Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Cunha acunhado . . .


FRASE DE HOJE:

“Só falta Dilma culpar Temer pela corrupção que ela herdou dos governos Lula e que tolerou nos seus governos.”Jornalista Ricardo Noblat

1-No banco de reserva I

Cunha acunhado . . .  - Gente de OpiniãoO ministro do STF, Dias Tofolli tirou do jogo da Lava Jato o ex-ministro Paulo Bernardo. Sai fora. É mais que justo. Como prender alguém assim sem mais nem menos? Não dá. Ainda que a causa da prisão seja o roubo contra velhos endividados, aposentados e pensionistas. No despacho diz ele: "Vislumbro, na espécie, flagrante constrangimento ilegal passível de ser reparado mediante a concessão de habeas corpus de ofício”. Paulo Bernardo, o estrategista do mal, fica no banco de reservas esperando a sua hora, que vai chegar com certeza. Ainda tem muito jogo.

02-No banco de reserva II

Gente de OpiniãoO Grupo de Trabalho do MPF-SP que atuou na Operação Custo Brasil viu “com perplexidade a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli... Ao não conhecer integralmente a reclamação ajuizada e decidir ... o ministro suprimiu instâncias que ainda iriam tomar conhecimento do caso e sequer ouviu a PGR...Na última terça-feira (27), a 11ª turma do TRF-3, por unanimidade, negou habeas corpus impetrado pelo investigado Daisson Portanova na mesma operação. O Tribunal não vislumbrou ilegalidade que pudesse justificar a soltura imediata...”. É mais uma polêmica na polêmica carreira do advogado que queria ser juiz e virou ministro. E tem mais nisso que lembra pelada de futebol com time reserva, cartolas agindo... Um jogo feio. Bem ruim de ver.

03-No banco de reserva III

Gente de OpiniãoUm juiz obedece a hierarquia, mas pode se insurgir. Vou no popular que é mais fácil. O juiz Paulo Bueno de Azevedo que prendeu Paulo Bernardo desferiu a borduna: “...a doutrina invocada na decisão do STF fala da possibilidade de prisão preventiva em crimes como ‘homicídio por esquartejamento ou mediante tortura, tráfico de quantidades superlativas de droga, etc.’, o que, a meu ver, reflete a tendência, ainda que inconsciente, de se considerar a existência de riscos apenas em crimes violentos, no mais das vezes cometidos apenas por acusados pobres.’”. Gostei desse juiz Paulo Bueno. Erra quem pensa que ele é reserva do Moro. É titular absoluto.

04-No banco de reserva IV

Gente de OpiniãoApenas para matar o assunto, o ministro Celso de Melo tinha a relatoria desse caso em função da ação do Senado Federal que questionava a invasão do apartamento funcional da senadora Gleisi Hofmann pela PF para colher provas contra seu marido, o Paulo Bernardo. Mas o ministro Tofoli pronunciou-se sobre a prisão do marido da senadora e aí, ganhou de lambuja a relatoria do caso ante a renúncia do seu colega Celso de Melo. Nada de diferente. Apenas substituição durante o jogo: o titular pediu para sair e o reserva que já estava dentro do campo, entrou.

05-Caminho da roça

Conhecedor de trilhas e atalhos para a colheita de votos na roça eleitoral, Temer aduba as urnas com um pacote junino de bondades, para tentar ser mais um “pai dos pobres”. Fora o rojão no Bolsa Família de 12,5%, pendurou no alto do “pau de sebo” R$ 742,8 milhões para educação básica de Estados e municípios. Aposta boa. Mas para levar terá que vender bem a ideia e torcer para que a “tchurma ex-tudantiu” fique na arenga do “gopi” e não surja com o papo de que a compra de votos oficial via Bolsa Família é criação privativa do PT. Agora realize: “Pai Temer”, o turco, no meio do povo. Migrante, pobre, faminto, a mãe nasceu analfabeta... Dá coceira. Vixi.

06-Pra inglês ver?

Quando o Brasil começa a discutir os possíveis novos termos para conviver com “los Hermanos” ou acabar de vez com o Mercosul, vem a Inglaterra e prova apenas com um plebiscito que nada é tão ruim que não possa piorar. Não é papo de brasileiro para inglês ver. No mundo globalizado se alguém espirra pode ser epidemia de H1N1, se o mosquito voa, pode ser zika. Não há solução somos irmãos guerreando na micro planeta e correndo o risco de acelerar sua destruição. 

07-Caso perdido

Está claro para quem tem familiaridade com números, leis e até achismos sociais que a questão do impeachment acabou. Dilma vai sair levando a carga política de ter destruído a economia do Brasil e a emocional de ter fechado o ciclo petista. Estranho, porém que sua ficha e a de seus poucos adeptos não tenha caído. Continuam aferrados à ideia da volta ao poder, do tal golpe, da negação da irresponsabilidade fiscal, da guerra na comissão da Câmara, da outra guerra para ouvir testemunhas e agora da inocência a partir da perícia do Senado. Balela. Perdeu Dilma.

08-11 homens e um segredo

Louco para sair do foco da imprensa, o presidente Renan quer produzir a “pauta positiva” com meia dúzia de projetos escolhidos a dedo para livrá-lo das garras da “ceguinha”. Escolheu porém o dia errado e o projeto errado. Renan apresentou ontem,  quinta-feira, as pautas que pretende colocar em votação no Senado antes do recesso legislativo, em 13 de julho. Entre as propostas, consta o projeto que legaliza os jogos de azar, previsto para ser votado na próxima quarta-feira dia 6. Por coincidência, na mesma quinta a PF trancafiou o ícone dos jogos de azar, Cachoeira e amigos da empreiteira Delta.  Renan está numa maré de azar.  Deve estar (*)agado de urubu. 

09-Cunha acunhado

Cunha acunhado . . .  - Gente de Opinião

O doleiro Lucio Funaro foi preso na manhã de hoje, 30, na 31ª fase da Lava Jato. Funaro é amigo de Cunha. Quem tá no rolo também é Milton Lyra, amigão do Renan – é praga de mãe solteira – e pra não dizer que a PF só pega galinha morta,  “uzómi” querem de carne de qualidade e para tanto estão na Eldorado Celulose, controlada pela JBS Friboi, de quem se ouviu falar muito. Esta 31ª fase e fruto da delação premiada de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, no governo Dilma, ligado a Cunha. Quando abriu o bico Fabinho Cleto escancarou o FI-FGTS, fundo de investimento que dispõe de R$30 bilhões e chamado de "mini-BNDES". Vixi...

Gente de Opinião

10-Bafão jurisconsulto

Zé de Nana sobre o bafafá na Lei Seca: “A OAB pulou mais que saci em chapa quente porque a “puliça” deu uns catiripapos num bebum que deve ter tomado todas no arraial e queria bater na “puliça”. São João é milagreiro, mas não sabe tirar pancada. Nem o santo e nem a carteirinha de “adevogado”. A cara do bebum ficou bem feia e a cara da OAB que tomou partido, pior.”

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flop 30: a missão

Flop 30: a missão

Um dia antes do casório a mãe do noivo brigou com a mãe da noiva, as famílias se agrediram e foi o fim do enlace. Festa pronta, corre-corre para can

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)