Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Lições de Confúcio


Frase do Dia:
 


“A diferença entre a galinha e o político é uma questão de tempo. A galinha cacareja e entrega sua mercadoria na hora. O político também cacareja. Mas só daqui a quatro anos você vai saber se ele botou o ovo."– Jornalista Josias de Souza 

Lições de Confúcio - Gente de Opinião
 

I-Mãos à obra prefeito!

Lembro que aos 142.937 votos, 63,03% dos válidos, devem ser somados os 83.828 votos, 36,97% do Garçon. Além desses há as abstenções, nulos, brancos, os menores, a população flutuante, os vizinhos que utilizam os serviços públicos e... passamos de 500 mil pessoas. Esse é o número de pessoas para quem o Dr.Mauro vai trabalhar. Salvo os dois candidatos do PSol e PSTU que disputaram por decisão partidária, os outros queriam o cargo e lutaram. Por  três meses ouvimos promessas de soluções para nossos problemas. Mauro ganhou e é hora de mostrar que a promessa é um compromisso que começa com a transição: inteire-se de tudo e mãosàobra. O povo irá pagar o salário do escolhido para ele fazer o que prometeu: ser prefeito de Porto Velho por quatro anos. E nem pense em sair antes do fim do contrato!  

II-O sprint do Mauro

Ninguém sente quando um barco grande faz uma curva se não tem referência, salvo o piloto ou quem está na cabine. No final do primeiro turno das eleições os dois vencedores foram à TV para uma rápida conversa e Mauro ali começou a fazer uma curva. Os 13 mil votos que o separavam do Garçon dariam em tese, a tranquilidade que Garçon deveria apresentar, mas não foi isso que se viu. Afeito às câmeras e microfones, Garçon ficou instável. Mauro calibrou o discurso e focado nas próximas ações deixou claro sua estratégia de corrida em dois estágios: dosou forças chegando embolado na primeira bóia com os seus oponentes, fez a curva longa, alinhou a proa, abriu as velas e chegou à frente. Um belo e clássico sprint.

III-Lições da rejeição e da transferência

O PT de forma geral e Serra em particular já podem ganhar dinheiro falando sobre rejeição, tema no qual se tornaram mestres. De cara, já se sabe que para mudar o quadro de rejeição é preciso de tempo, paciência, ações, acompanhamento e que a garantia de sucesso é zero. Lula e Dilma no particular e de novo, o PT de forma geral podem ganhar dinheiro falando de transferência de votos. Não tem jeito. Dilma, Lula e ninguém elegem o poste, a geladeira ou um desconhecido se ele tem rejeição e se o bom da boca não tiver credibilidade consolidada junto ao eleitor. Se é verdade que Haddad venceu em São Paulo pela transferência de votos de Lula e Dilma por que não ocorreu o mesmo em Porto Velho, Manaus ou Fortaleza? Que coisa:aqui ninguém transferiu nada mas a rejeição mostrou caminhos até para o Garçon.

 

Lições de Confúcio - Gente de Opinião

IV-Lições de Confúcio

“Conselho e água só se pedirem”, mas a jarra e a cadeira estavam aqui e não desejo que o médico prefeito passe pelos mesmos problemas do médico governador. É possível aprender com o erro dos outros e eles começaram para Confúcio antes do primeiro dia de governo. A eleição da Mesa da Câmara é já. Não subestime o Legislativo. O orçamento de 2013 não é do Roberto nem seu: é da Prefeitura. Estude e ajuste-o! A hora é agora! Reinventar a roda só serve para atrasar a viagem. Comece com o que tem. Ainda na “lua de mel” defina as bases da relação com imprensa, ONGs, sindicatos, etc. e não erre na escolha dos pilares para uma boa gestão: Finanças, Saúde, Trânsito e Planejamento. Se não tiver um bom nome,busque lá fora. A inexistência do planejamento integrando o governo é a razão dos males do Confúcio.

