Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Mauro Nazif com chances, mas tá fechado em copas



Frase do Dia:


"O STF já fez sua parte ao considerar a política de cotas raciais constitucional. Uma medida louvável, se temporária. Assim como as cotas sociais." Jornalista Atenéia Feijó      
       

 
 

Mauro Nazif com chances, mas tá fechado em copas - Gente de Opinião01-Agora vai, ora se vai...

Ao que parece o trem vai engrenar. Vamos lá contar nos dedos. Quem já está escalado para a disputa eleitoral e confirmado pelo partido como pré-candidato? Pelo PR, o engenheiro Miguel de Souza garante que é e não abre nem para um trem carregado de brita. O PT vai com Fátima e “babau” para algum outro nome que tenha sido ventilado, inflado ou coisa do tipo. Com dois nomes definidos e antes de seguir os outros vale lembrar que apenas PMDB, PSDB e DEM, têm tempo de TV e podem dar suporte a qualquer candidato, mesmo que seja candidato japinha.

Gente de Opinião02-Contando feijãozinho

Agora está na hora de contar feijões. PSDB, PSD, PV e PR montaram a frente para lançar quem esteja liderando a pesquisa na hora cera. Cada partido, à exceção do PR que pulou fora, passou a turbinar seus nomes. O PSD põe as fichas em Hermínio, mas não esquece Guilherme. O PSDB soltou Mariana e Benitez no campo. Garçon com apoio do presidente da Câmara de Vereadores foi ungido por seu PV para ser o nome do frentão ou no futuro tentar a Câmara de Deputados. Detalhe: o frentão é uma idéia da cabeça do Expedito Jr. que joga como croupier. Ele é que dá as cartas e só ele é que pode dizer: “Senhores, façam seu jogo” e “agora nó más”.   

Gente de Opinião03-Dando milho aos pombos

Quem está devendo uma resposta é Mauro Nazif. Com chances, mas fechado em copas, Nazif se isola e se transforma num enigma. Aliás, também nessa linha de não bater o cartão na casa do eleitor faltam ainda o PMDB e o DEM. Ambos com bom tempo de TV. A tendência do PMDB é coligar-se com o PT e garantir o segundo turno. Já o DEM tanto pode andar com o frentão do PSDB, PSD e PV ou aliar-se a Miguel de Souza do PR. A partir daí, que me perdoem meus caros amigos e colegas, mas com todo o respeito que tenho pelas pessoas que estão pondo os seus nomes pendurados no prego, não vislumbro chances. Estão apenas dando milho aos pombos.     

Gente de Opinião04-Escolha difícil

Ora, ora, ora, se a disputa para prefeito está “destamãizin”, como será para vereador? O ideal é que o futuro candidato recebesse informações sobre as atribuições da função que pretende exercer e principalmente, que soubesse os limites a que estará submetido no cargo. Confesso que sou bem conservador nessa escolha. Vereador bom é aquele que já exerceu mandato e mostrou serviço e são poucos. Vereador não faz obras, quase não legisla já que a maioria das leis das cidades jáexiste, mas o cargo é importante. É o primeiro elo entre o povo e o governo, o grande fiscal da municipalidade e o intérprete dos anseios da população. Portanto cuidado.    

 
 

05-Relativizando

Estava meio desligadão quando minha presidente pintou para saudar os trabalhadores. Meu primeiro susto foi ouvir La Roussef condenar juros: “É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo.” Mal me refiz desse e pintou o outro: “Garanto às trabalhadoras e aos trabalhadores brasileiros que vamos continuar buscando meios de baixar impostos, de combater os malfeitos e os malfeitores e, cada vez mais, estimular as coisas bem feitas e as pessoas honestas de nosso país." Reduzir juros e impostos é difícil. Já combater malfeitos e malfeitores pode. E que tal usar os nomes corretos: roubo e ladrões. “As pessoas honestas de nosso país” agradecem.

06-Fly

Para acabar com os achismos ou as interpretações saídas daquela conversa que alguém teve com um piloto de asa delta ou com um mecânico de ultra leve, a bancada federal de Rondônia vai direto à fonte buscar a informação de quem a tem. A ANAC, os Ministérios da Fazenda e Defesa e o Banco Central sabem tanto quanto a Casa Civil da Presidência da República o que há de mito e verdade sobre a ação de empresas comerciais de aviação no Brasil. As relações de entre governo e empresas de aviação no Brasil e nos últimos 10 anos com a TAM, são bem mais que e amor e ódio. É grana mesmo. Em Brasília até as pedras – que nem voam – sabem.

07-Dia do trabalhador

No dia do Trabalhador o país comemorou o preenchimento de mais uma vaga ministerial. Um cidadão com pedigree de trabalhador, mãos possivelmente calejadas e com um nome que faz tremer corações dos amantes do velho caudilho, assumiu o Ministério do Trabalho, o surfista Carlos Daudt Brizola ou como é mais conhecido, Brizola Neto. Ele vai dropar um orçamento de fazer inveja a muitos estados, terá a força política das poderosas centrais sindicais vai presidir a retrógrada República Sindical Brasileira. Só não sei como o Brasil sobreviveu por cinco meses com essa estrutura acéfala. Ministério do Trabalho: com ou sem ministro, a mesma coisa.   

08-Ebony and ivory

O STF o armou o seu acorde e entoou um hino com duas versões: a primeira, separatista prega a constitucionalidade de cotas raciais. A segunda, igualitária diz que negros e índios para serem iguais ao resto da população devem ser tratados de forma diferente. Estranha situação para o baiano aqui de pele branca. Sou contra a cota racial por dois motivos: brancos, negros e índios são da raça humana e, como a diferença biológica entre animais é quase nehuma, como provar minha raça? Vá lá... Com restrições aceito cotas sociais e temporárias para algumas aéreas. 

Mauro Nazif com chances, mas tá fechado em copas - Gente de Opinião

09-Blindagem

A CPI do Cachoeira vai trazer algo novo na política: a compra e venda de partidos políticos. PRP e PRTB que possivelmente estavam em promoção, quase foram engolidos pela cachoeira, mas devem negar se forem convocados. No Brasil de partidos tão iguais que até parecem japoneses a compra e venda se dá de forma subreptícia, com cobra maior engolindo a cobra menor. Mas haverá coisa antiga como a blindagem. Estruturas de aço reforçadas estão sendo preparadas para blindar o governador Perilo do PSDB, Agnelo Queiroz do PT e Sergio Cabral do PMDB.

10-Três perguntas cretinas 

E por que começaram a pipocar pela imprensa novidades requentadas sobre Valter Araújo? A roda da fortuna deve estar girando e premiando adoidado. Não é que a greve da saúde perdeu a importância que normalmente teria? E o PMDB terá candidato a prefeito ou vai a reboque?

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)