Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Hermínio bateu levou...


Frase do Dia:

"É um tapa na cara das mulheres a punição de mentirinha imposta ao goleiro Bruno. Antes capitão adorado do Flamengo, hoje Bruno é mais um ídolo dos assassinos covardes e cínicos.” Jornalista Ruth de Aquino.

 
 

Gente de OpiniãoI-Sobre raposas e galinhas

Não quero esculhambar instituições, mas no Congresso Nacional existem coisas que minam o meu querer. Vejam dois casos: dublê de deputado e pastor, discurso racista e homofóbico e Marco Feliciano vai presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Caso isolado? Qual o que... Na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara foi entronizado João Magalhães, um caboco de Minas Gerais que em lugar de curriculum vitae possui uma ficha criminal digna de um pilantra de carteirinha. O mineirin leva nas costas três inquéritos no STF por peculato, tráfico de influência e crime contra o sistema financeiro, seus bens estão bloqueados e nada pode ser feito. Como ambos são deputados, podem ocupar quaisquer funções sem reservas.  

Hermínio bateu levou... - Gente de Opinião

II-Bateu, levou

O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho está investindo na agricultura e sua horta de pepinos deve dar uma boa safra. Quando do depoimento da Procuradora Geral do Estado, o deputado Hermínio deitou falação e acabou generalizando nas críticas. Claro que o deputado tem imunidade parlamentar e pode falar o que lhe der na telha, sem ter que prestar contas de suas palavras. É lei. Mesmo sabendo da sua imunidade os procuradores não gostaram do que ouviram e por sua associação de classe, a APER, saiu uma nota de repúdio. Como os auditores também foram envolvidos, outra nota de repúdio do Sindafisco. E dá-lhe pepino. Clique AQUI e assista entrevista de Hemínio Coelho no Tempo Real da TV Candelária, canal 11.     

Hermínio bateu levou... - Gente de OpiniãoIII-Pondo a mão na massa...

Não vou satanizar tudo da gestão Roberto Sobrinho. A “Sempre” - chamada hoje de “Jamais” - era uma usina de elaboração de bons projetos e tanto é verdade que o atual prefeito está seguindo ou adaptando aquilo que já estava pronto. Acredito que um exemplo possível é a liberação de R$ 90 milhões para uso na mobilidade urbana com padronização de calçadas, construção de abrigos, estações de integração, criação de corredores de ônibus e ciclovias. Ou essa grana foi de algum projeto que estava pronto ou realmente a equipe do prefeito fez um milagre, mas não importa. Agora é esperar que a grana pingue na conta e mãos à obra.  

Hermínio bateu levou... - Gente de OpiniãoIV-Herança bolivariana

Na sua “Opinião de Primeira” o antenado Sergio Pires fala da Venezuela sem Chavez, e se exercita na área política e econômica. Chavez que despertava na mesma medida amor ou ódio deixa o corpo insepulto para ser adorado – coisa tétrica – e uma espécie de religião bolivariana para ser esquecida. Autoritário, decidido, sem meios termos e muitas palavras, Chavez fez e fará por um tempo a cabeça das viúvas da “‘izquierda”. Claro que a história só se conta após um tempo de maturação e Serjão disse isso. E Chavez – que não terá um túmulo – deixará dois como herança: o da Alca e o do Mercosul. Traduzindo com as vênias do Sergio: a herança de Chavez é a morte. A sua inclusive. Talvez sua maior obra política.  

                   

V-Vale tudo

A trilha musical poderia ser tomado por empréstimo do Tim Maia. Já a estratégia é aquela de sempre em futebol de várzea: “do pescoço pra baixo é tudo canela”. Com o olhar espichado para 2014 a presidente Dilma conseguiu que Lula se declarasse fora da disputa, cortou as verbas que iriam para o Pernambuco de Eduardo Campos, propôs armistício ao Carlos Lupi, ao Alfredo Nascimento, fritou Brizolinha, costurou com Temer, incensou Renan e avisou que na campanha vai fazer – tisconjuro – o diabo. E que tal mais um ministério para um amigo e viagem a Caracas de Aerolula com Lula sem Rose, que está na moita e calada. Vale tudo...

VI-Vale o que vier

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, que faz as vezes do recém criado ministério da Micro e Pequena Empresa, está feliz da vida. O ministério ou secretaria é bem menos que o Sebrae e seu extraordinário orçamento e ligações políticas, mas como deverá ter no seu comando o empresário Guilherme Afif Domingos do PSD do Kassab será fácil de compor. Sem grana Afir vai precisar da estrutura e apoio do Barreto para fazer alguma coisa e aí, ensina Zé de Nana, “uma mão lava a outra e as duas lavam a cara”, se é que o entendem. Na penúria desde o berço, o ministerinho só conta com orçamento para custeio. Para investir só com o Sebrae.

VII-Vale o que quiser

Para o anarquista Zé de Nana, o nome mais apropriado para o ministério da Micro e Pequena Empresa começaria por “ministéril”. Detesto dar-lhe crédito sobre suas tiradas, mas diria que no caso ele tem razão. O Sebrae cuida das pequenas e micros que são para o governo como uma doença crônica. Sua rede é tão pulverizada que é impossível formatar alguma coisa que abranja a todas. Pior, tem que estar sendo vigiadas por serem responsáveis por mais de 80% dos empregos formais e informais. Quer mais? Apesar de individualmente contribuírem pouco, são responsáveis por 20% do PIB e em diversos setores que vão de mini-indústrias a piscicultura. O que fará Afif e o PSD? Vão pescar um mundão de votos para Dilma em 2014.

VIII-Tempo quente

O rififi que acabou acontecendo quando um repórter tentou uma entrevista com um vereador de Porto Velho que também é da imprensa promete, segundo assessores da autoridade, dar panos pra mangas, mas não creio. É caso de baixo poder ofensivo e o tapa – se houve – fica por conta de Santo Antonio que é milagreiro, mas nãosabe tirar pancada. E não foi só aqui em Porto Velho. Em Brasília o ministro Joaquim Barbosa mandou o repórter que lhe inquiria ir chafurdar na lama e depois se desculpou com uma nota. Destemperos à parte, só queria lembrar que homens públicos devem respostas ao público e que a função básica do repórter é perguntar. E mais: se a pergunta ofende, a resposta não precisa seguir a linha da ofensa. 

IX-Aviso aos navegantes

A Operação Dominó teve sua fase de investigações encerrada. É a única dada como fechada, salvo o surgimento de um fato novo, o que é improvável. Quanto às outras, continuam em curso e seus filhotes, ou desdobramentos se preferem, estão crescendo e na ordem do dia. No MPF 600 processos estão com o procurador Reginaldo da Trindade esperando a fila andar. Claro que no MPE deve existir outra quantidade de processos também na fila. Considerando as operações em andamento e os sinais que antecedem os grandes baculejos, é possível dizer que há fumaça na área, tá faltando Rivotril e que (*)erda vai subir de preço. Vixi...

X-Papo com Zé de Nana

X1-Até o DNit está tapando buracos na Jorge Teixeira em Porto Velho. Já a Prefeitura...

Hermínio bateu levou... - Gente de Opinião

X2-O papo de Marquise e empresas de ônibus parou. Parou por que? Porque parou?.

X2-Vereador bate em repórter.  Que tal uma audiência pública ou CPI com Dydyo e biscoito?

leoladeia@hotmail.com

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)