Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

E que venha a fiscalização eletrônica...


Frase do dia:

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

“Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal” – Olívio Dutra fundador do PT, sobre os mensaleiros.

1-Dr. Joaquim dos Palmares

A “tchurma do tem que ser assim” está rodando o pau de bater em doido no Dr Joaquim dos Palmares. Vixi! Acho que baixou o Stanislaw Ponte Preta nimim com outro samba do crioulo doido no gatilho. E se o isprito baixou é porque justo no mês da consciência negra e das loas a Zumbi, a elite encastelada em Brasília esqueceu que a maioria dos mensaleiros é branca e o carrasco – que só não faz chover, mas deixa o céu da sua cor – é Dr. Joaquim, espécie de Zumbi dos Palmares do STF. E tome abaixo assinado, artigo brabo, choro e ranger de dentes.     

   

2-Transposição na real

Dr. Fábio é auditor e o elo entre o governo federal e estadual para assuntos de transposição. Na noite de quarta, no Tempo Real o Dr. Fábio abriu as planilhas e pôs a boca no trombone revelando quantos servidores serão transpostos e qual a economia temporária que o estado vai fazer. Para quem pregava 10 oásis por metro quadrado no deserto das finanças estaduais Fábio repõe as coisas no seu devido lugar. Falar é com quem sabe e beber com quem paga.

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião3-Defunto vivíssimo...

Rondônia é rica por demais. Paga policial para ser vigilante particular, blinda carro de quem se borra de medo de povo, distribui compras, obras, terceiriza serviços e aluga imóvel, carro, avião e o que pintar entre amigos e família, financia a pilantropia e paga salários, CDSs ou coisas que tais a quem tenha CPF, esteja vivo e seja da panela. Era assim, mas o status quo de vivo virou letra morta como se comenta sobre os “de cujus” na folha de pagamento. E se vacilar serão transpostos, aposentados ou irão parar na 1ª Secretaria se for o caso. É o caos.

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

Foto Eliênio Nascimento/Revista Momento

4-Zona Azul

Nos idos de Chiquilito e depois com Carlinhos Camurça, Porto Velho experimentou um surto de modernidade ao implantar a Zona Azul no centro velho da cidade e lombadas eletrônicas. A modernidade cedeu espaço à legalidade e virou tabu. O tempo passou, a cidade inchou e o número de pessoas com carros e motos criou problemas para a mobilidade, segurança e até saúde pelos acidentes de trânsito. Não morro de amores pela atual administração municipal, mas o projeto Zona Azul é bom. Só não pode ser caro. E que venha a fiscalização eletrônica.  


 

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

5-Ligaluzaê ô...

Resolveram, sei lá quem, pagar a iluminação natalina da capital e deu. A “tchurma do quanto pior melhor” soltou os cachorros. Entre iluminação natalina e a de rua, quero ambas, mas sem abrir mão de soltar meus cachorros contra a Emdur pelo “breu Nazífico” aceito de bom grado e quero mais. Luz de natal, cantata, Papai Noel no “Carapanã I” da PM, amigo oculto, desconto, peru, ceia, tudo com a bênção do aniversariante. “Panis et circenses”. À meia luz. 

6-Revisão mortuária

Hugo Chaves já havia utilizado essa bananosa ao exumar as sobras de Simon Bolivar para saber se foi envenenado. Aqui foi a vez de João Goulart e pelo jeito depois virão Tancredo, Juscelino, Ulisses Guimarães, Airton Sena e se a moda pega, Olavo Pires, Rui Barbosa e Pedro Álvares Cabral. Claro que o Brasil dará pensão aos descendentes dos exumados e um extra aos que não foram envenenados, mas que tenham sangue índio e negro ou que tenham sido torturados, contrairam sífilis, malária, tuberculose, lepra e barriga d’água. É a dívida social.   


 

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

7-Câmara de Porto Velho: uma história escabrosa

Sim, há interesses particulares daqueles que propõem a ação, mas isso não pode ser levado em consideração. Que se investigue – investigação superficial mesmo – e que o resultado seja mostrado à sociedade e entregue à justiça. Não creiam, porém que será fácil e pacífico. As forças que agiram para fazer pizza gastaram muita lenha, queijo e orégano, mas tempero é o que não falta e se for preciso, de onde veio o principal sobrou para o troco. Vergonha...

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

8-A doença de Genoíno

A justiça precisa saber do estado de saúde de Genoíno. Seus amigos e até a presidente Dilma dizem que é delicado e médicos brasileiros vão avaliar se Genoino pode continuar ou não na cadeia. O STF autorizou ficar em casa, mas a avaliação continua. Se os médicos confirmarem que Genoíno está mal e tem que ficar em casa, tudo bem, mas em caso contrário é provável nova avaliação e é aí que o rabo torce a porca. Se o Sobrenatural da Silva entrar na parada e os médicos cubanos chegarem para desdizerem o que foi dito antes, vai ser o cróis mano!

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião

9-Esparramando a lama

Para rememorar: o mensalão do PT nasceu com o senador Azeredo do PSDB e tem como mãe financiadora uma empresa mineira. Considerando que o processo está há mais tempo na justiça que o mensalão dos aloprados de Lula e mais ainda, considerando que a corrupção diferentemente de biografias não precisa de autorização para ser contada e que o PT não corre o risco de ser acusado de plágio também por isso, que tal socar o Azeredo na cadeia? 

E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião


 

10-Pois é...

Pelo que vi esta semana o Congresso Nacional está de mudança para a Papuda. Demorou...


E que venha a fiscalização eletrônica... - Gente de Opinião
 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)