Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Cunha acunhado . . .


FRASE DE HOJE:

“Só falta Dilma culpar Temer pela corrupção que ela herdou dos governos Lula e que tolerou nos seus governos.”Jornalista Ricardo Noblat

1-No banco de reserva I

Cunha acunhado . . .  - Gente de OpiniãoO ministro do STF, Dias Tofolli tirou do jogo da Lava Jato o ex-ministro Paulo Bernardo. Sai fora. É mais que justo. Como prender alguém assim sem mais nem menos? Não dá. Ainda que a causa da prisão seja o roubo contra velhos endividados, aposentados e pensionistas. No despacho diz ele: "Vislumbro, na espécie, flagrante constrangimento ilegal passível de ser reparado mediante a concessão de habeas corpus de ofício”. Paulo Bernardo, o estrategista do mal, fica no banco de reservas esperando a sua hora, que vai chegar com certeza. Ainda tem muito jogo.

02-No banco de reserva II

Gente de OpiniãoO Grupo de Trabalho do MPF-SP que atuou na Operação Custo Brasil viu “com perplexidade a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli... Ao não conhecer integralmente a reclamação ajuizada e decidir ... o ministro suprimiu instâncias que ainda iriam tomar conhecimento do caso e sequer ouviu a PGR...Na última terça-feira (27), a 11ª turma do TRF-3, por unanimidade, negou habeas corpus impetrado pelo investigado Daisson Portanova na mesma operação. O Tribunal não vislumbrou ilegalidade que pudesse justificar a soltura imediata...”. É mais uma polêmica na polêmica carreira do advogado que queria ser juiz e virou ministro. E tem mais nisso que lembra pelada de futebol com time reserva, cartolas agindo... Um jogo feio. Bem ruim de ver.

03-No banco de reserva III

Gente de OpiniãoUm juiz obedece a hierarquia, mas pode se insurgir. Vou no popular que é mais fácil. O juiz Paulo Bueno de Azevedo que prendeu Paulo Bernardo desferiu a borduna: “...a doutrina invocada na decisão do STF fala da possibilidade de prisão preventiva em crimes como ‘homicídio por esquartejamento ou mediante tortura, tráfico de quantidades superlativas de droga, etc.’, o que, a meu ver, reflete a tendência, ainda que inconsciente, de se considerar a existência de riscos apenas em crimes violentos, no mais das vezes cometidos apenas por acusados pobres.’”. Gostei desse juiz Paulo Bueno. Erra quem pensa que ele é reserva do Moro. É titular absoluto.

04-No banco de reserva IV

Gente de OpiniãoApenas para matar o assunto, o ministro Celso de Melo tinha a relatoria desse caso em função da ação do Senado Federal que questionava a invasão do apartamento funcional da senadora Gleisi Hofmann pela PF para colher provas contra seu marido, o Paulo Bernardo. Mas o ministro Tofoli pronunciou-se sobre a prisão do marido da senadora e aí, ganhou de lambuja a relatoria do caso ante a renúncia do seu colega Celso de Melo. Nada de diferente. Apenas substituição durante o jogo: o titular pediu para sair e o reserva que já estava dentro do campo, entrou.

05-Caminho da roça

Conhecedor de trilhas e atalhos para a colheita de votos na roça eleitoral, Temer aduba as urnas com um pacote junino de bondades, para tentar ser mais um “pai dos pobres”. Fora o rojão no Bolsa Família de 12,5%, pendurou no alto do “pau de sebo” R$ 742,8 milhões para educação básica de Estados e municípios. Aposta boa. Mas para levar terá que vender bem a ideia e torcer para que a “tchurma ex-tudantiu” fique na arenga do “gopi” e não surja com o papo de que a compra de votos oficial via Bolsa Família é criação privativa do PT. Agora realize: “Pai Temer”, o turco, no meio do povo. Migrante, pobre, faminto, a mãe nasceu analfabeta... Dá coceira. Vixi.

06-Pra inglês ver?