 
 

V-Acender a luz amaldiçoar a escuridão

Em pouco mais de um mês, cinco blecautes gerais conhecidos do público como “apagões”, normalmente seguidos de um palavrão. A presidente deve estar chutando poste no escuro e quando isso ocorre é bom ter explicações e foi o que a “tchurma do siguressamoçaê” fez. “Lobão está doente”, acudiram. “Foi um apaguinho”, gracejou o tal ONS. “Tudo é bastante anormal”, assustou o vice ministro Zimmerman e como a presidente continuava possessa, o próprio vice consertou: “o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguros do mundo e fiquem  tranquilos: não faltará energia para a Copa do Mundo”. Na escuridão FHC amaldiçoa: “Assim não pode, assim não dá” e Serra procura a vela: Haddad é a treva! Haddad é a treva!   

Lições de Confúcio - Gente de Opinião

VI-Puxalácio ou palacinho?

O MP entrou na parada para resolver os problemas do presente no futuro Palácio do governo e, ficou de cara com problemas do passado. A ocupação sem licença, tecnicamente deixa o prédio em condição análoga a um “cacete armado” ou “puxadinho” qualquer numa invasão. Para o MP, “pópará!” e chamou o Município de Porto Velho e Corpo de Bombeiros, para que sejam adotadas as medidas cabíveis. Até aqui é “galho fraco” e a coisa se resolve fácil. Pior é que mais irregularidades foram identificadas e dentre elas falta de acessibilidade interna e externa, a falta de tratamento de esgoto, mitigação do trânsito no entorno e construção de mais 1.402 vagas para estacionamento. Esse “puxalácio” ainda vai dar muita dor de cabeça.

VII-A nova velha vida

Hoje é o primeiro de uma série de dias que teremos sem propaganda eleitoral, promessas, ataques a medianas inteligências, passando belo bom senso até o assassinato do vernáculo. Estamos de novo vivendo aquele marasmo político e na calmaria que antecede as grandes tempestades. Hora ideal para os ”ninjas de gravata” nos brindarem com uma operação bombástica daquelas de fechar o ano. Aliás, nas coxias as serpentes sibilam e numa casa os escorpiões se ajuntam. Entre os políticos tem gente fazendo piquenique na beira do abismo. Aviso aos navegantes: a PF sabe escutar de longe, enxergar no escuro e entrar sem chave.    Se liga na missão véio: passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo.  

VIII-Outro recado das urnas

Juntando o que falaram os analistas e colegas que gostam de fazer contas é possível chegar a algumas verdades sobre as eleições: o PMDB elegeu mais prefeitos. Em termos absolutos foram 1.024 das 5.568 prefeituras ou seja, 18,4% do total. Na sequencia, o PSDB com 702, PT com 635, PSD com 497, PP com 469 e PSB com 442. Ocorre que apesar da quantidade, o PT foi o partido mais votado no Brasil. Foram 21.880.137 votos, contra 17.530.127 do PMDB e 15.933.425 do PSDB. São Paulo desequilibra, mas os 402 mil votos a menos que a eleição do Kassab indicam fadiga do modelo político. As eleições municipais desenharam um cenário em que o eleitor pede mudanças. Vamos ver como, se e onde isso vai ou não vai dar.

Lições de Confúcio - Gente de Opinião

IX-Providencial

O Dr.Mauro Nazif já firmou sua primeira parceria com o governador Confúcio e vai beneficiar o troca-troca de cadeiras já meio que anunciado. Com sua saída da Câmara de Deputados para assumir o cargo de prefeito de Porto Velho, o seu suplente, Anselmo de Jesus do PT deixa a Secretaria de Agricultura onde passava uma chuva. Aliás, na área do governo onde o PT fincou a bandeira, os resultados são pífios. Melhor seria o governador arranjar vagas nas secretarias menores para colocar metade desse povo que faz parte do consórcio. O diabo é que eles conseguem se atrapalhar com coisas menores. Nem exemplifico para não dizerem que faço campanha pelo estado mínimo. “Esse povin é ruinzin por de mais”, diz Zé de Nana.

X-Papo com Zé de Nana

X1-O PT elege postes, enquanto o Brasil vive às escuras com o apagão.

X2-Se um cachorrofizer xixi no “poste Haddad”, o dono do animal pode ser  processado?  

X3-Sacanagem: Haddad só foi eleito por causa do Maluf.

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)