Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual


Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião

Frase do dia:

… se continuarem a importar “Mais Médicos”, logo teremos o programa “Mais Doentes”.” - Jornalista Claudio Humberto.

1-Algo de novo no ar

Wagner Canhedo que foi dono da falida Vasp e da sempre lucrativa Viplan com mais de 900 ônibus em Brasília foi preso sábado, a mando da Justiça de Santa Catarina, que o condenou a 4 anos, 5 meses e 10 dias de prisão por sonegação de impostos. Tá ficando difícil ser picareta no Brasil. O que salva é o regime aberto, o recurso protelatório e o advogado que conhece que tem um contraparente “assim ó!” com o filho daquele. Não fosse isso e Canhedo além da cana teria que devolver a grana e aí o crime não mais compensa. Tá ruço para quem vive no atalho. Por demais da conta moço.

2-Vasos-comunicantes

Confesso minha total ignorância sobre “efeito borboleta” e teoria do caos surgida com o tal de Lorenz, mas depois do mergulho de suas parlamentares excelências da Câmara dos Deputados, quero me dedicar aos gráficos fractais, figuras de geometria maluca, detalhes infinitos além do sistema de vasos comunicantes para sacar como o plenário pomposo da Câmara Federal se liga a uma cela na Penitenciária da Papuda pelo esgoto. Deve ser coisa de engenharia política.

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião
 

3-Prosa absurda

Advogados do ex-quase-futuro deputado federal sem mandato Natan Donadon vão pleitear no STF que o reeducando – é o mesmo que preso, presidiário ou apenado – possa receber tudo o que um seu colega não presidiário recebe dando duro – Menos? Tá! Menos – na Câmara. Mais que justo! Como um dos nove representantes de Rondônia – não seriam oito? inquiriria um desavisado – já que a Casa manteve seu mandato e o presidente chamou o suplente, Natan apesar de preso é deputado e, portanto que se dê a Natan ou que é de Natan para que ele possa dar a Deus o que é de Deus.
 

4-A Casa Civil da Mãe Joana

Por lá passaram figuras de proa e popa, mas na era Lula/Dilma, inclusive na transição a Casa da Mãe Joana se esmerou nos nomes. Além da gerente, ora presidente, bateram cartão de ponto Zé Dirceu condenado a estudar a quadratura solar, Palocci e Erenice Guerra como chefes da mixórdia e os badecos. Ontem Eduardo Gaievski foi preso acusado de estupro de vulnerável. Tauffer Padilha perdeu a carteira de habilitação numa blitz e Ivo Corrêa vai se explicar na Comissão de Ética por suas relações com o Google. A “tchurma do balacobaco” se especializou no desmantelo geral.

5-Mea culpa

Prestes a completar 50 anos de um desconfortável silêncio e sob a pressão popular bem menor que aquela que levou o Brasil às “Diretas Já”, a Globo ou mais especificamente o seu jornal publicou em editorial um “mea culpa” dividindo a culpa ao dedurar “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e “Correio da Manhã”. O arrependimento pintou, mas o estigma da deduragem ficou, como a picada do escorpião no sapo que o carrega, por ser da sua natureza. O editorial como um corretor datilográfico, limpa espaço para o projeto global Memória, mas o erro está lá registrado.
 

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião6-Meia-embreagem

Setembro e até agora estamos no aguardo do fechamento das investigações contra a corrupção de várias operações no estado. Apocalipse, Termópilas, “8666”, “Pau-Brasil”, Vórtice, Hidra de Lerna, dentre outras. Se à boca pequena correm boatos de que muitos malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual, por outro lado ouvem-se sussurros de novas operações prestes a serem deflagradas, para desespero do bloco carnavalesco “amantes do erário”.



 

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião7-Trancados

Em doses homeopáticas alguns “empresários” e outros nem tanto vão deixando a cadeia enquanto outros vão entrando e o curioso é que os políticos continuam guardados e bem trancados. Fico a matutar o que estará ocorrendo para que os seus HCs não passem na justiça e como sou uma anta em matéria de direito só posso imaginar que: A) tá faltando um bom advogado. B) tá faltando grana para um bom advogado. C) a justiça tá de má vontade. D) o bicho é complicado e tá difícil de acreditar que tudo isso é só injustiça ou E) os caras não tão nem aí e preferem ficar lá até a poeira baixar.  


 

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião

8-Mudanças (pero no mucho) à vista

Secretarias fundidas, troca de comandos em outras tantas e a conversa que começou nos bastidores já ganha contornos definitivos e devem ocorrer na esfera municipal e estadual mas, claro, dentro de um planejamento sem afogadilho. E para quem quer urgência basta olhar o “jeitão manêro” de Confúcio e Mauro Nazif. A pressa é inimiga da perfeição, mas a Lei de Responsabilidade Fiscal pode acelerar o processo e forçar o giclê do motor da tartaruga senão o bicho vai pegar.

Gente de Opinião

 


 

Malinos podem se safar da justiça por conta da morosidade processual - Gente de Opinião9-Arapongagem

Uma fantástica reportagem revelou que o Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada e andou bisbilhotando a vida da nossa presidente Dilma. Não consigo atinar como fizeram já que todos sabem que o Brasil tem um organismo de arapongagem que suplanta qualquer fantasia “Jamesbondiniana”. Nossos “secretas” são tão eficientes que não revelam a ninguém – nem mesmo a presidenta – o que sabem. Vejam por exemplo o caso das manifestações de rua por todo o país. O pau quebrando por todo lado e Dilma teve que procurar Lula para saber como e onde falar com a Abin. E o Tio Sam queria saber o que? Se a presidente anda de moto ou se vai comprar avião? Era só perguntar ao Lula ora, pois...  

10-Pois é...

Tiririca dizia: “Vote no Tiririca. Pior do que está não fica”.  Ficou! Ele não sabia do que a Câmara seria capaz.  

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d