Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Enquanto isso na grampolândia...


 
 

Frase do dia:

“É o caminho para garantir a sustentabilidade do sistema integral e universal, que cada vez custa mais caro.” Ministro Chioro, da Saude, que ainda chora a perda da CPMF e anseia pela ressurreição.
 

1-Pau no porquinho

Enquanto isso na grampolândia... - Gente de Opinião

É broca veio! Euzinho da silva, sempre apurado e esticando o salário para dar pros 30 dias, sou obrigado a manter com meu sofrido dinheirinho do imposto, um instrumento político-elitista que é a pensão de ex-governadores. Espalhados pelo Brasil eles formam um clube de 104 ex-governadores e 53 viúvas. Quer mais? Se um ex-governador que mama a pensão arranja outro cargo, recebe a “grana da nova boquita” sem perder a pensão. Exemplo? Em Rondônia dois senadores, ex-governadores, somam os dois holerites. Aí vai dar marreta no meu porquinho!
 

2-Enquanto isso na grampolândia...

Enquanto isso na grampolândia... - Gente de Opinião

Que estrago pode fazer no futuro de um bisbilhoteiro, um grampo sem autorização judicial feito no passado, quando é descoberto por quem foi grampeado e principalmente se esse alguém tem força. Aí o presente chega fora de época para o grampeador se vê vulnerável e para o mandante por terem sido revelados. Mas como o futuro é sempre incerto, o grampo passado continua presente e a roleta continua girando. Danou-se galera do bip-bip. “sarta de Vanda” que vem tempo grosso pela proa.

3-São Dimis e a transposição

O juiz federal, Dimis da Costa Braga, deu como parcialmente procedente a ação do SINTERO sobre a transposição dos servidores com base na Emenda Constitucional nº 60 – a mãe é a ex-senadora Fátima Cleide para que ninguém se esqueça – e vão juntos os servidores que foram demitidos e retornaram ao serviço público pelo acordo do STJ. Claro que alguém irá dizer que isso pode ser contestado, esticado, demorado, mas o caminho está aberto e quem sobreviver verá. É só questão de tempo para que o Dr. Dimis possa ser entronizado e virar São Dimis de Rondônia d’Oeste. 

4-Lá e cá I

A Prefeitura de Ribeirão Preto, São Paulo, vai pagar indenização – danos morais e materiais – a um grupo de moradores vítimas do transbordamento dos córregos Ribeirão Preto e Retiro Saudoso, em fevereiro de 2002. O valor pelos danos morais foi fixado em R$ 5 mil para cada morador, além do ressarcimento dos danos materiais que será calculado. Já pensou o efeito cascata da enchente com uma sentença dessas? Se a moda pega e pinta por aqui seo Nazif...

5-Lá e cá II

Enquanto isso na grampolândia... - Gente de OpiniãoDesgraça pouca é tiquin e de novo vai faltar ventilador: sabe aquela reportagem do Fantástico sobre a fantástica máfia que atuava para fazer cirurgias usando próteses de segunda, terceira e com gente boa recebendo “pontas” de primeira? Pois é seo Raimundinho. A coisa é pior do que se imagina. A caixa de ferramentas – ou instrumental cirúrgico? – abriu e fedeu carbureto. Dois municípios de Rondônia estão no rolo e vai voar muleta pra todo lado. O trem é mais feio que fratura exposta.    

6-Skindô-skindô

Éraste! Chegando a hora do carnaval e a “tchurma do querumêu” meteu a máscara e esticou a mãozona para o “apoio cultural”. Querem um milhão pra alegrar o folião – isso dá marchinha – mas vamos combinar: pelo que as escolas apresentam é grana demais. O prefeito que nem precisa de máscara, disse que para blocos não tem grana. Só banheiro, trio e propaganda. Se fosse pelo menos um Calypso... Para as escolas de samba acho que a prefeitura vai seguir na mesma toada ou talvez um pouquinho mais com alguma emenda – credo! – parlamentar, mas cá pra nós, essas escolas de samba não podem seguir o ritmo atravessado das escolas públicas.

7-Já a Banda do Vai Quem Quer...

Enquanto isso na grampolândia... - Gente de OpiniãoAs camisetas já estão à venda e a pedreira de todos os anos está à nossa frente. Claro que toda ajuda será bem vinda, mas para quem está acostumado a chupar picolé de chuchu salgado... Se ninguém atrapalhar e a má vontade de sempre não se manifestar a coisa vai. De um jeito ou de outro a Banda sai. Para a alegria de muitos e a tristeza de poucos como inventou o General. E não precisa melhorar nada. É da pá virada. Dá-lhe presidenta Ciça com suas 39 ministras!!!

8-O ovo da serpente

800 trabalhadores da Wolksvagen foram demitidos e a totalidade dos empregados da fábrica do ABC – 13.000 entrou em greve. Não é uma reação direta ao retorno do IPI. Em dezembro a Wolks tentou sem sucesso um ajuste do quadro funcional – 2.100 estariam na condição de excedentes – e hoje pela manhã parte do grupo recebeu a visita da onça. Na Mercedes a onça já papou 244 e pelo andar da mula veia está faminta. Já vi esse filme. Todos os figurantes e espectadores morrem no fim.

9-A coisa preta tá escurecendo mais

As empresas que participavam do CPP – Clube da Propina da Petrobrás estão com dificuldades de toda sorte: impedidas de contratar com a Petrobras não podem fazer a máquina de moer propina girar e o fluxo de caixa míngua. Sem grana o calote ou como preferem os economistas, o default vira a porta dos desesperados e aí as torneiras de bancos se fecham. Não acredito que vá haver quebradeira mas as notas das agências de risco já enfiaram Petrobras, OAS numa vala por onde ainda irão passar outras tantas. Haja reengenharia financeira e econômica. Vixi!
 

10-Troca-troca à vista

Enquanto isso na grampolândia... - Gente de Opinião

É a treva seo minino. O “bruxo” Carlão Sperança jogou os búzios, fez o defumador, dançou no meio do terreiro, leu as cartas – as cartas não mentem jamais – e garante: vai ter defenestração na equipe do doutor. Do lado de cá, a pipira do Zé Carlos Sá escapuliu da gaiola e veio me dizer que o irmão do outro doutor, vai receber um convite para se ausentar da delegação, forma carinhosa de dizer “já deu veio. Vaza”. Nada contra. Lá e cá a coisa anda mais atrapalhada que galope de vaca nelore parida. É barbela prum lado, peito pro outro e bezerro berrando numa agonia pra mais de metro.
 

[email protected]

Facebook – Leo Ladeia II

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d