Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Murupi da Páscoa 16/04/15


 

Frase:

“Na Brasília dos dias que correm, a diferença entre a normalidade e a anormalidade é que a primeira é muito mais comum.”– Jornalista Josias de Souza sobre a indicação do Dr. Fachin para o STF .

1-Fase nº 12 da Lava Jato

Gente de OpiniãoA Operação Lava Jato chegou possivelmente à penúltima fase – 12ª – ontem, com a prisão do ínclito senhor João Vaccari Neto, tesoureiro de um dos partidos envolvidos na roubalheira ocorrida na Petrobrás e ao que tudo indica, também na CEF, BHDES, Eletrobrás, ou qualquer órgão público da estrutura de governo que tenha sido aparelhada pelo partido do senhor Vaccari. A próxima fase, a de número 13, por coincidir com o número do tal partido deve trazer o que mais? Será que há mais algumas barbas de molho? Vixi...

2-Fio desencapado

Murupi da Páscoa 16/04/15 - Gente de Opinião

Rondônia não fugiria à luta e nós, destemidos pioneiros, estamos no rolo. A PF em conjunto com o MPF e CGU juntou os fios e pintou a Operação Choque para investigar suposta bandalheira na Eletronorte. 10 mandados judiciais, sendo 8 de busca e apreensão e 2 prisões temporárias cumpridos por 50 federais em Marília, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Velho e devem trazer à luz, crimes de corrupção passiva e ativa, formação de bando, fraudes licitatórias, lavagem de dinheiro. Fedeu a fio queimado.

3-Premeditando o breque

O Conselho Estadual de Saúde vai a Guajará Mirim e não para fazer compras. É que a saúde do município está doente e para evitar que venha a óbito “uzomi” vão aplicar uma dose cavalar de gestão com direito a benzetacil, mercúrio cromo, esparadrapo e até onde sei, doses de Imosec aos gestores que estão a se borrar pelos cantos. Não está afastada a possibilidade de “quarentena” para alguns e, por falta de local específico, o confinamento pode acontecer no xadrez, cadeia, ou seja, sempre atrás das grades.

4-Cumprindo tabela I

Gente de OpiniãoO TRE se reúne  para mais uma avaliação sobre o pedido de cassação do governador Confúcio Moura e, só para variar, não acredito que o governador vá ser afastado do cargo. Seguro por uma liminar obtida no TSE me pergunto por que o TRE se insurgiria contra uma decisão superior? Não faz sentido. Lá na frente pode ocorrer uma condenação, mas aí muita água já passou por baixo da ponte. Uma corrente de pensamento jura que o julgamento deve se pautar pela letra fria da lei. Outra vê a vontade professada pelo eleitor como mais importante que eventuais dolos. Confúcio não fica no banco. Continua no jogo.

5-Cumprindo tabela II

Murupi da Páscoa 16/04/15 - Gente de OpiniãoAlém de tudo isso, quem estaria esperando a queda do governador Confúcio Moura – Expedito Jr – acaba de ser agraciado com uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral e por mais incrível que possa parecer por motivo similar àquele que resultou na condenação do governador: uma churrascada para eleitores. Em caso de condenação, Expedito Jr perde o direito à diplomação ou em linguagem direta, não assum o lugar do Confúcio, mesmo que seja cassado. Para quem não acredita que o raio cai duas vezes no mesmo lugar eis a prova: cai sim. De novo Expedito Jr jogou para cumprir tabela. Não ganhou e não levou.  

6-Questão de lado

Gente de OpiniãoTodos nós temos vários lados: dentro, fora, direito, esquerdo, cima, baixo, frente, costas. Além destes existem outros que são preferências, gostos, partidos, agremiações, religiões e escolhas às quais também chamamos lado. Mal conheço meus lados e não me sinto à vontade para falar do lado político do jurista Fachin, mas sinto-me desconfortável para aceitar a sua indicação ao STF por sua opção partidária que ele chama de lado. Nós fazemos nossas escolhas e depois elas nos fazem. Isso é mais que lado. É princípio.       

7-Homem ao mar

Gente de OpiniãoJoão Vaccari Neto não vai perceber de logo, mas acabou de levar uma daquelas rasteiras tão bem dadas que só vai sentir a queda bem mais à frente quando já estiver deitado. Por ora Vaccari vai receber o apoio dos mandarins do partido e em especial daquele que vai anotar seu nome no caderno com o registro dos abandonados pelo caminho. Faz parte do estilo da agremiação e do caráter ou falta dos seus dirigentes.

8-Por falar nisso...

Gente de OpiniãoO ex-ministro Zé Dirceu andou procurando a Justiça Federal no Paraná para dizer que “está à disposição, como sempre esteve” para dizer tudo o que os investigadores quiserem ouvir sobre a Operação Lava Jato.  Basta “mero contato telefônico” com seus advogados para que o ex-todo poderoso da Casa Civil apareça para abrir o bico ou como preferem meus ínclitos amigos advogados no jargão juridiquês, para esclarecer “eventuais dúvidas das autoridades encarregadas das investigações”. Procuradores da República que coordenam a investigação avaliam que “é complicada” a situação do ex-ministro, há muito jogado ao mar. 

9-Marmita separada

Não convidem para a mesma missa, ou mesmo para uma santa ceia ou um lanchinho na sacristia, o Padre Franco Vialetto, prefeito de Cacoal e o seu vice, Acelino Luiz Marcon. A coisa está tão complicada que uma jovem senhora pintou na sessão da Câmara de Vereadores da cidade meio nua ou meio vestida, bem de acordo com o imbróglio que rola no município. Como diz o bruxo Carlão Sperança, “é coisa de louco.”     

10-Um coió embasbacado no sinal

Lá na Avenida Tiradentes acabaram com uma rotatória para montar uma praça de semáforos. Dia desses um carro bateu e arrancou poste, base, luminoso e a Semtran, Detran ou algum “tran” deixou do mesmo jeito: sem poste e sem farol e o coió aqui sem entender porque acabaram com a rotatória.    

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d