Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

Crime de formação de família


 Crime de formação de família  - Gente de Opinião

Frase do dia:

"A proibição de financiamento eleitoral privado beneficia uma eventual candidatura do ministro Joaquim" – Cândido Vacarezza , deputado federal, com medo do Joaquim e cortando linha 60.

1-Cerco contra a violência

Terça feira o senador Pedro Taques apresentou o relatório final ao Projeto de Lei que altera o Código Penal Brasileiro. O relatório foi produzido com auxílio de uma comissão de 16 juristas e dentre os pontos cruciais estão: sistematização de leis penais extravagante, responsabilidade penal de pessoas jurídicas, regras claras para progressão de regime, rigor no combate a crimes contra animais, tipificação de terrorismo, reintroduzir como crime de violação de domicílio e a criminalização da doação eleitoral proibida, entre outras. É um baita garrote na criminalidade.

Crime de formação de família  - Gente de Opinião

2- Crime de formação de família

Um código enxuto voltado para 300 crimes, com penas realistas e duras, e a busca do Senado. Roubo, sequestro, latrocínio e terrorismo são crimes diferentes e assim devem ser tratados. A corrupção vai levar um revés e será atingida na raiz: o foco é a doação eleitoral irregular. E mais novidades virão com o novo código, mas senti falta do “crime de formação de família” que é diferente do quase homônimo – formação de quadrilha – visto que a roubalheira se dá quando membros da mesma família ou em conluio com outras, se unem para roubar recursos públicos. A prova está em cada operação policial. Os sobrenomes dos clãs de Rondônia são destaques.


 

Crime de formação de família  - Gente de Opinião3-Pequenas empresas...

Não restam dúvidas de que o Sebrae faz um importante trabalho em prol das micro e pequenas empresas brasileiras. Também não restam dúvidas de que não só o Sebrae mas o sistema “S” é um feudo comandado com mãos de ferro por poderosos capitães de indústria que detêm um orçamento originado de recursos públicos e cuja atuação objetiva a qualificação profissional de pessoas e empresas. O sistema “S” é vanguarda que orienta e forma empresas e trabalhadores acordo com as demandas do mercado. Mas, como qualquer órgão carece de controle externo. (Assista AQUI, reportagem sobre a operação da CGU/MP-RO).

Gente de Opinião4-...Grandes negócios

Ou o certo seriam grandes problemas? Excetuando-se os casos como o ocorrido em Rondônia, a soma de benefícios é disparada muito maior que os problemas existentes. Onde há pessoas e poder sempre haverá a tentativa de perpetuação. Quanto mais tempo num cargo maior será a percepção de o cargo é propriedade de quem o ocupa e daí para confundir-se o público com o particular é pulo. Sem conhecer de perto as questões da Operação Feudo creio que grandes negócios não era tão só um lema do Sebrae e sim uma prática “sui generis” de seus dirigentes.  

  
 

Crime de formação de família  - Gente de Opinião

5-Confúcio decolando

Pesquisa do IBOPE para consumo interno do PMDB revelou que o governador Confúcio atinge o patamar de 30 pontos na intenção de votos agora em dezembro, um mês portanto antes do seu anúncio de que vai ou não concorrer à reeleição. A pesquisa que foi registrada revela ainda que a aprovação do seu governo é alta. São bons números para se colocar à mesa na reunião da Executiva do PMDB que ocorre nesta quinta feira. Para variar, duas áreas de atuação continuam sendo responsáveis pelo desempenho: obras e saúde com Lúcio Mosquini e Wiliames Pimentel. 

Crime de formação de família  - Gente de Opinião

6-No forno

Se alguém espera que alguma faca possa separar cabeça e corpo de algum deputado estadual de Rondônia é melhor guardar a chaira e o esmeril. O relatório da comissão processante já indicou que a pena máxima é de afastamento por seis meses, que ainda não é definitivo, tendo em vista que a decisão da Comissão Processante será levada a plenário possivelmente em 2014, quando a massa já estiver bem sovada e pronta para ser levada ao forno. Infelizmente é o que temos para o momento. Aguardem a abertura da casa com pizza bem quentinha em promoção.  



 

Crime de formação de família  - Gente de Opinião7-Fimca no primeiro mundo

Acompanhei a inauguração do Hospital de Habilidades “Clínica de Simulação de Alta Fidelidade” (Hi-Fi Simulation), da Fimca – Aparício e Silvia Carvalho – e saí fortemente impressionado com a visão dos empreendedores. Para se ter uma ideia do fato, a utilização da robótica nessa escala para ensino médico, iniciou em 2009 e a Fimca dá um salto espetacular sendo a quinta unidade a se instalar no Brasil e sendo agora a primeira nas regiões Norte e Nordeste. Vale a visita para conhecer a unidade e o hospital veterinário inaugurado semana passada. Parabéns e sucesso!


 

08-Noticias policiais

Com a pauta política recheada de crimes e com o envolvimento da polícia as notícias policiais acabam saindo do foco da mídia, mas vale registrar que a suposta assassina do compositor Zezinho Maranhão foi solta e está nas ruas – um perigo inclusive para a própria – e que o caso do brutal assassinato de Naiara Karine entra na fase final com a prisão de um suspeito que seria o elo no crime de mando. Wagner Strogulski de Souza que teria participação no crime deve ter informações que levarão a polícia à elucidação inclusive com a descoberta do mandante.    

   

9-Passando a sacolinha

Vamos combinar: só existem 3 pessoas em condição de passar o chapéu no Brasil e arrecadar uma bufunfa relevante para tocar a eleição: Dilma Aécio e Campos. E só existe um órgão capaz de impedir a farra. Na sessão de ontem o STF riscou o chão. Ao responder à OAB os ministros Fux e Barbosa votaram pela inconstitucionalidade das contribuições eleitorais privadas. E mais, o ministro Toffoli deu a entender que endossará a ideia. Em entrevistas, os ministros Barroso e Marco Aurélio deixaram no ar a impressão de que apoiam e Teori Zavascki anunciou a intenção de pedir vista, empurrando a decisão para muito próximo da eleição. Tremei malinos.

10-Pois é...

Mais 6 turbinas para a Usina de Santo Antônio e Porto Velho no ”breu nazífico”... É a treva!

Crime de formação de família  - Gente de Opinião

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d