi um buraco o responsável pela tragédia e sim a imprudência de um motorista que tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido. A estrada, porém fez a sua parte como era de se esperar. Sem área de fuga ou acostamento, o choque foi inevitável. Registro, lamento e junto-me a quem cobra providências do Ministério dos Transportes, Dnit e da claudicante – salvo raras e honrosas exceções - bancada federal de Rondônia, mas abro mão de quaisquer moções de repúdio ou coisas do gênero, por inócuas!


Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião05-Pela metade não, violão

A escolinha ficou fechada por um tempo que daria até para serem construídas umas 50 iguais. O dinheiro da reforma daria para construir pelo menos duas novas, a partir do zero. A escola tem menos de 10 salas e fica em frente à ALE e logo, bem à vista de quem cuida – ou deveria – da moralidade no serviço público, os senhores deputados estaduais. A toque de caixa depois de reclamações da imprensa a obra foi entregue e, como no final tudo foi corrido, faltaram os condicionadores de ar. É bom que a ALE cobre – sem moção de repúdio – pois os aparelhos e o serviço devem ter sido pagos, mas alunos e professores estão assando nas quentíssimas salas.  

Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião

06-Porta aberta para uma reforma profunda

A professora Berenice Tourinho é a mais provável reitora da UNIR. E, se confirmada no cargo já entra com o pé direito. A CGU – Controladoria Geral da União incluiu a suspeitíssima Fundação Rio Madeira - Riomar numa lista com mais de uma centena de entidades privadas – a Riomar é privada apesar de não ter nem cacoete – por cometer “irregularidades graves e insanáveis” na prestação de serviços a órgãos e entidades federais. Hora de pedir a temida Tomada de Contas Especial, mandar a Riomar para a casa do crica e constituir uma nova fundação se for o caso. É, salvo melhor juízo, a forma de impedir que a água suja do passado contamine a caixa nova.

 
 

07-O Japão e nossos viadutos

Há um ano, um terremoto de 9 graus atingiu o Pacífico a 130 km do Japão. Ondas de até 15 m de altura invadiram a costa leste do país 20 minutos depois. Por 500 km de litoral, um rastro de morte e caos feito pelo tsunami. Navios no meio da cidade, barcos ancorados em telhados e pelo menos uma cidade inteira, toda ela, desapareceu. Não vou falar da usinas nucleares. Um ano depois é incrível ver o que Japão já refez. Até viadutos mais complexos que os nossos foram reparados. Deve ser isso: No Japão não chove e refazer é mais fácil que construir novo. 

 
 

Papo de Redação, agora na televisão - Gente de Opinião08-Vá lá governador: faça mesmo

O governador Confúcio Moura revelou que pediu ao diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini, que oferecesse ajuda ao Dnit para recuperação de trechos mais críticos da BR-364 e que Mosquini teria ouvido de diretores do órgão federal que a sua ajuda não era necessária. Aí o governador “pegou ar” e com toda razão vai dar um prazo e depois meter a mão na massa. Dissociado da realidade e revelando-se comprometido mais com a burocracia que com vidas, o Dnit deu um exemplo do que é desserviço e me deixou com saudade de Miguel de Souza e Oliveira. Foi com os dois que a coisa andou melhor. Vá lá governador: manda o Mosquini “pavorar no trecho”.

09-Falando nisso...

O que está faltando para que o prefeito de Porto Velho dê o braço a torcer e entregue as obras dos viadutos para conclusão pelo DER? Ora, o prefeito e o governador se dão bem, o prefeito não é candidato à reeleição, o governador sinaliza com o lema “Governo da Cooperação” que fará o que o prefeito pedir e o Mosquini do DER também não é candidato. E além disso, quem sabe fazer ponte, bueiro e estrada deve saber como é que se faz viaduto ou elevação de nível ou outro nome que se dê àqueles monstrengos que insistem em não ficar prontos. Quem sabe o prefeito deixando, o DER pegue gosto pela coisa e acabe com a Vieira Cahula, UPAs, etc... 

10-Três perguntas cretinas 

Das redações: “PF faz operação para reprimir aborto ilegal e uso de medicamentos proibidos”. Fiquei na dúvida: existe aborto legal no país? Um cidadão de iniciais C.J.S.M., 32 anos, foi preso tentando embarcar para o Maranhão com drogas. Tentei identificar o nome pelas iniciais ou as razões que levam a justiça a proteger o nome do traficante. Por que não divulgar? Quando a BR 319 foi construída, o 5º BEC usou lonas e pontes de guerra que devem estar guardadas em algum canto. Do jeito que vai o Dnit com a BR364, que tal tirar para fora, secar e azeitar?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)