Quando o Brasil começa a discutir os possíveis novos termos para conviver com “los Hermanos” ou acabar de vez com o Mercosul, vem a Inglaterra e prova apenas com um plebiscito que nada é tão ruim que não possa piorar. Não é papo de brasileiro para inglês ver. No mundo globalizado se alguém espirra pode ser epidemia de H1N1, se o mosquito voa, pode ser zika. Não há solução somos irmãos guerreando na micro planeta e correndo o risco de acelerar sua destruição. 

07-Caso perdido

Está claro para quem tem familiaridade com números, leis e até achismos sociais que a questão do impeachment acabou. Dilma vai sair levando a carga política de ter destruído a economia do Brasil e a emocional de ter fechado o ciclo petista. Estranho, porém que sua ficha e a de seus poucos adeptos não tenha caído. Continuam aferrados à ideia da volta ao poder, do tal golpe, da negação da irresponsabilidade fiscal, da guerra na comissão da Câmara, da outra guerra para ouvir testemunhas e agora da inocência a partir da perícia do Senado. Balela. Perdeu Dilma.

08-11 homens e um segredo

Louco para sair do foco da imprensa, o presidente Renan quer produzir a “pauta positiva” com meia dúzia de projetos escolhidos a dedo para livrá-lo das garras da “ceguinha”. Escolheu porém o dia errado e o projeto errado. Renan apresentou ontem,  quinta-feira, as pautas que pretende colocar em votação no Senado antes do recesso legislativo, em 13 de julho. Entre as propostas, consta o projeto que legaliza os jogos de azar, previsto para ser votado na próxima quarta-feira dia 6. Por coincidência, na mesma quinta a PF trancafiou o ícone dos jogos de azar, Cachoeira e amigos da empreiteira Delta.  Renan está numa maré de azar.  Deve estar (*)agado de urubu. 

09-Cunha acunhado

Cunha acunhado . . .  - Gente de Opinião

O doleiro Lucio Funaro foi preso na manhã de hoje, 30, na 31ª fase da Lava Jato. Funaro é amigo de Cunha. Quem tá no rolo também é Milton Lyra, amigão do Renan – é praga de mãe solteira – e pra não dizer que a PF só pega galinha morta,  “uzómi” querem de carne de qualidade e para tanto estão na Eldorado Celulose, controlada pela JBS Friboi, de quem se ouviu falar muito. Esta 31ª fase e fruto da delação premiada de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, no governo Dilma, ligado a Cunha. Quando abriu o bico Fabinho Cleto escancarou o FI-FGTS, fundo de investimento que dispõe de R$30 bilhões e chamado de "mini-BNDES". Vixi...

Gente de Opinião

10-Bafão jurisconsulto

Zé de Nana sobre o bafafá na Lei Seca: “A OAB pulou mais que saci em chapa quente porque a “puliça” deu uns catiripapos num bebum que deve ter tomado todas no arraial e queria bater na “puliça”. São João é milagreiro, mas não sabe tirar pancada. Nem o santo e nem a carteirinha de “adevogado”. A cara do bebum ficou bem feia e a cara da OAB que tomou partido, pior.”

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Política & Murupi - Amanhã o sete de setembro se anuncia como algo estranho

Vivemos tempos estranhos. Sou do tempo em que as escolas públicas e as poucos particulares que existiam preparavam as suas fanfarras e tinham orgulh

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

Política & Murupi - A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas

A Câmara Federal aprovou mudanças no imposto de renda para empresas e pessoas físicas e antes mesmo da aprovação pelo Senado as cabas começaram a es

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Política & Murupi - A cada canetada e o direito de ir e vir ou de exprimir-se também se vai e a boiada

Enquanto assistimos as bravatas de alguns detentores de mandatos que são concedidos – acreditem! – pelo povo através do voto livre, ainda que obriga

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Política & Murupi - Um fim de mundo só nosso, bem brasileiro, ao som de samba suor e cerveja como soe

Depois de uma semana de folga volto à lide e precisamente fechando agosto, o mês do cachorro louco, que se dizia desde o início seria o mês de um fi